Gostou?
Compartilhe


O que é Lucro Real?

• 24 de janeiro de 2012 • Financeiro

o que é lucro real

Além dos encargados previstos sobre o faturamento de qualquer empresa como PIS, COFINS e ISS, existe um regime tributário que incide sobre o lucro da empresa, que neste caso é se chama Lucro Real. Mas afinal, o que é Lucro Real? Este regime tributário tem base no faturamento mensal ou trimestral da empresa e incide apenas sobre seu lucro efetivo, ou seja, não há a possibilidade de pagamento maior ou menor do que é devido.

Sobre este regime incidem dois impostos: Imposto de Renda Pessoa Jurídica, ou IRPJ que é de 15% de IRPJ, e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, que varia entre 9% a 12%. Naturalmente, se não houver lucro, não há incidência de IRPJ e CSLL. Enquanto ao PIS e COFINS, ambos não são cumulativos, ou seja, a soma dos créditos menos os débitos é que vão mostrar o saldo do imposto a ser pago.

Pessoas jurídicas poderão apurar o imposto de renda com base no lucro real por períodos de apuração trimestrais encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano – calendário ou anualmente, recolhendo por estimativa mensal e apurando-o também  no final de cada ano.

Ao optar pelo Lucro Real, o empreendedor deve estar ciente em assumir a obrigatoriedade de escrituração comercial e fiscal rigorosa e adequada, propiciando uma melhor organização na  empresa para estar sempre a par de seu estado financeiro real. Nesta melhor organização da empresa estão inclusos: InventárioDemonstrativo de Resultados (DRE)Relatório de Lançamentos no Caixa e etc.

Outro ponto importante para se observar neste regime tributário é que as empresas com lucro variável ao longo do ano podem ser prejudicas pois dessa forma tendem a pagar mais impostos quando houver mais lucro.

Por enquanto ficamos por aqui, em um próximo momento vamos falar sobre o significado e as vantagens do Lucro Presumido!

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, nos siga no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

Nenhum comentário ainda

Comente!

.
/
 
-
 

Loading Disqus Comments ...