O que é RAIS?

• 05 de fevereiro de 2012 • Recursos Humanos

o que é RAIS

No começo da estrada do empreendedorismo muitos se deparam com siglas e termos nunca antes vistos, a silgla RAIS é uma delas. Mas afinal, o que é Rais?Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)  é um instrumento de coleta de dados que o governo brasileiro criou em 1975 para  controlar as atividade trabalhistas de empresas de todo  o pais.

Ela é uma das principais fontes  de informações sobre o mercado de trabalho formal brasileiro. Considerada como um senso pela sua abrangência que é de âmbito  nacional e feita  anualmente.

Ela tem como objetivo:
- Subsidiar o controle da nacionalização do Trabalho, os  registros do FGTS, dos sistemas  de arrecadação e concessão de benefícios previdenciários;
- Identificar o trabalhador que tem o direito a abono salarial PIS/PASEP,
- Organizar o Cadastro Nacional de Informações  Sociais (CNIS).

Com a RAIS obtemos  informações sobre a quantidade de empregos formais existentes no País, quanto se demitiu, quantos empregos foram criados , qual setor contratou mais e também se novas atividades foram criadas. As informações são divididas por município , classe econômica e ocupação, faixa etária ,grau de instrução, tempo de serviço e faixa de rendimento médio.

Esta declaração é obrigatória para todas as empresas , sem exceção, incluindo:
- Ógãos da administração direta  e indireta dos Governos Feral, Estadual e Municipal;
- Fundações supervisionadas  e entidades criadas por lei para fiscalizar profissionais liberais;
- Filiais agencias, sucursais representações ou quaisquer outras formas de entidade vinculada à  pessoa jurídica  com domicilio.

Também declaram a RAIS qualquer pessoa física que tenha empregado algum funcionário no ano anterior, exceto empregados domésticos, diretores sem vinculo empregatício, autonomos, eventuais, ocupantes de cargos eletivos (governadores, deputados, prefeitos, vereadores, etc.), a partir da data da posse, desde que não tenham feito opção pelos vencimentos do órgão de origem, estagiários, cooperados e cooperativados.

As micro e pequenas empresas que não contrataram empregados no ano anterior declaram a Rais  Negativa  onde  são fornecidos somente os dados cadastrais do estabelecimento. Só o empreendedor individual  que não empregou no ano anterior  fica isento de apresentar a Rais negativa . Esta medida foi estabelecida pelo Ministério do Trabalho através de portaria em 2011 e pode ser feita pela internet.

O empreendedor deve informar na RAIS as contribuições sindicais patronais pagas durante o ano-base. Os empregados aposentados por invalidez em ano- base anterior não devem ser informados e, caso aposentados por idade, tempo de contribuição  e aposentadoria especial continuarem trabalhando serão relacionados normalmente.

A falta de entrega da Rais é acarreta multas ao empregador, não o isentando da obrigatoriedade da  declaração. Havendo necessidade de ratificação, esta não acarretará multa e deverá ser entregue nos prazos determinados.

É importante ficar atento aos prazos para a entrega desta relação anual que pode ser feita pela internet ou entregue na agencia do Ministério do Trabalho de sua cidade. A raiz também teve algumas alterações para este exercício de 2012, portanto sempre busque o site deles para se informar:  www.rais.gov.br

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, nos siga no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

Nenhum comentário ainda

Comente!

.
/
 
-
 

Loading Disqus Comments ...