Gostou?
Compartilhe


O que é auditoria contabil?

• 12 de março de 2012 • Fiscal

o que é auditoria contábil

Quem quer montar uma empresa sempre se depara com inúmeros termos específicos da contabilidade que podem ser simples, mas apresentam-se primeiramente como bichos de sete cabeças. Não se assuste, o assunto hoje é auditoria e preparamos um post para você entender direitinho o que é auditoria contábil.

auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece  informações seguras e transparentes  e possibilita a  identificação de  falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa.

Esta auditoria pode ser realizada em qualquer empresa , de qualquer tamanho, com ou sem fins lucrativos.. Ela examina a exatidão dos registros tendo  como foco diversos aspectos da empresa   tais como o administrativo, patrimonial, fiscal, técnico, financeiro, econômica e ético. O relatório de auditoria deverá possibilitar a identificação dos problemas observados, as consequências e possíveis recomendações para a correção.

Se valer de uma auditoria possibilita a fiscalização quanto à eficiência dos controles internos da empresa, assegurando maior correção dos registros contábeis ,dificultando possíveis desvios de bens patrimoniais e opinando sobre a adequação das demonstrações contábeis obtendo assim maiores informações sobre a situação econômica real da empresa para todos os donos, incluindo sócios e acionistas. 

O que é passível de auditar na empresa é seu balanço patrimonial, resultados do Exercício e a demonstração do fluxo de caixa .

Para um bom trabalho de auditoria é preciso que a empresa auditada acompanhe o serviço de perto e sempre disponibilize seus dados para análise.  Ao auditor cabe total independência e imparcialidade de analise durante todo o processo demonstrando os dados de forma clara e objetiva baseando-se nas normas brasileiras da contabilidade.

Esperamos que você tenha entendido o que é auditoria contábil até aqui. Qualquer dúvida é só deixar nos nossos nosso comentários. Até a próxima!

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, nos siga no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

15 Comentários

Grazielle Lima

maio 27, 2014, 5:03 am
 

No final de uma Auditoria Contábil, o que pode ser feito?

Vou apresentar um seminário, e esse é o meu tema. Preciso da sua ajuda.
Grata!

    Consultor ContaAzul

    maio 27, 2014, 5:08 pm
     

    Grazielle,
    A auditoria contábil tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa. Então, através da auditoria uma empresa saberá o que tem feito de certo e errado e trabalhar nas devidas correções conforme as leis regentes :)

Adolfo

março 12, 2014, 4:10 pm
 

Para uma auditoria valer como prova em processo judicial, ela deve ser feita e assinada por quem?

    Consultor ContaAzul

    março 13, 2014, 9:29 pm
     

    Adolfo,

    É necessário que a auditoria seja feita e assinada por um contador.

    Abraços!

    Consultor ContaAzul

    março 22, 2014, 5:58 am
     

    Adolfo, qualquer contador registrado no CRC pode assinar auditoria contábil.

    Abraços

Vinícius de Matos

fevereiro 11, 2014, 3:13 pm
 

A profissão de contabiista auditor, como qualquer outra, tem remuneração compensadora quando existe a dedicação e muito estudo. Como órgãos relacionados com os auditores temos a CVM-Comissão de Valores Mobiliários, IBRACON-Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, CFC-Conselho Federal de Contabilidade, CRC-Conselho Regional de Contabilidade, dentre outros. Em nosso site, poderão ser vistos alguns trabalhos de auditoria: http://www.viniciusmatosauditores.com.br
Um abraço a todos

Deti

janeiro 2, 2014, 6:19 pm
 

Gostaria de saber se é compensador a remuneração dessa profissão de Contabilista Auditor . Um Abraço.

Arenaldo Jacobina Filho

novembro 4, 2013, 6:22 pm
 

Como o Auditor deve proceder quando se trata de uma empresa Rural ou do 3º setor?

    Consultor ContaAzul

    novembro 18, 2013, 1:30 pm
     

    Olá Arenaldo, não entendi muito bem sua pergunta… Proceder de que maneira?

Comente!

.
/
 
-
 

Loading Disqus Comments ...