Guia para Controle de Estoque

• 19 de novembro de 2012 • Vendas

guia do controle de estoque

Você já deve ter ouvido que estoque é custo, certo? Mesmo assim, as empresas não podem viver sem ele, se você tem uma empresa e acaba um dos produtos que você vende, é venda perdida! Ou seja, menos dinheiro no final do mês.

Por isso controlar o estoque é tão importante, pois assim se pode minimizar esses custos e evitar problemas de falta de matéria-prima ou produto.

Mas o que é exatamente Controle de Estoque?

Segundo o Sebrae, é o procedimento adotado pelas empresas para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de matérias-primas, mercadorias produzidas e/ou vendidas.

Ou seja, registrar e controlar tudo que entra e saí da empresa. Sim, isso vai dar um certo trabalho, mas não se preocupe, controlar estoque vale a pena pois ele ajuda a sua empresa com:

  • Otimizar o investimento com o estoque;
  • Fazer estimativas vendas;
  • Fazer estimativas  para pedido dos fornecedores;
  • Fazer estimativas de produção;
  • Descobrir os produtos que mais vendem e os que menos vendem;

O controle de estoque pode ser feito de diversas maneiras, desde caderninhos, até sistemas mais avançados. Tudo isso dependerá da sua necessidade.

Agora como escolher um sistema para fazer o controle do estoque?

Existem dezenas, talvez centenas de sistemas de controle de estoque e cada um é melhor para um tipo e tamanho de empresa. Vou dar algumas dicas do que olhar quando for escolher um sistema para a sua empresa:

  • Busque um sistema que esteja dentro do seu orçamento;
  • Veja se existem sistemas especializados no ramo do seu negócio (mercados, lojas, e-commerce…);
  • Veja se o sistema possui os campos dos produtos e as funcionalidades que você precisa;
  • Busque sistemas que são facilmente adaptáveis a estrutura atual da empresa
  • Garanta que o sistema roda nos computadores da sua empresa e que você e seus funcionários saberão usar;

Vale lembrar que se sua empresa ainda é pequena, uma planilha de Excel pode ser o suficiente. Não é difícil criar uma planilha de controle de estoque para a sua empresa, de qualquer forma você consegue encontrar facilmente na internet templates para os diversos ramos de empresas.

Se você quiser saber mais sobre o uso de planilhas para controle de estoque, leia nosso post Planilha de Controle de Estoque.

5 dicas para ajudar sua empresa no controle de estoque

Obviamente o sistema não faz o controle de estoque sozinho, ele é apenas uma ferramenta para ajudar a controlar, por isso seguem 5 dicas para melhorar o controle de estoque da sua empresa:

  1. Use o sistema que você ficar mais a vontade, não adianta ter uma ferramenta poderosa se você não gosta ou é complicada de usar;
  2. A qualidade do controle de estoque depende da qualidade da entrada da informação nos sistema;
  3. Você não pode ser a única pessoa da empresa a usar o sistema, por isso treine outros funcionários a usar o sistema;
  4. Seu sistema de controle de estoque terá erros (seja por furto, consumo interno, erros..) por isso faça o inventário (contar todos os produtos do estoque) periodicamente para corrigir essas diferenças;
  5. Faça backups periódicos para evitar surpresas desagradáveis com perdas de dados;

Agora que você sabe da importância do controle de estoque para a sua empresa, sinta-se à vontade para buscar o sistema que mais se adequa às suas necessidades. Recomendamos o nosso sistema de controle de estoque online.  Experimente e deixe sua opinião nos nossos comentários!

 

2 Comentários

Alisson

janeiro 9, 2013, 3:32 pm
 

Muito bom o sistema, mas incrivelmente não emite etiquetas para os produtos.

Comente!

.
/
 
-