Modelo de plano de cargos e salários

• 30 de março de 2013 • Planilhas Financeiras
modelo de cargos e salarios

 

Olá Leitores, tudo bem? Trouxemos hoje um modelo de plano de cargos e salários para você fazer o download e começar a usar agora mesmo na sua empresa! Confiram:

 

O que é um plano de cargos e salários?

É o conjunto de normas que rege a estrutura de gestão de pessoas de uma empresa, determinando a posição de cada profissional dentro do quadro de funcionários. Comparando uma empresa com um time de futebol, o plano de cargos e salários se compara ao esquema tático de um clube antes de uma partida. Nele, o técnico define a posição de cada jogador da maneira em que cada um possa dar ao seu melhor e contribuir para a equipe como um todo.

Em uma micro ou pequena empresa a situação é a mesma. Os gestores devem definir o plano de cargos e salários de maneira que os funcionários trabalhem em suas melhores posições para fortalecer toda a equipe.

Quais são os objetivos plano de cargos e salários?

 

  • Proporcionar aos colaboradores crescimento e desenvolvimento profissional dentro de uma empresa;
  • Equilibrar o clima organizacional da empresa por meio da definição harmônica do desempenho de cada colaborador;
  • Estruturar a gestão de pessoas dentro da empresa;
  • Deixar claro aos colaboradores quais são os critérios da empresa em relação aos salários e seus respectivos cargos;
  • Definir jornadas de trabalho, jornadas de trabalho especiais e horas extra;
  • Analisar a composição do salário de cada cargo, definindo também suas gratificações e benefícios extras.

Como fazer um plano de cargos e salários?

 

1º Passo – Para você montar um plano de cargos e salários simplificado para sua empresa, primeiramente você deve se organizar com os gestores da empresa para atribuir as funções e responsabilidade de cada colaborador na empresa. Nesta etapa, se você tiver um organograma da empresa poderá economizar muito tempo. Veja um exemplo de organograma a seguir para entender melhor:

organograma empresarial

2º Passo – Consultar sindicatos de profissionais e pesquisas de mercado para definir a estrutura adequada de salário inicial para cada cargo da empresa. Defina uma estrutura condizente com a situação da empresa e alinhada ao que se paga para seus funcionários também em outras empresas do seu ramo.

3º Passo – Definir os planos de cargo e a estrutura de cada carreira. Deixar claro quais são os passos para evoluir em cada função, se esta evolução acontece por tempo dentro da empresa, por produtividade ou também por um diploma de pós-graduação ou mestrado. Muitas empresas do setor de Tecnologia da Informação e de Publicidade utilizam os termos junior (para iniciantes), pleno (para profissionais com um pouco de experiência) e senior (para profissionais com muita experiência).

4º Passo – Avaliar como cada colaborador desempenha sua função dentro da empresa, quais são suas melhores atividades, seus pontos fortes e pontos fracos. Nesta etapa, aplicar um Questionário de avaliação de desempenho pode ser muito útil para extrair as qualidades e talentos de sua equipe.

5º Passo - Por último, os gestores responsáveis pelo plano de cargos e salários devem analisar cada os perfil dos colaboradores da equipe e encaixá-los nos cargos definidos dentro da primeira etapa da implementação do plano de cargos e salários.

receber arquivo btn

Conclusão

Espero que tenham gostado do modelo de plano de cargos e salários que trouxemos para download. Compartilhe qualquer dúvida ou sugestão na nossa seção de comentários.
 

Gostou desse post? Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

20 Comentários

Camila

junho 23, 2014, 6:58 pm
 

Boa tarde! Por gentileza, consigo receber por e-mail a planilha de cargos e salários, também?
Obrigada!

    Consultor ContaAzul

    junho 24, 2014, 3:49 pm
     

    Camila, enviei ao seu e-mail :) Um abraço!

Brenda

maio 23, 2014, 7:55 pm
 

Recebi sim..muito obrigada, mais quero tirar uma dúvida sobre a planilha, qual a diferença entre cargo efetivo e função ali..to um pouco perdida..rsrs

Obrigada

    Consultor ContaAzul

    maio 26, 2014, 4:36 pm
     

    Brenda,
    O cargo efetivo é como foi registrado em carteira. A função é o papel que a pessoa desempenha dentro da empresa :)
    Uma abraço!

Comente!

.
/
 
-
 

Loading Disqus Comments ...