Gostou?
Compartilhe


Modelo de organograma empresarial

• 01 de abril de 2013 • Planilhas Financeiras

organograma-empresarial-simples

No início de uma pequena empresa, o assunto gestão de pessoas e de processos pode ser um pouco complicado e muitas vezes entediante. Neste artigo trouxemos uma ferramenta imprescindível para gerar sua micro ou pequena empresa de forma eficaz, é o chamado modelo de organograma empresarial. Confira:

receber arquivo btn

O que é organograma empresarial

À quem os funcionários devem reportar suas dificuldades, preocupações e à quem eles devem prestar conta em relação aos seus afazes profissionais? Um organograma empresarial define os níveis hierárquicos dos colaboradores, organizando quem responde à quem dentro  da organização. Representado de maneira gráfica, o organograma mostra a disposição de cargos de uma forma clara e objetiva. Quem fica nas caixas mais baixas, está no nível mais baixo hierarquicamente e por consequência, quem assume os níveis mais altos.

Como montar um organograma empresarial

Todo organograma é montado com caixas e cada caixa é composta pelos cargos da empresa. Lembre-se que um organograma nunca representa pessoas, mas sim cargos. Ou seja, mesmos se houverem dez pessoas na sua equipe de vendas, apenas uma caixa representara todos estes cargos de vendas.

As linhas no organograma representam e separam os níveis hierárquicos dentro da empresa. Para que fique de fácil visualização para qualquer pessoa que veja o modelo de organograma empresarial, cada linha do organograma representa um nível de autoridade dentro da empresa.

Vamos ao passo à passo rápido do organograma de uma empresa:

1º Passo: Separe as funções exercidas por todos os funcionários da sua empresa. Observação: normalmente em uma pequena empresa, uma única pessoa assume vários cargos. Por exemplo: se uma empresa tem apenas dois sócios e dois funcionários, provavelmente o diretor da empresa vai assumir também o papel de gestor de projetos ou de financeiro. 

como fazer organograma

2º Passo: Indique quem está no comando dentro. Observação: separar cada nível hierárquico por cor pode facilitar a visualização dos dados de seu organograma.

Modelo de organograma empresarial simples
3º Passo: Oficialize este documento dentro da sua empresa juntamente com o setor administrativo e seus funcionários. Se possível imprima o modelo de organograma empresarial e deixe colado em um local visível para seus gerentes e funcionários. Lembre-se de destacar para sua equipe que este modelo não é uma ferramenta para controlar e amarrar a empresa, mas sim para fortalecer a gestão de pessoas e o fluxo dos processos dentro da sua organização.

receber arquivo btn

Conclusão

Se você chegou até o fim deste artigo eu espero que tenha entendido um pouquinho mais sobre como utilizar um organograma empresarial simples para agilizar e fortalecer os processos gerenciais da sua micro e pequena empresa. Qualquer dúvida deixe a baixo, teremos o prazer de respondê-lo!.

 

28 Comentários

ana martins

maio 9, 2014, 8:10 pm
 

como testualisar um organograma de uma empresa de médio porte.

Comente!

.
/
 
-