Gestão de Pessoas

Quatro lições que todo funcionário deve aprender

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Quatro lições que todo funcionário deve aprender

A boa comunicação e cumplicidade entre gestores e o time de funcionários é essencial para garantir a produtividade, a troca de ideias, fomentar a cultura da empresa e melhorar o ambiente de trabalho. E um líder deve ser a peça-chave desse processo.

 

Porém, mais importante do que demonstrar autoridade, delegar tarefas e ficar nervoso quando um empregado comete um erro, o gestor precisa ensinar e incentivar a sua equipe a realizar um trabalho excelente.

Investir em seu time e demonstrar o quão importante é o trabalho de cada um e da equipe como um todo é essencial para o sucesso da empresa. Afinal, as pessoas que trabalham ali são responsáveis por produzir os lucros para o negócio.

Pensando em ajudar gestores e empreendedores a melhorar o desempenho interno, fizemos uma lista com as lições que os funcionários devem conhecer para executar um trabalho de qualidade. Confira e espalhe essa ideia na sua empresa!

A individualidade é essencial

Apesar de ter o perfil daquela empresa, cada funcionário é único e tem sua própria maneira de trabalho. É importante que quem esteja na posição de comando saiba respeitar o ritmo e habilidades de cada um. As diferenças entre as pessoas que compõem a equipe são importantes para complementar o processo e incentivar os talentos particulares de cada um.

Apesar da individualidade, o trabalho é em equipe

Cada funcionário, com suas funções e particularidades, somam características ao time e podem acrescentar ideias e atitudes no processo de trabalho. É importante, também, pensar em formas de agregar os setores da empresa e fazer com que todos os empregados se conheçam. O sentimento por trás da união para atingir um único objetivo dá sentido ao trabalho. Outra dica é incentivar a ajuda mútua, assim, nenhum serviço ficará comprometido.

Opinar com base em argumentos

Muitas vezes, os funcionários são capazes de ver falhas no processo de trabalho que não são identificáveis pelos gestores. Por isso, a liderança deve incentivar os integrantes do time a opinar sempre que necessário, mas utilizando argumentos concretos e pensando em soluções possíveis. Dar voz aos funcionários significa melhorar o modo que as operações acontecem e ter gente criativa e preocupada com o bem do time inteiro.

Para incentivar que todos falem, conte com um canal de comunicação entre gestores e funcionários. As sugestões e críticas podem ser expostas nas reuniões e no e-mail do grupo (em caso de pessoas mais tímidas). Mas se lembre de que as opiniões devem ser consideradas. Parabenize o funcionário se a ideia for colocada em prática, mas caso isso não aconteça, explique o real motivo para a rejeição.

O empenho é reconhecido

Ninguém trabalha de graça. Apesar do dinheiro, os elogios também contam para manter um funcionário e incentivá-lo a continuar realizando um trabalho de qualidade. Reconheça cada tarefa bem executada e comemore junto ao time quando as metas forem alcançadas. Aliás, ter metas e um prazo possível para elas é importante para medir se tudo caminha como esperado na empresa.

Não se esqueça que para ensinar tais lições à sua equipe, você deve ser o exemplo! Como gestor, também se empenhe em realizar o melhor trabalho possível e faça parte da equipe. Dessa forma, será possível alcançar o sucesso!

Leia também