Gestão do Negócio

Cinco vantagens de trabalhar por conta própria

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Cinco vantagens de trabalhar por conta própria

Já faz algum tempo que o sonho do brasileiro deixou de ser a “casa própria”. Hoje as pessoas desejam empreender. Elas querem abrir o próprio negócio e trabalhar por conta própria para conquistar a tão sonhada autonomia financeira.

Muitos acabam mantendo-se na zona de conforto por medo de arriscar. Afinal, deixar um emprego estável em busca de algo totalmente novo pode ser mesmo assustador. Saiba, no entanto, que trabalhar por conta própria, seja como autônomo ou empreendedor individual, tem inúmeras vantagens que merecem ser avaliadas com atenção! Você vai conhecê-las agora!

1) Maiores ganhos financeiros

A partir do momento em que começar a trabalhar por conta própria, você terá grandes chances de ganhar mais do que no emprego convencional, já que poderá determinar o valor do próprio salário, chamado de pró-labore. No caso dos prestadores de serviço, será possível estabelecer ganhos por hora ou por tarefa. Já aqueles que atuam com estabelecimentos comerciais (virtuais ou físicos) terão liberdade para fixar as margens de lucro dos produtos, de forma a buscar melhores índices de faturamento.

2) Crescimento contínuo

Outra vantagem de trabalhar por conta própria que ainda envolve a questão financeira é a possibilidade de crescimento. Em um emprego convencional, você depende de superiores para conseguir um aumento ou promoção. Trabalhando por conta, você será o patrão e seu desenvolvimento financeiro dependerá exclusivamente de esforço próprio. E saiba que o crescimento é perfeitamente possível! Com planejamento e uso de técnicas de gestão adequadas, pode-se traçar metas realistas e trabalhar para que o negócio prospere continuamente.

3) Tenha mais tempo e qualidade de vida

Engana-se quem pensa que sendo dono do próprio negócio irá trabalhar menos, especialmente no começo. Isso não quer dizer, no entanto, que o empreendedor não conseguirá administrar melhor seu tempo. Trabalhando por conta, você poderá planejar-se e tirar algumas horinhas do dia para compromissos pessoais, como buscar os filhos na escola, ir à academia ou fazer aquela aula de francês que sempre sonhou. Também será seu o controle sobre férias e feriados. Ou seja, você terá liberdade para administrar seu tempo e ganhará como bônus muito mais qualidade de vida.

4) Direitos trabalhistas assegurados

Uma das maiores preocupações de quem pensa em deixar o emprego para trabalhar por conta é a perda dos direitos trabalhistas. Pois saiba que você pode manter a maioria deles se continuar pagando a Previdência Social. A contribuição dá direito, por exemplo, a aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade. Obviamente que você perderá o décimo terceiro salário e as férias remuneradas, mas isso será compensado já que possivelmente terá rendimentos altos. E se não abrir mão desses “pagamentos”, você pode fazer uma poupança para garantir essas duas retiradas extras no ano!

5) Satisfação pessoal

Quando for dono do seu próprio negócio você terá de se dedicar a ele tanto ou mais do que ao seu emprego atual. Porém todo esse esforço valerá muito a pena, já que você estará trabalhando para si próprio. Por esse motivo, uma das maiores vantagens do empreendedorismo é a satisfação pessoal. Tenha certeza de que você ficará bastante orgulhoso em produzir algo que é seu e ainda contribuir para fazer girar a cadeia econômica do país!

Ficou animado com a ideia de trabalhar por conta própria? Ótimo! Então está na hora de pensar o negócio.

 

Lembre-se: nada de agir por impulso! Antes de pedir demissão você precisa se planejar muito bem e analisar se há demanda no mercado. Só tire seus planos do papel se tiver certeza de que possuem viabilidade financeira. E isso exige muito estudo! Se os cálculos forem positivos, arregace as mangas o quanto antes e boa sorte! 🙂

Você está pensando em deixar o emprego e começar a empreender? Conte sua história aqui! Queremos conhecê-la!

Leia também