Gestão do Negócio

A importância de manter o controle empresarial na web

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

A importância de manter o controle empresarial na web

A internet trouxe uma quantia enorme de avanços e melhorias para as empresas, principalmente para as pequenas e médias. Mais do que isso, ela diminuiu as distâncias entre produtos e clientes, melhorou a comunicação entre os times, otimizou o tempo e trouxe vantagem competitiva para quem soube tirar proveito da web.

Os sistemas de gestão e controle das empresas na web foram criados para poder usar os benefícios da internet na atividade administrativa: agilidade, organização, armazenamento, compartilhamento, além do acesso amplo (já que não se restringe ao computador da empresa). Até pouco tempo atrás muitos empresários confiavam em sistema baseados nos seus computadores para administrar estoque, caixa, funcionários, produção, dentre outras áreas. O problema é que essa tecnologia muitas vezes falhava, deixando a empresa sem informações fundamentais.

Com o crescimento dos Saas, sistema baseados na web, as empresas ganharam a vantagem de ter todo o seu controle empresarial na internet. Essa opção é importante justamente por trazer inúmeros benefícios ao negócio:

Menos riscos de perda de informações

Sem dúvida alguma a maior vantagem de manter seu controle empresarial na web é a tranquilidade e segurança de ter todas as informações da sua empresa seguras. Atualmente, os servidores conseguem armazenar uma quantidade enorme de informação sem riscos de perda ou engasgos (danos ao conteúdo). Além disso, praticamente todos os bons serviços de controle empresarial possuem backup dos dados.

A diminuição dos riscos com perda de informações somado à segurança oferecida tornam o controle empresarial na web um ambiente preparado para empresas que desejam crescer rapidamente, já que não precisam se preocupar com a atualização de hardware ou sistemas.

Equipes mais bem preparadas

Manter o controle empresarial da sua empresa na web também traz vantagens para a sua equipe a ponto de melhorar suas vendas e a satisfação dos seus clientes. Muitos serviços oferecem hoje a possibilidade de uso de aplicativos móveis para o rápido acesso às informações sobre custos, desempenho ou características dos produtos. Ter estes dados em mãos acaba dando melhores “armas” para os vendedores.

O controle empresarial na web permite que equipes em diferentes locais tenham acesso às informações da matriz ou de outras bases da empresa. Há algum tempo, quando os sistemas ainda não eram integrados à web, esse tipo de dado só era conseguido através de relatórios que ficavam rapidamente defasados. Com o controle na web ganha-se em otimização.

Otimização de recursos

Toda empresa precisa trabalhar para buscar a otimização de recursos e, com isso, reduzir o preço dos seus produtos para se manter competitiva. Levar o controle empresarial para web pode ajudá-lo nessa tarefa de diversas maneiras: as compras de matéria-prima ficam mais inteligentes devido ao controle em tempo real do estoque, a produção se torna mais eficiente graças à diminuição dos gargalos e as vendas aumentam com vendedores mais bem informados.

A busca por um parceiro que ajude a sua empresa a levar o controle empresarial para web precisa considerar todos os aspectos que citamos ao longo do texto. Entender onde e como a internet pode deixar sua empresa mais eficiente poderá fazer a diferença entre uma empresa lucrativa e outra não, já que você estará criando um produto com menor custo, melhor margem de lucro e mais competitivo no mercado.

Alguma dúvida? Aproveite os comentários abaixo para entrar em contato.

 

Leia também