Cobrança e Meios de Pagamento

Entenda as vantagens do boleto registrado

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

 

Sobre o que estamos falando?

  • O boleto registrado é uma forma de pagamento que oferece praticidade e segurança para as empresas que precisam fazer cobranças e para os clientes;

  • Em 2018,  quando o boleto sem registro foi extinto, o registrado se tornou a única forma possível de emitir esse documento;

  • A mudança teve como objetivo padronizar e centralizar a base de títulos nacionais, além de diminuir a chance de golpes e fraudes.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Diversificar as formas de pagamento é uma boa solução para empresas que desejam aumentar as vendas e garantir uma boa experiência para o cliente. E uma das opções é o boleto registrado, que traz praticidade e segurança para os empreendedores e os clientes.

No entanto, o nome “registrado” pode causar um questionamento: “Se existe o com registro, deve existir o sem”. Na verdade, ele existia até 2018, quando sua emissão foi proibida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por fins de segurança e padronização

Entender o que é o boleto registrado e suas vantagens é muito importante para organizar melhor o financeiro e se livrar de fraudes envolvendo este documento. Continue lendo para tirar suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe até o final.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

Boletos registrados

O que é o boleto registrado?

Vamos começar definindo o que é boleto bancário.Trata-se de um documento de cobrança com liquidação em até 3 dias úteis. Suas taxas costumam ser menores do que as de operadoras de crédito, sendo um meio de pagamento muito usado entre muitos vendedores e compradores. 

Já o boleto registrado é um documento que contém todas as informações básicas das partes envolvidas no processo de cobrança (vendedor e comprador) e também os dados da da instituição financeira que validou a sua emissão. 

O processo de descontinuação desse tipo de cobrança começou em 2015 e passou por várias etapas até setembro de 2018, quando o boleto sem registro foi extinto.

Isso porque esses documentos podiam ser alterados e emitidos sempre que o vendedor achasse conveniente, sem a necessidade de interação com a instituição bancária. Com o boleto registrado, o controle sobre as operações financeiras é bem maior, pois todo o trâmite de compra e venda é notificado ao banco.

Do cancelamento da compra até mudança na data de pagamento: tudo pode ser mapeado. Por conta disso, as fraudes diminuem e a empresa pode protestar o boleto em cartório, ou seja, exigir o pagamento em meios oficiais apenas apresentando este documento. 

Ainda é possível emitir boleto não registrado?

Como comentamos acima, já foi possível emitir boletos não registrados. O seu processo de extinção começou em 2015 e passou por várias etapas, até que, em 2018, o registro tornou-se obrigatório. 

Ou seja, atualmente os boletos sem registro não estão mais disponíveis para emissão. E isso tem um motivo bem forte: segurança.

O boleto não registrado não passava pelo sistema da instituição financeira antes de ser pago. Então o banco só tinha conhecimento dessa emissão na data do pagamento, o que fazia as instituições perderem o controle sobre as operações.

Era muito comum empreendedores optarem por esse modelo, pois a taxa  era bem menor à aplicada pelo boleto registrado. No entanto, a falta desse registro impedia o protesto em cartório em casos de inadimplência.

Leia mais: Descubra como funciona e quais são as vantagens da cobrança recorrente.

Vantagens do boleto registrado

Confira as principais vantagens do boleto registrado: 

  • Impessoalidade na cobrança – Enviar o boleto para seu cliente ajuda a evitar o desconforto da cobrança feita pessoalmente, mantendo uma relação mais amigável;

  • Diversificação dos meios de pagamento – O cliente ganha mais uma possibilidade de escolher como pagar, o que aumenta as suas chances de vendas;

  • Ampliação de clientes possíveis – Com o boleto registrado, é possível vender para qualquer pessoa, independente de ela ter uma conta bancária, cartão ou similar;

  • Taxas inferiores às operações de crédito – Ainda que o boleto sem registro fosse mais econômico, sua extinção estimulou bancos a oferecerem boletos registrados com outros atrativos, como taxas menores. Em ambos os casos, elas são inferiores às normalmente praticadas pelas operadoras de crédito;

  • Cálculo e cobrança de multas, juros e mora de atraso facilitados – As condições, valores e datas estão no documento e asseguram que você possa cobrá-los de forma clara;

  • Possibilidade de protesto em caso de inadimplências e atrasos – Com a data e os valores impressos, e com o registro no banco, fica mais fácil protestar contra inadimplências e atrasos dos seus clientes.

banner-ca-pro-novo

Faturas: uma alternativa aos boletos registrados

Os empreendedores que preferem a  flexibilidade dos boletos sem registro podem usar as faturas. Trata-se de uma forma de cobrança que o banco identifica como transferência bancária e que ainda possibilita o anonimato. 

Entretanto, a maior desvantagem consiste na conciliação das vendas e dificuldades para rastrear as informações. Isso significa que, muitas vezes, não será nada fácil relacionar os pagamentos às respectivas faturas. 

Os boletos registrados são uma opção viável e econômica para as empresas, pois só há tarifação sobre aqueles que foram realmente pagos por seus clientes. Sem contar que fica muito simples conferir os recebimentos e mapear de onde veio cada valor. 

É verdade que os boletos registrados requerem uma atenção maior do que as faturas e outros meios de cobrança. No entanto, é uma alternativa mais segura para o seu negócio e ainda facilita a gestão financeira

Depois de entender melhor o que é o boleto registrado, aproveite para conhecer os principais tipos de carteiras de cobranças para boletos clicando aqui!

Leia mais

Leia também