Gestão do Negócio

Cadeia de suprimentos: passo a passo para uma gestão completa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/12/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

fornecedores.jpg

Se você precisa lidar com vários fornecedores em sua empresa, opera com logística de cargas e mercadorias diversas ou trabalha com o mercado varejista, com certeza já ouviu falar — ou pelo menos tem uma boa noção — sobre o que é uma cadeia de suprimentos, certo? Seja com uma alta expertise sobre o tema ou simplesmente de forma intuitiva, o gestor acaba dedicando boa parte de seu tempo à gestão da cadeia de suprimentos da organização. Mas se você faz parte do grupo dos que cumprem suas rotinas sem muito conhecimento, quase sendo levados por palpites e meras impressões de mercado, chegou a hora de realmente saber mais a respeito da cadeia de suprimentos e sobre o que deveria fazer para que sua gestão se torne primorosa!

Afinal de contas, o que realmente é uma cadeia de suprimentos?

O supply chain, ou a cadeia de suprimentos, é a costura invisível existente entre distintas empresas com o objetivo de entregar determinado produto ou serviço ao mercado. Isso presume a relação de várias organizações, passando, portanto, pelos fornecedores de insumos, fabricantes, estoques, transportadoras, varejistas e demais empresas envolvidas até alcançar o consumidor final. No caso, cada organização terá uma boa cadeia de suprimentos se sua gestão contemplar um ótimo alinhamento entre todos esses contingentes.

O que é a gestão da cadeia de suprimentos e por que é importante?

A fim de que a cadeia de suprimentos seja eficiente e otimizada, é necessário que a empresa invista nos parâmetros da gestão relacionada a seus elementos e métodos. Isso inclui a supervisão dos materiais, passando pela maneira como os fluxos financeiros ocorrem, desde os fornecedores até as operações de atacado e varejo, além de abranger a gestão dos estoques, o gerenciamento de pedidos, a previsão das demandas e a logística em geral. A principal meta desse sistema é a redução estratégica dos estoques, de modo que as mercadorias que são vendidas pela empresa estejam disponíveis na qualidade e na quantidade necessárias, a fim de atender às demandas de mercado daquele período.

Quais são os desafios atuais da gestão da cadeia de suprimentos?

No competitivo mercado atual, as empresas que não têm gestores atentos sobre a questão do supply chain podem ficar para trás. Nesse cenário, é preciso ter um bom poder de reação às constantes mudanças impostas pela globalização e pelos avanços de métodos e de tecnologia. É importante, ainda, investir na qualidade dos produtos, a fim de impedir casos de recall e de abalo à reputação da empresa. Outro fator altamente relevante nos dias de hoje é a capacidade de o gestor saber discernir seguramente as movimentações financeiras e os resultados da empresa, de modo a identificar os melhores momentos e setores para investir, se existe a necessidade de pegar empréstimos ou, por exemplo, se há recursos suficientes para quitar as obrigações do mês ou oferecer descontos para os clientes, varrendo seu acervo de produtos encalhados.

Como um contador pode ajudar no controle da cadeia de suprimentos?

Sem dúvida, se o gestor puder contar com o auxílio de um profissional de contabilidade, estará a par das melhores informações financeiras para tomar decisões cada vez mais acertadas e sensatas. Assim, esse colaborador passa a ser peça fundamental no processo de gestão da cadeia de suprimentos. Dessa forma, o dono do negócio — ou quem efetivamente tem o poder decisório — se equipa de informações econômico-financeiras pra lá de seguras para ter eficiência na gestão de custos, na logística de suprimentos e no controle de estoque.

Agora que você já sabe o que é, por que é importante, quais são os desafios e com quem contar para gerenciar adequadamente sua cadeia de suprimentos, comente aqui e nos conte se procura alinhar todos os processos internos ou nunca havia dado tanta atenção para isso em sua organização! Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Leia também