Como cancelar minha inscrição no MEI

Autor: - Assunto: Fiscal
Como cancelar minha inscrição no MEI

Cancelar MEI – o cadastro para Micro Empreendedores individuais é fácil e simples de fazer.

Cancelar MEI

Para quem não se adaptou ao formato, cancelar a inscrição no MEI é mesmo a melhor opção.

Para cancelar o MEI é necessário cancelar também o número do CNPJ da sua empresa e a inscrição. Para realizar o cancelamento de sua inscrição dirija-se à Junta Comercial do município e solicite o cancelamento. Cada município possui taxas e formulários diferentes, então é importante comparecer e ter um pouco de paciência.

Para o cancelamento do número do CNPJ você deve ir até a Receita Federal, e através da entrega do Documento Básico de Entrada (DBE), referente ao número de CNPJ gerado pelo Portal do Empreendedor, pedir o cancelamento do mesmo.

Antes de abrir sua empresa e tomar todos tramites legais é sempre bom pensar duas vezes, pois uma vez registrado como MEI, saiba que vai enfrentar o mesmo processo burocrático de encerramento de empresas que as empresas “convencionais” costuma enfrentar. Veja a lista de procedimentos para fechar uma empresa:

Lista Cancelamento MEI
* Solicitar baixa do CNPJ junto ao posto da Receita Federal;

* Solicitar cancelamento de inscrição no órgão de registro da Prefeitura do Município em que a empresa estiver instalada;

* Solicitar cancelamento da Inscrição Estadual no posto da Secretaria da Fazenda do Estado, onde foi feita a inscrição;

* Requerer Certidão Negativa de Débitos do INSS e Certidão Negativa do FGTS;

* Elaborar Distrato Social para registro do término das atividades: se for empresa mercantil, o registro será feito na Junta Comercial; se for prestadora de serviços, no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas onde foi registrado o Contrato de Constituição da sociedade. A Junta Comercial ou o Cartório solicitarão o documento de baixa expedido pela Receita Federal e as Certidões Negativas do FGTS e do INSS.

Por isso, antes de abrir a sua empresa é sempre aconselhável preparar um bom plano de negócios, para evitar dores de cabeça. Quer saber como? A gente te mostra: Guia do primeiro negócio e Finanças pessoais e Primeira empresa: como dar certo.

 

Confira também outros conteúdos:

23 comentários

Lairton De Sousa Santos

agosto 26, 2015, 7:25 pm
 

Dei meu nome pra abri uma empresa, mais quero da baixa.. Fui na sefaz e pedie a certidao negativa de debito, nao consta nada que estou devendo…e sou o unico funcionario…eu pago alguma coisa para da baixa ? Eu posso da baixa pela internet ? Mim falem alguma coisa que eu possa resolver…o

Rafael Aparecido Luca

agosto 16, 2015, 1:40 pm
 

Me cadastrei errado queo me descadastrar pensei que era alguma coisa haver com nota paulista quero para de receber email como faco para acabar esta torments

Luiz Henrique Alves

agosto 6, 2015, 1:23 pm
 

Quero me descadastrar, por que entrei no site errado. Como fazê-lo? Não tenho empresa. Sou aposentado por invalidez permanente, o que me impede de ter empresa. Meu objetivo foi entrar na secretaria da fazenda do estado do Paraná.
Como fazer este descadastro de teste?
atenciosamente,
LUIZ HENRIQUE ALVES

Maria Da Gloria

maio 21, 2015, 4:07 pm
 

fiz o cadastro no portal do empreendedor individual ha 3 dias mas quero dar baixa ou seja, cancelar nao vou precisar usar o que devo fazer para cancelar nao vou mais abrir o meu proprio negocio

Comente