Gestão do Negócio

Certificado Digital A1 - Instalação e Dicas

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Certificado A1

Em tempos cada vez mais tecnológicos, a figura do Certificado Digital é essencial para grande parte das transações comerciais online, além de ser exigida em alguns casos envolvendo relações com entidades governamentais e com instituições bancárias.

Diante disso, é fundamental que as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, ofereçam ferramentas seguras para, por meio da tecnologia, comprovar sua identidade no mundo virtual e evitar fraudes e falsificações.

Por isso, aprenda mais sobre a importância do Certificado Digital:

O que é o Certificado Digital

Para certificar com segurança quem de fato são as partes envolvidas em uma operação online, o Certificado Digital, gerado por entidades credenciadas, é um Documento Eletrônico que normalmente contém informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (nome, email, CPF/CNPJ, PIS etc.).

O documento também inclui a chave privada referente à entidade especificada no certificado, além de período de validade, localização do “centro de revogação” e assinatura da entidade que assegura que a chave pública referente ao certificado confere com as informações contidas no mesmo.

Diferenças entre os certificados

Embora todos os Certificados Digitais ofereçam as características básicas acima, pode haver variação de acordo com a mídia de armazenamento de dados. É essencial conhecer as principais diferenças para eleger qual tipo mais se adequa à sua demanda.

A grande distinção entre os certificados está relacionada às formas de geração e armazenamento das chaves criptográficas. No Certificado Digital tipo A1, a chave privada é armazenada no disco rígido do computador pessoal de quem a utiliza, além de também ser usada para realizar a assinatura digital. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC) com a solicitação de emissão do certificado.

Para o Certificado Digital do tipo A3, a chave pública também será enviada à AC, porém a chave privada será gerada em um hardware específico em um dispositivo portátil inviolável, tal como um cartão inteligente ou um token, não restringido o uso a um computador pessoal.

Há também uma distinção temporal: enquanto os certificados do tipo A1 oferecem validade normalmente de 1 ano, os do tipo A3 vigoram por 3 anos.

Praticidade na utilização do Certificado Digital do tipo A1

Sobretudo para empresas que emitem um grande volume de diário de Notas Fiscais Eletrônicas, a utilização de um Certificado Digital A1 disponibilizada em um único computador oferece uma grande vantagem prática: não há necessidade de acionar dispositivos portáteis a cada operação a ser realizada.

Além disso, nem sempre o hardware específico do certificado do tipo A3 é compatível com o ambiente de sistema operacional da empresa. Dependendo do tamanho do negócio, o empreendedor não pode se dar ao luxo de ter grandes gastos apenas para adaptar seu sistema às especificações exigidas pelo dispositivo portátil necessário ao certificado A3.

Principais medidas de segurança para o uso de um Certificado Digital A1

Uma vez que o certificado A1 ficará disponível apenas em um único computador, é preciso ficar atento a algumas medidas essenciais para evitar que a utilização fique vulnerável ao acesso de terceiros não envolvidos com a empresa. Além disso, é importante tomar alguns cuidados para não perder o certificado em casos de formatação da máquina, esquecimento da senha ou remoção do programa de forma errônea.

É fundamental que seja feita uma uma cópia de segurança (backup), armazenada em computador diverso daquele utilizado pelo certificado. Desta forma, caso haja algum problema com o equipamento original, continua sendo possível instalar a ferramenta em outra máquina.

Embora não seja obrigatório, é recomendado utilizar uma senha de acesso. Assim, quem opera o equipamento deverá fornecer a senha toda vez que o certificado for utilizado, aumentando a segurança na utilização de dados de extrema relevância para a empresa.

Como adquirir um Certificado Digital A1

Há diversas entidades cadastradas que podem emitir uma licença para utilização do certificado digital. A escolha de um bom fornecedor deve levar em conta a finalidade do uso, seja ele para sistemas governamentais ou instituições bancárias.

A solicitação de compra de um certificado digital dever ser feita via internet em uma das Autoridades Certificadoras filiadas à Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), tais como Correios, Certisign Certificadora e Serasa Experian.

Como instalar um Certificado Digital do tipo A1

O primeiro passo para instalar um Certificado Digital do tipo A1 é ter disponível um sistema operacional compatível com o exigido pela Autoridade Certificadora, normalmente Windows. Além disso, é importante verificar qual o navegador mais indicado para a operação.

Cada certificado possui um manual de instruções específicos, porém normalmente a primeira etapa é a instalação de componentes cadeia de certificados com a exportação do navegador utilizado na compra para o computador do usuário. O processo também requer uma conexão estável de internet, com velocidade mínima de 1 mbps (Mega), para emitir o Certificado Digital corretamente.

Você tem experiência na utilização de Certificado Digital tipo A1? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Leia também