Gestão do Negócio

Cliente de Sucesso: Cachaçaria O Andante

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

oandante.jpg

Um sistema que auxiliasse nos processos de gestão e que fosse funcional, que garantisse controle com mobilidade. Era isso o que os sócios Mateus Lana, Gabriel Lana e Rafael Vidigal, da O Andante, uma fábrica artesanal de cachaça com sede em Belo Horizonte (MG), buscavam quando conheceram o ContaAzul, há cerca de um ano.

A empresa passava por reestruturação, com mudança de nome e de sócios, e sentiu a necessidade de uma ferramenta para começar do zero a administração do negócio. O primeiro contato com o ContaAzul foi por e-mails marketing e pelo Facebook. O sistema se mostrou atraente e funcional para o sócio-administrador Magno Carmo Neto e, em um piscar de olhos, entrou para a O Andante

Para fazer o controle financeiro, Magno costumava usar as conhecidas planilhas de Excel para gerir o negócio. Funcionou por um tempo, mas aí a empresa foi crescendo e as planilhas não serviam mais. “A tendência das coisas é que quando elas vão crescendo, você vai tendo menos tempo pra fazer essas ferramentas funcionarem 100%, você não consegue atualizá-la no tempo correto. Por isso, precisávamos de uma ferramenta já pronta”, explica.

O sócio-administrador cita o funcionamento online como uma das vantagens do ContaAzul. “Por exemplo, eu vou viajar e estou longe do arquivo físico onde ficam os boletos. No ContaAzul, onde eu registro as informações do meu contas a pagar, eu registro o código de barras. Eu consigo acessar de qualquer lugar, extrair as informações que preciso e pagar pelo internet banking, não preciso atrasar minhas contas. Dinamizou muito o meu dia a dia”, opina.

Magno salienta como vantagens, ainda, o recebimento de e-mails diários com informações da empresa, a tranquilidade e a precisão de dados oferecidas pelo sistema. “Alimentando o banco de dados com informações de receitas e despesas e tendo esse feedback via e-mail diariamente, tenho tranquilidade. Hoje tenho uma conta a receber, no banco há informação do crédito. Já consigo, automaticamente, reduzir os valores em aberto. Eu tenho uma cobrança muito dinâmica das minhas receitas graças às informações geradas pelo ContaAzul”, comenta.

E com um sistema que funciona direitinho, Magno ganhou tempo nos processos diários. Ele conta que as horas que gastava para levantar as informações do contas a pagar, por exemplo, ele pode usar para outras atividades.

Ele também aponta que o ContaAzul oferece a segurança que precisa para poder prestar contas aos demais sócios. “Semanalmente, eu faço um cruzamento das informações do meu financeiro com meu extrato bancário. E todas as minhas contas estão hiper atualizadas com o ContaAzul. Isso me dá governança na hora de reuniões com meus sócios. Eu tenho todo esse banco de dados que dá a eles a segurança de que a governança está acontecendo”, afirma.

Hoje, a O Andante usa as áreas de contas a pagar e a receber, emissão de boletos e controle de estoque. Também são usadas as áreas de relatórios, mas Magno acredita que elas ainda precisam de ajustes para se adaptarem melhor às suas necessidades. As melhorias, aliás, também são pontos positivos citados pelo sócio-administrador, que percebe o empenho do ContaAzul, dia a dia, em oferecer formas de facilitar o trabalho dos empresários.

“Para quem precisa de uma ferramenta de governança, o ContaAzul veio para somar. Veio para fazer parte do meu dia a dia”, define.

Sobre a empresa

O Andante existe há cerca de seis anos e produz apenas cachaça artesanal. Neste período, teve um problema jurídico com uma marca importada de bebida e precisou lançar uma nova marca até que a decisão final da Justiça seja conhecida. Com isso, os rótulos da bebida passaram a estampar o nome O Andante.

A marca vende de 2 a 3 mil garrafas por mês em lojas e pela internet, mas a expectativa é chegar a 10 mil. Também produz rótulos especiais, com marcas de empresas, para serem entregues como brindes. Hoje, produz a cachaça ouro e trabalha no desenvolvimento de outros dois rótulos.

o andante - blog interno

Viu como a parceria do ContaAzul com a O Andante é um sucesso e facilitou toda a gestão do negócio? Não fique de fora, leve o ContaAzul para sua empresa! 😉

Conheça também todos os segmentos de empresas que o ContaAzul atende.

Não esqueça de deixar seu comentário!

Até a próxima!

Leia também