Gestão do Negócio

Características que você precisa saber sobre a criatividade

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

empreendedorismo2.jpg

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. O que você acha dessa frase? E se nós disséssemos que o autor dela foi avaliado por seus professores como “mentalmente lento, não sociável e sempre perdido em seus sonhos”. Alguns deles chegaram a dizer que seria “um caso perdido”. Se você gostou da frase, pode ser que, depois dessas informações, esteja repensando sua posição sobre ela.

Mas calma, agora vamos revelar quem foi o inventor da famosa sentença: (ninguém mais, ninguém menos que) Albert Einstein. É isso aí! O mesmo cara que recebeu o Prêmio Nobel de Física, chegou a ser totalmente desacreditado por seus mestres.

Isso mostra que, se até mesmo o autor da Teoria da Relatividade enfrentou desafios e dificuldades para provar suas ideias e ganhar credibilidade, todos nós estamos sujeitos a esses julgamentos. Veja bem, o que Einstein apresentou ao mundo em 1905, transformou o modo como as pessoas percebiam a realidade e o universo. Mas você não precisa estar prestes a descobrir um dos pilares da física moderna para enfrentar os mesmos desafios que o genial físico alemão.

A frase do início do texto, deriva da seguinte afirmação de Einstein: “Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica”. Einstein queria compartilhar as maravilhas do conhecimento, mas sempre contando com a beleza do universo amplo, subjetivo e criativo.

Como ser um Einstein?

Quem não gostaria de ter essa capacidade do físico alemão de unir o potencial criativo (a imaginação), o conhecimento e a prática? Muito dos empreendedores de hoje buscam essa característica, que possibilita que o mundo das ideias seja efetivamente realizável, gerando inovações que mudem a vida das pessoas.

Quanto aos traços de personalidade que contribuem para isso, a psicóloga Eunice Soriano de Alencar, da Universidade Católica de Brasília, afirma que estudos revelam que as pessoas criativas apresentam características em comum: a criatividade geralmente está associada à independência de pensamento, à persistência, à curiosidade, à ousadia e ao inconformismo, entre outros fatores. “Além disso, os criativos apresentam uma motivação intrínseca para a realização da tarefa e sentem um prazer imenso em fazer o que estão fazendo”, ressalta.

Ou seja, a paixão é imprescindível para a inovação.

A importância da confiança criativa

Muitas pessoas se julgam incapazes de criar algo criativo por acreditarem que o inovador é aquela pessoa fora do comum — tal como Einstein. Mas acontece que o próprio físico alemão já sabia que todas as pessoas têm capacidade criativa. Ele disse: “Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que é estúpido”. Ele afirmava que não tinha nenhum talento especial, mas que era apaixonadamente curioso.

Quando falamos em empreendedorismo, para alcançar a inovação, é essencial que você não menospreze suas competências e sua intuição. A criatividade não é um dom dado apenas a alguns seres superiores. Ela é uma capacidade que precisa ser trabalhada diariamente. Os primeiros passos são: abrir a mente para o novo, não bloquear as ideias, tentar enxergar as mesmas coisas de maneiras diferentes e, principalmente, não ter medo de errar, entendendo que erros são parte do processo. “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”. Essa frase não foi Einstein quem disse, mas foi outro inovador famoso — um tal de Steve Jobs.

Sobre como construir a confiança criativa, indicamos que assista à palestra de David Keller, fundador da IDEO, uma das mais inovadoras empresas de design do mundo (e criadora do primeiro mouse). Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, Keller oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade.

Gostou do vídeo? Notou algo interessante nele? Nós sim! Além das ideias de Keller sobre criatividade irem ao encontro do pensamento de Einstein sobre o tema, se o fundador da IDEO deixasse o cabelo crescer, até que ficaria bem parecido fisicamente com o gênio alemão, não é mesmo?

Ok, essa foi uma observação criativa, mas, quanto ao conteúdo, queremos saber o que você teria a acrescentar. Deixe um comentário com sua opinião e compartilhe conosco suas técnicas para trabalhar a criatividade no cotidiano.

Leia também