Gestão do Negócio

Marketing em MPE: como saber se deu certo

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 22/01/2024 | 4 mins de leitura

Marketing em MPE: como saber se deu certo

Fazer render uma campanha de Marketing em MPE é bem difícil, né?! Como saber se deu certo?

Micro e pequenos empreendedores sabem que a missão de fazer uma empresa crescer não é fácil. O marketing é uma ferramenta fundamental para promover sua marca, produtos ou serviços, mas no início do empreendimento não há muito dinheiro investido nesta área, né? Por isso, é importante que tragam um retorno positivo.

Um ponto essencial é saber se o investimento que você fez na campanha de marketing está realmente trazendo benefícios para sua empresa. Os profissionais de marketing utilizam técnicas de mensuração para colher informações e analisar os resultados obtidos. Assim, é possível saber se de fato a campanha atendeu aos objetivos almejados no momento do planejamento.

Está difícil entender tudo isso? Veja mais artigos que possam interessar:

– Marketing de conteúdo para pequenas empresas
– Planejamento de Marketing para pequenas empresas
– Redes sociais para pequenas empresas

Veja algumas formas de avaliar, em uma visão mais abrangente sobre o assunto, para que você comece a analisar a eficiência da campanha de marketing da sua empresa. Vamos aos conceitos:

Frequência

A frequência é a média de vezes que uma pessoa teve contato com a peça de comunicação da campanha. Para chegar a este número, basta dividir o total de impressões (número de vezes que a peça foi exibida) pelo total de impactos (número de pessoas que viram a peça).

A frequência tem a ver com o seu público-alvo, portanto se sua peça está tendo uma baixa frequência, seu target não está sendo atingido e a campanha precisa ser reformulada.

Taxa de conversão de Marketing em MPE

É o número de pessoas que fizeram a ação desejada pela campanha (exemplo: uma compra, um cadastro, uma assinatura, etc). A taxa de conversão deve ser analisada com base no número de impactos, assim é possível chegar à porcentagem de conversão dentro do total de impactos.

Analisar diferentes peças de marketing e suas respectivas taxas de conversão ajudam a visualizar quais trazem melhores resultados e quais são menos eficientes.

Custo por conversão (CPC)

Ao dividir o total de conversões pelo valor total investido na campanha chega-se ao valor médio investido para gerar uma conversão. Uma campanha de marketing eficiente deve buscar sempre o menor CPC.

Custo por Lead (CPL)

O CPL permite saber qual é o valor de cada lead gerado pela campanha. Para encontrá-lo, é preciso dividir o valor total investido na campanha pelo total de leads gerados por ela.

Retorno sobre investimento (ROI)

O famoso ROI, sigla em inglês para Return on Investment, é utilizado para mensurar o rendimento obtido com determinado valor investido. Ele pode aplicado em qualquer área da empresa, com diferentes formas de ser calculado. Para o caso do marketing, o cálculo deve ser feito dividindo o incremento de receita atribuído ao marketing pelo total gasto com a campanha.

Como mencionamos, esta é apenas uma introdução sobre o assunto. Existem muitas obras tratando das métricas do marketing e se você se interessou, vale a pena buscar mais conhecimento. Lembre-se sempre de que não existe uma métrica melhor do que a outra. A métrica a ser adotada para a sua campanha depende de quais objetivos estratégicos foram definidos no planejamento e quais tipos de dados oferecerão melhores informações quando analisados.

 

Contudo, existem algumas perguntas que podem te orientar na hora de elaborar um relatório de resultados da campanha. Após a aplicação das métricas, as perguntas formam um bom guia para apresentar respostas qualitativas. Veja quais são:

  • Quais atividades de marketing geram os melhores leads?

  • Quais fontes de leads têm a maior taxa de conversão no menor espaço de tempo?

  • Quais fontes de leads trazem clientes que geram maior rentabilidade?

  • Quais fontes de leads geram clientes com recompra e ciclo de vida mais longo?

  • Qual é o verdadeiro custo de aquisição de clientes em fonte de leads?

  • Qual é a atividade de marketing mais rentável? Quais são as menos rentáveis?

  • Qual atividades de marketing é a melhor para cada tipo de produto da empresa?

  • Quanto o negócio pode crescer se for investido um determinado valor em determinada atividade de marketing?

Uma estratégia de marketing completa e que gera resultados é planejada da elaboração da campanha até a medição de eficiência. Mais importante do que investir em marketing, é gastar esse dinheiro de maneira certa, de modo a trazer benefícios reais ao seu negócio. Portanto, determinar a efetividade da campanha é crucial para criar a imagem da empresa e até gerar anúncios melhores.

Como a sua empresa investe em marketing? Você utiliza métricas para analisar a efetividade das campanhas?

 

Leia também