Gestão do Negócio

Como fazer o Gerenciamento de Crises

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Como fazer o Gerenciamento de Crises

Crises são como tempestades: algumas anunciam sua chegada, dando tempo de preparo, e outras aparecem sem dar sinal algum, pegando todo mundo desprevenido. Porém, com ou sem aviso, todas causam estragos das mais diversas magnitudes.

 

E esses estragos podem comprometer seriamente a imagem da empresa, a ponto de ser preciso amargar anos e anos até conseguir se recuperar completamente — como foi o caso da Exxon, em 1989, com o derramamento de óleo no paraíso ecológico de Valdez e a falta de um plano de gerenciamento de crises para contornar algo que era, no mínimo, previsto.

A afirmação é sempre a mesma: foi um acidente, um descuido, um azar. Mas a verdade é que o gerenciamento de problemas é de total responsabilidade da empresa, que deve conhecer os riscos inerentes a seu negócio. Com esse conhecimento, nada justifica a preguiça de investir tempo e dinheiro na administração de eventuais crises, caso elas realmente venham a acontecer.

Se sua empresa está, com razão, preocupada com o gerenciamento de crises, não perca mais tempo: confira nesse post de hoje como adotar um plano básico para que se consiga, independentemente da situação, prosseguir com o planejamento estratégico do negócio. Então acompanhe:

Dê continuidade às operações

Uma crise afeta não só o operacional e o financeiro, mas também o emocional das pessoas, colocando a credibilidade da empresa em cheque e inevitavelmente lançando os holofotes sobre ela. Mas, independentemente do contexto externo, o show deve continuar. Por isso, mantenha suas atividades em dia, honre seus compromissos e faça o gerenciamento de problemas como se fosse um assunto isolado.

Defina a causa da crise

Convenhamos que você não precisaria aprender a gerenciar crises se as causas e os efeitos fossem um só, certo? Muitas vezes, inclusive, as consequências parecem ser bem maiores do que as causas. Nesse cenário, o importante é ter cautela, ficar tranquilo e ir direto à fonte do problema, definindo o gatilho desencadeador da crise.

Posicione-se imediatamente

Pouco importa se a crise pegou o negócio de surpresa ou não. O que o público da empresa quer saber é como você vai tratar e efetivamente fazer o gerenciamento da crise. Sendo assim, comunique-se com os funcionários, converse com a imprensa, atenda aos afetados e se coloque à disposição, informando aos interessados tudo o que vem sendo feito para reduzir os impactos da tal crise. Seja interna ou externa, a crise deve ser tratada como prioridade, tratando adequadamente os envolvidos.

Estabeleça um comitê de crise

Se sua empresa é pequena, selecione dois ou três funcionários para que tomem a frente e busquem soluções efetivas para a crise. Já se sua empresa for maior, criar um comitê de gerenciamento de crises é o ideal, uma vez que, se tudo funcionar bem, você até poderá aproveitar essa equipe em outros momentos. Coloque seu comitê de crises a par de tudo o que está ocorrendo e dê autonomia para que seus membros definam os melhores caminhos a percorrer para sair do olho do furacão.

Aprenda com os erros

Saindo da crise, fato é que sua imagem nunca mais será a mesma, mas as lições que ficam dependem de como você lidou com toda a turbulência. Aprender com os erros é a melhor maneira de saber como gerenciar crises futuras e, principalmente, evitá-las. Então não perca essa oportunidade de crescimento!

Com o objetivo de não precisar passar pela mesma situação de novo, comece a planejar, desde já, um plano de gerenciamento de crises para sua empresa. Afinal, é melhor saber quando, como, onde e por quê fazer as coisas durante um momento difícil do que passar por tudo isso sem o mínimo de preparo, não é mesmo?

Agora que você já saber que caminho tomar e por onde começar a se organizar durante a turbulência, comente aqui e nos conte se sua empresa já passou por uma crise! Como foi feito o gerenciamento de problemas? Compartilhe suas experiências conosco!

Leia também