Gestão do Negócio

O que é oportunidade de negócio e como identificá-la

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura

O que é Oportunidade de Negócio e Como Identificar

Você está cheio de ideias, mas ainda não sabe qual delas é viável? Criar uma doceria, comprar um pet shop, abrir uma loja de escapamentos, investir em e-commerce de uniformes… Qual será a melhor oportunidade de negócios? Quando se pensa em abrir uma empresa, é normal surgirem dúvidas sobre qual ramo seguir ou qual atividade investir. Nesse momento, é importante lembrar que uma boa ideia, por si só, não garante o sucesso do negócio. Uma ideia somente se transforma em oportunidade de negócio quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quando há potenciais clientes.

A equipe da ContaAzul separou algumas dicas que vão lhe ajudar a organizar suas ideias e analisar estrategicamente o mercado e suas possibilidades, mantendo sempre seus negócios em alta.

Empreendedor por oportunidade

É importante entender também que as oportunidades de negóciostêm momento certo, isto é, um momento favorável. Vamos pegar como exemplo a primeira rede de fast-food, criada em 1921, em Wichita, Kansas, EUA. Naquela época, já existia a dúvida quanto a real composição dos hambúrgueres. Muitas pessoas achavam que os lanches vendidos em feiras, circos, lanchonetes e por vendedores ambulantes eram de baixa qualidade, inclusive produzidos com sobras de matadouros e carne deteriorada (não muito diferente dos boatos atuais do hambúrguer feito de minhoca).

Vender hambúrguer não parecia um bom negócio, por causa da má fama. Porém, olhando por outro ângulo, existia a oportunidade de mudar a imagem do produto. Assim, Billy, Ingram e Walter Anderson construíram restaurantes com grandes janelas, para que os clientes observassem a comida enquanto era preparada. O nome do restaurante, White Castle (Castelo Branco), foi escolhido para indicar limpeza, higiene e nobreza. Isso ajudou a dar à carne do hambúrguer uma reputação melhor e, assim, difundir o lanche pelo mundo. Fique atento a esta estratégia: em um ponto fraco ou em uma restrição de consumo pode estar uma ótima oportunidade de negócio!

Qual é o seu problema?

Vinod Khosla, cofundador da Sun Microsystems e fundador do grupo de capital de risco Khosla Ventures define a viabilidade de uma ideia de uma forma muito simples: “Todo grande problema é uma grande oportunidade de negócio. Se você não tem um grande problema, não tem uma grande oportunidade de negócio nas mãos. Ninguém irá pagá-lo para resolver algo que não é um problema”.

Muitas vezes, uma oportunidade de negócio próprio surge de um desconforto ou inquietação pessoal. Observe situações do dia a dia em que você e/ou as pessoas a sua volta sentem falta de determinado produto. Nesta ausência pode estar um nicho de mercado. Na cidade de Springfield, Virgínia, EUA, o casal Joe e Linda Smaldore detectou uma oportunidade assim. Quando descobriram que seu neto tinha um problema de pele incomum, procuraram produtos sem toxinas ou elementos químicos para tratá-lo, que não fizessem mal à pele delicada. Porém, não encontraram nenhum. Então, decidiram criar, em 2009, seu próprio produto, o Bean-B-Clean. Estrategicamente, distribuíram amostras grátis do produto para pais de bebês com o mesmo problema e, logo se transformaram em um grande sucesso.

Segmentação

Você conhece o público que deseja explorar? Aqui não estamos falando somente de segmentá-lo por sexo/idade/estado civil. Pesquise seus hábitos, preferências e necessidades, por exemplo: mulheres entre 30 e 40 anos que utilizam produtos anti-idade e são fãs de novela. Aí está o ponto de partida para pesquisar o público de um creme cuja embalagem é inspirada na moça elegante da novela das nove. Onde elas estão? Como elas poderiam conhecer o produto? Qual a quantidade potencial de clientes para este negócio? Quais são suas necessidades?

Na prática:

Antes de executar suas ideias, pesquise as possibilidades e analise as oportunidades. O Sebrae indica um pequeno roteiro de perguntas para serem respondidas que ajudarão a organizar esta etapa: O que será feito? Como será feito? Quanto irá custar? Quem irá fazer? Por que será feito? Quando será feito? É possível que neste momento você perceba algum item que inviabilize sua ideia em relação ao aproveitamento da oportunidade, mas não desista! Estude, pesquise e, principalmente, observe!
Queremos saber suas experiências! Você já passou por estes processos ou está ensaiando sua carreira de empreendedor por oportunidade?

Conte-nos suas histórias e compartilhe suas dúvidas!

Leia também