Gestão do Negócio

Como proceder quando a equipe terceirizada não gera resultados

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 01/12/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

Como proceder quando a equipe terceirizada não gera resultados

A terceirização é uma prática cada vez mais comum entre as empresas, principalmente as pequenas e médias, pois elas contam com equipes menores. É um recurso à disposição para aqueles que querem crescer e, ao mesmo tempo, tornar-se mais competitivos.

O empresário que contrata funcionários ou serviços terceirizados conta com uma solução de custos reduzidos se comparados às contratações.

Assim, você aumenta temporariamente sua equipe e não desvia do foco principal. Enquanto os funcionários terceirizados prestam serviços de TI, contabilidade, limpeza, ou outros tantos possíveis, os colaboradores efetivos dão conta das atividades principais da empresa.

Parece simples, mas… E se os terceirizados não derem o retorno esperado? Lembre-se de que o sucesso do seu negócio depende da sua habilidade em gerenciar pessoas, sejam elas terceirizadas ou não. Acompanhe aqui passos simples que podem identificar causas e propor soluções para sua equipe terceirizada alcançar os objetivos que você definiu!

Trace metas e avalie cada etapa

Parece um erro óbvio, mas muitos gestores não buscam entender as causas dos problemas para o baixo rendimento da equipe terceirizada antes de procurar soluções. Apelar para o colaborador terceirizado reclamando que a equipe está deixando a desejar e exigindo dele mudanças automáticas é uma atitude bastante comum por parte do empresário. No entanto, isso acaba gerando constrangimentos desnecessários e poucos resultados.

Criar um plano de metas e avaliações periódicas é fundamental para que os próprios terceirizados entendam em que tipo de processo de trabalho estão envolvidos. Isso também colabora para identificar exatamente onde estão acontecendo os problemas.

No processo de avaliação, nunca subestime o papel de sua própria empresa para os baixos resultados. Além de um gerenciamento falho da sua parte, você pode não ter lembrado que o serviço terceirizado é feito para sua empresa e, dessa forma, até seus funcionários devem estar envolvidos. Jamais delegue tudo à empresa terceirizada porque somente você e a equipe interna sabem como funciona a dinâmica do seu trabalho.

Tendo esse conhecimento é possível pensar em estratégias de mudança e também perceber se as medidas tomadas estão trazendo resultados efetivos.

Invista na integração

Funcionários terceirizados podem muitas vezes trabalhar fora das dependências do contratante, o que pode trazer problemas para engajá-la a produzir pela empresa. Outras vezes, mesmo coabitando o espaço de funcionários efetivos, os terceirizados sentem-se discriminados por não gozarem dos mesmos benefícios dos primeiros. Uma série de impedimentos legais também fazem com que os mesmos treinamentos não possam ser compartilhados pelas duas categorias de colaboradores e algumas empresas fazem até mesmo refeitórios e áreas sociais separadas.

Tais atitudes dificultam o processo de integração de funcionários, fundamental para que um clima agradável e amistoso se estabeleça e, assim, também cresça a produtividade. Criar atividades sociais específicas para a participação de terceirizados é outra maneira de “quebrar o gelo” entre os colaboradores e fazê-los perceber que estão ligados por um compromisso em comum e fundamental para a sobrevivência de todos: o sucesso de sua empresa.

Valorize os méritos

Um e-mail, um bilhete, uma conversa: todas essas são atitudes simples, mas fazem com que qualquer funcionário se sinta valorizado. Estas práticas são fundamentais para que haja um relacionamento mais estreito do funcionário com a empresa.

Valorizar boas ideias e atitudes faz com que terceirizados sintam-se inteiramente parte da sua empresa. Lealdade e motivação para trabalhar são muito ligadas ao sentimento de pertencimento pleno ao espaço de trabalho.

Dialogue

Na falta de resultados, você deve conversar com a equipe externa e a interna para determinar as mudanças e voltar ao eixo para que o combinado seja cumprido. Por outro lado, também permita que os funcionários terceirizados comuniquem o que a sua empresa deixa a desejar ao longo da prestação do serviço. Não se esqueça de planejar e definir cada item do processo de trabalho terceirizado em um contrato, assim fica fácil cobrar resultados e até enxergar erros, de ambas as partes.

Como você pôde ver, não basta contratar uma equipe “de fora” e esperar que ela resolva todos os seus problemas. Manter-se atento e reconhecer problemas e oportunidades para criar um clima agradável e produtivo na sua empresa são condições necessárias para aproveitar tudo que sua equipe terceirizada tem a oferecer.

Leia também