Gestão do Negócio

Como ser um empreendedor de sucesso

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

Como ser um empreendedor de sucesso

Como definir uma empresa nota 10? Certamente não é por meio de conquistas isoladas como notoriedade na mídia, altos investimentos, grandes lucros e escalabilidade crescente. O sucesso de uma empresa desse tipo é a soma de tudo isso mais a dedicação do empreendedor e a crença em uma ideia que ganhará o mercado.

Para chegar ao topo é preciso trabalhar, não somente de forma árdua mas também de maneira inteligente. Mas se você está começando a empreender e lhe falta um pouco de vivência de negócios, nada melhor do que ouvir as dicas de quem já trilhou esse caminho, não é mesmo? Um papo assim, de empreendedor para empreendedor.

Alguns conselhos preciosos podem lhe ajudar a guiar o seu caminho. Por isso, preparamos para você 5 dicas de empreendedorismo.

1. Planejamento do negócio

Uma empresa de sucesso começa com a preocupação dos empreendedores em construir um planejamento sólido, capaz de prever certos problemas, custos e faturamento para, com isso, conseguir construir um modelo de negócios viável.

Mas a principal característica nesse aspecto é que tão importante quanto planejar é estar disposto a alterar o desenho inicial, reconhecendo os erros e aprendendo com eles. Empreendedores de sucesso podem até acertar na primeira tentativa, mas sabem que sempre é preciso mudar e inovar para obter melhorias no modelo de negócios.

Por outro lado, as falhas e tentativas frustradas são comuns. Nesses casos o empreendedor deve estudar e analisar o mercado para então definir o momento de mudar seus planos e pivotar sua empresa.

O planejamento do negócio é sim um passo inicial, porém não é só na largada que ele deve ser feito. Essa ação deve existir ao longo da vida da empresa, sendo realizada periodicamente para traçar objetivos, custos e lucros.

2. Validação de hipóteses

Colocar sua ideia em prática é a melhor maneira para testar as hipóteses levantadas pelo empreendedor de uma empresa na fase de planejamento. Através do contato com possíveis clientes, parceiros e fornecedores é que será possível criar modelos e protótipos apurados.

Um empreendedor de sucesso está antenado com a opinião de pessoas de fora da empresa, que conseguem perceber o valor da sua solução sem a visão de quem a criou. É fundamental para o sucesso da empresa que ele esteja aberto a novas ideias, melhorias e críticas. Também é importante lembrar que comentários negativos ao seu modelo não devem ser tomados como críticas pessoais, saiba separar as coisas.

E se a hipótese não for validada, não se dê por vencido. É sempre hora de reformular o planejamento.

3. Conquista do primeiro cliente

Muitos empreendedores estabelecem metas para a sua empresa como grande aquisição de clientes, milhões em faturamento, fatias do mercado, dentre outras. Mas poucos percebem que o mais importante é conseguir o primeiro cliente.

O primeiro cliente deve ser um marco para o empreendedor. É a confirmação de tudo que ele fez até agora, planejamento, validações, testes. Ainda que o sucesso esteja na conquista de muitos clientes, tudo começa com o primeiro. A partir dele, um empreendedor de sucesso terá resultados reais para continuar crescendo.

Após o primeiro virão outros clientes, portanto, lembre-se que cada um deles é um divulgador do trabalho da sua empresa. Isso ocorrerá de forma positiva ou não, depende de como se dedica ao negócio e à clientela.

4. Lidar com a escalabilidade

Tomar conta da escalabilidade de uma empresa é uma fase crucial para o negócio como um todo. É neste momento que contratações são feitas, que problemas com clientes começam a aparecer e que seu produto ou serviço começa a ganhar valor.

É nesta fase também que qualidades como liderança e visão estratégica começam a se destacar em um empreendedor de sucesso. Entre aqueles que não nasceram com elas, é fundamental encontrar meios para desenvolvê-las. É nesta fase também que empresas podem dar errado caso não haja um sério controle da sua gestão.

5. Foco na gestão empresarial

A busca pela excelência na gestão empresarial deve ser a meta de um empreendedor de sucesso. Dessa forma será possível competir no mercado mesmo com empresas maiores.

O problema da gestão é que o empreendedor precisa aprender a ler uma porção muito grande de dados, análises e relatórios de forma ágil. Assim, utilizar softwares de gestão que facilitem todo o processo certamente trará vantagens competitivas e, principalmente, maior produtividade e melhores decisões. Unir ferramentas de gestão com planejamento e liderança irão auxiliar muito no crescimento da sua empresa.

Para te ajudar ainda mais, criamos este vídeo com os depoimentos de três empresários de sucesso, contando o que aprenderam em suas trajetórias profissionais. Hildo Battistella, fundador do Porto Itapoá (SC), Sonia Regina Hess de Souza, presidente da Dudalina e Acari Menestrina fundador e presidente da Gran Mestri, dão orientações importantes para os empreendedores. São aprendizados que fizeram a diferença na história deles, e que podem também ser importantes para a construção do seu sonho empreendedor.

Se você também tem algum conhecimento que adquiriu por experiência própria, compartilhe conosco e ajude quem está buscando orientação!

Leia também