Contabilidade

Contabilidade Gerencial: como otimizar a gestão financeira da sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 11/07/2023 | 9 mins de leitura

Se os gestores buscam os melhores resultados para a empresa, é essencial conhecer e implementar a contabilidade gerencial. Esse processo permite reunir, avaliar e apresentar informações úteis para a construção de planejamentos eficientes e concretos.

Além disso, auxilia na identificação de melhorias e fortalece os pontos positivos do negócio, permitindo que ele se desenvolva de maneira mais saudável.

Entenda melhor como essa prática opera e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa. Confira essas e outras informações agora!

Homem comparando dados que estão em um documento em papel com dados que estão no computador

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é o processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras para aprimorar o planejamento e uso de recursos em uma empresa.

Em outras palavras, trata-se da avaliação de dados para entender as melhores estratégias para melhorar a administração e auxiliar no desenvolvimento da organização.

Com esse conjunto de ações, o contador consegue interpretar e apresentar os dados contábeis para os gestores e diretores com maior confiança.

Desse modo, os responsáveis poderão se basear em uma análise de faturamento e lucros para tomar decisões mais assertivas.

Por exemplo, analisando o fluxo de caixa mensal da empresa, o contador pode fornecer dados suficientes ao gerente de recursos humanos para medir a produtividade de sua equipe e assim tomar decisões de contratação, demissão ou até bonificação de cargo. 

Ou, ainda, junto ao departamento de marketing e comunicação, o contador pode fornecer dados preciosos para medir o retorno de investimento em campanhas de divulgação da empresa, utilizando a contabilidade gerencial.

Quais são os benefícios da contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial oferece uma série de benefícios que podem auxiliar no controle financeiro e no desempenho geral de uma empresa. 

Confira alguns dos pontos positivos que se destacam ao implementar essa prática no dia a dia do negócio:

Decisões mais informadas

Um dos principais objetivos da contabilidade gerencial é facilitar e pautar decisões mais informadas por parte da administração. 

Ela fornece informações financeiras detalhadas sobre a empresa e suas rotinas, permitindo que os gestores avaliem as abordagens com fundamentos em dados concretos.

Essas avaliações também ajudam a identificar oportunidades de crescimento, riscos financeiros e áreas que requerem melhoria.

Futuramente, permite que o planejamento estratégico seja mais assertivo, com metas realistas a partir da alocação eficiente de recursos.

Controle financeiro

A contabilidade gerencial também desempenha um papel essencial no controle financeiro da empresa.

Isso porque esse conjunto de avaliações permite administrar os recursos com base em dados sólidos, identificando as melhores formas de direcionar o orçamento.

Simultaneamente, acompanha o orçamento, custos e lucros, avaliando a rentabilidade de projetos e identificando áreas onde existe a possibilidade de otimizar as operações.

Ao identificar possíveis desperdícios e ineficiências, gestores e contadores podem atuar na elaboração de medidas corretivas para melhorar os processos internos.

Avaliação de desempenho

Entre os benefícios dessa estratégia, vale mencionar a possibilidade de avaliar o desempenho das operações com maior confiança.

Afinal, a contabilidade gerencial traz informações valiosas para os líderes entenderem como ocorrem as rotinas internas da organização.

Dessa forma, será possível traçar os melhores caminhos para atingir as metas do planejamento, enquanto avalia a situação com indicadores-chave estratégicos, para otimizar o processo.

Posteriormente, é um cenário que auxilia na redução de custos e aumento da eficiência operacional, melhorando a lucratividade e o desempenho geral em relação ao mercado.

Qual a sua importância para as empresas?

A contabilidade gerencial é importante para todos os segmentos de uma empresa, desde o controle financeiro, até a melhoria do fluxo operacional.

Embora muitos associem essa área somente com a administração de recursos, ela traz informações relevantes para os líderes tomarem decisões mais certeiro, em todos os departamentos.

O planejamento geral se torna mais assertivo, com objetivos realistas, que aprimoram o sucesso do negócio a longo prazo.

Simultaneamente, também contribui para um melhor entendimento sobre os gastos e precificações, por exemplo, apontando um melhor direcionamento do orçamento.

Mesmo no setor operacional, a contabilidade gerencial pode apontar formas de melhoria, redução de custos e otimização da produtividade.

Com isso, não apenas auxilia no controle financeiro, como integra todos os setores e oferece uma base sólida para as decisões futuras.

Ainda, é uma prática fundamental para as empresas se manterem transparentes em relação às suas finanças e desempenho, fornecendo informações confiáveis ​​que podem ser compartilhadas com partes interessadas internas e externas, como acionistas, investidores, clientes e órgãos reguladores.

Mao feminina segurando uma prancheta em frente a um notebook que está ao lado de uma folha de papel com dados e um óculos de grau

Como utilizar a contabilidade gerencial para reduzir custos?

Com a contabilidade gerencial, os diretores e administradores poderão entender, visualmente e de maneira simples, como ocorre a distribuição de recursos.

Muitas vezes, relatórios pontuais e indicadores-chave desconexos podem não fornecer os dados mais relevantes para uma avaliação correta do cenário.

Contudo, ao implementar essa modalidade contábil, torna-se possível reunir as informações que identificam gastos desnecessários e aspectos de melhoria, por exemplo.

Os profissionais especializados na contabilidade gerencial podem traçar diferentes relações de custos e receitas, apontando desde despesas em crescimento, até correspondências entre preços e lucros.

Todas essas atuações contribuem para a empresa não apenas reduzir custos, mas ter economias significativas sem comprometer seu orçamento.

Como a contabilidade gerencial influencia a tomada de decisões estratégicas?

A contabilidade gerencial é um dos pilares para uma tomada de decisão estratégica em qualquer empresa.

Afinal, as informações que essa modalidade reúne são fundamentais para os gestores compreenderem a posição do negócio e conferir projeções mais concretas.

Dessa forma, não impacta somente nas finanças, mas permite que os diretores e gestores tenham uma visão futura mais confiante.

Por exemplo, analisando os gastos e recebimentos, os empreendedores tomam decisões mais assertivas quanto a economias e investimentos.

Ao entender como a produção pode se tornar mais produtiva financeiramente, traçam um planejamento com metas mais alcançáveis.

Todas essas etapas dependem de uma base de informações concretas, que a contabilidade gerencial pode oferecer.

Como colocar a contabilidade gerencial em prática na empresa?

Para colocar a contabilidade gerencial em prática, é essencial que a empresa providencie alguns requisitos, como um profissional adequado e adote novas rotinas.

O contador será o principal mediador entre as análises e os gestores, de modo que vale a pena ter uma equipe qualificada.

Além disso, a empresa deve começar a definir seus objetivos, para as avaliações seguirem uma ordem lógica e permitam tomadas de decisões certeiras, visando o planejamento que fizer sentido no momento.

Uma vez que o profissional possui direcionamento, ele poderá desenvolver um sistema de informações que atenda à demanda, com categorias relevantes e um plano de contas que combine com a companhia.

No dia a dia, a contabilidade gerencial deve ser colocada em prática por meio de coletas e registros de dados. Um volume amplo de informações é essencial para propor análises mais completas.

Nesse caso, vale a pena investir em um sistema ERP ou planilhas eletrônicas para organizar esses dados.

Logo após, o contador elabora relatórios financeiros para apresentar suas análises. É essencial que essa prática ocorra periodicamente, para promover uma gestão mais eficiente.

Vale reforçar que a contabilidade gerencial não depende apenas de rotinas práticas e planejamentos, mas também de monitoramentos contínuos.

Dessa forma, poderá ajustar a rota quando julgar necessário, permitindo um desenvolvimento crescente. Assim, será mais simples implementar as mudanças junto à equipe e adotar novas rotinas que aumentem os resultados positivos.

Quais são as principais ferramentas de contabilidade gerencial?

As principais ferramentas de contabilidade gerencial são aquelas que auxiliam o contador na execução das suas atividades. 

Geralmente, inclui plataformas financeiras que possibilitem reunir e avaliar os dados com maior facilidade. A Conta Azul Pro  (ERP da Conta Azul) e a Conta Azul Mais (sistema de automação contábil), por exemplo, trazem funcionalidades que centralizam as informações e relatórios com praticidade.

Nas ferramentas que o profissional utiliza, vale integrar outros recursos importantes, como indicadores de desempenho, que avaliam a atuação e rentabilidade, além de painéis de controle para conferir os dados visualmente.

As métricas e análises de investimentos dependem dos objetivos da empresa, e devem ser definidos em conjunto, para uma operação mais efetiva.

Com recursos alinhados, será mais simples controlar as finanças e aprimorar os resultados do negócio.

Quais os indicadores de desempenho mais relevantes na contabilidade gerencial?

Existem vários indicadores de desempenho relevantes na contabilidade gerencial, e sua escolha dependerá do setor, das metas e dos objetivos específicos da empresa. No entanto, existem alguns mais comumente utilizados, como:

Com essas métricas, o contador poderá traçar uma abordagem mais concreta, que atenda as necessidades da empresa e esteja alinhada com os objetivos.

Além disso, cada setor deve implementar os indicadores que façam sentido para a organização e o cenário avaliado.

Seja como for, será mais simples para o profissional analisar essas métricas com a ajuda de uma plataforma moderna. Por isso, conte com a Conta Azul para implementar uma contabilidade gerencial de qualidade e obter os melhores retornos!

Leia também