Controle Financeiro

Controle financeiro pessoal: o que é, dicas e 7 apps para fazer o seu

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 05/03/2024 | 16 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Ter um bom controle financeiro pessoal é indispensável para acompanhar as entradas e saídas de dinheiro na sua conta, agregando mais segurança, economia e saúde financeira no dia a dia;
  • O uso de Apps específicos para essa finalidade faz toda a diferença para manter os controles atualizados de forma completa, flexível, prática e alinhada às suas necessidades cotidianas;
  • Separar as contas pessoais e empresariais é fundamental para não perder o controle da sua vida financeira, e a Conta Azul oferece a solução ideal para você agregar mais qualidade e praticidade também na gestão da sua empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

O controle financeiro pessoal é uma prática fundamental para quem quer terminar o mês com um orçamento saudável. No entanto, mesmo sendo uma premissa básica das finanças, muitas pessoas ainda não adotam esse tipo de gestão no cotidiano, e algumas nem mesmo compreendem a sua importância.

A tarefa não é tão complexa quanto parece. Afinal, com uma boa organização e o uso de ferramentas para contas pessoais, esse acompanhamento é feito de forma simplificada.

Neste artigo, você entenderá a importância de um controle financeiro, como criar uma reserva de emergência para ficar tranquilo no longo prazo e 9 aplicativos e sites que serão úteis nessa jornada.

Confira os tópicos:

controle-financeiro-pessoal

O que é controle financeiro pessoal?

A definição de controle financeiro pessoal é tão simples quanto você deve estar imaginando. Contudo, é importante que o conceito esteja claro antes de nos aprofundarmos nas dicas. 

Controlar as finanças pessoais é gerenciar o dinheiro que entra e que sai das suas contas. Trata-se de um hábito cotidiano. Sua função é garantir domínio sobre as finanças no dia a dia. Como resultado, é possível ter mais tranquilidade e segurança em relação ao seu bolso. 

Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem o quanto ganham e quanto gastam mensalmente. O controle financeiro pessoal serve para evitar esse tipo de descuido. Afinal, ele visa registrar todo gasto e recebimento, para que você domine cada detalhe do seu orçamento. 

Dessa maneira, você pode entender precisamente como é a sua renda, o padrão e frequência com que seu dinheiro saí da conta e o que pode ser poupado para sobrar mais no fim do mês. O grande benefício é garantir que você nunca tenha uma surpresa negativa com as suas despesas pessoais.

Isso significa não ter que arcar com uma conta que você não esperava, evitar surpresas na fatura do cartão e nem “dar um passo maior que a perna” na hora de investir em algo. Além disso, esse é o caminho ideal para quem quer poupar, fazer planos de crescimento e prezar pela saúde financeira. 

O que faz parte do controle financeiro pessoal?

Quando tratamos sobre controle financeiro pessoal, é importante ter alguns conceitos em mente. Isso porque, controlar as entradas e as saídas exige algumas demandas. Elas incluem mapear as despesas, fontes de receita, investimentos e compromissos financeiros.

Diferenciar cada um desses casos é fundamental para ter um controle mais exato sobre a realidade do seu dinheiro. 

  • As despesas incluem tudo que sai da sua conta. Isso vai desde os gastos com alimentação e consumo, até possíveis mensalidades, impostos e pagamentos em geral;
  • As receitas representam o que entra na conta. Assim, estão incluídos o salário, rendas extras, comissões, e assim por diante;
  • Os investimentos são os valores que você tirou da conta para aplicar. Pode ser na poupança ou nas aplicações de renda variável e fixa, por exemplo. 

Por fim, os compromissos financeiros são aqueles que você precisa honrar sem falta, como as parcelas do cartão, financiamentos, empréstimos etc. Esses 4 conceitos podem até parecer óbvios, mas muitos os confundem na hora de fazer o controle financeiro pessoal. Fique atento e não deixe de diferenciá-los para evitar erros.

Importância do controle financeiro pessoal

Uma das principais razões para investir em um controle financeiro é a segurança de que você não ficará com dívidas que não pode pagar. A partir do momento em que você visualiza os seus gastos, torna-se mais fácil saber quando é possível aumentar as despesas ou reduzi-las.

Essa medida é de extrema importância para evitar o endividamento. Só no Brasil, o percentual de famílias endividadas em dezembro de 2023 foi de 76,9%, que corresponde a 2,3% menos que o mesmo período no ano anterior. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.

Então, para que você não entre no rol dos endividados, utilize duas medidas no seu dia a dia. A primeira é identificar os seus rendimentos e os seus gastos. Quanto você ganha por mês, depois de todos os descontos? Há rendas extras ao longo do ano? Anote absolutamente tudo, para obter uma visão de longo prazo.

Depois, registre as despesas do mês, considerando contas fixas, variáveis e esporádicas. Desse modo, você terá uma visão geral dos gastos e poderá definir o seu custo de vida, assim como encontrar os gargalos do seu orçamento.

Seu dinheiro está sendo gasto com compras superficiais, que podem ser cortadas? O que está comprometendo o seu salário? Onde é possível economizar? Essas questões só podem ser percebidas a partir do controle.

Já a segunda medida é criar um planejamento estratégico, elaborando ações que serão colocadas em prática para conquistar seus objetivos. Pode ser quitar uma dívida antiga ou guardar dinheiro para comprar um carro, por exemplo.

Reserva de emergência: por que fazer e quanto guardar?

Após fazer o diagnóstico de suas finanças pessoais, é importante criar uma condição de prevenção para que você não corra riscos no curto e médio prazos. O que isso quer dizer? Que imprevistos acontecem, e você deve estar preparado.

Em uma economia instável como a brasileira, a gente precisa ficar alerta. Demissões e reduções nos ganhos não podem ser descartados, e isso implica a necessidade da construção de uma reserva de emergência, aquele suporte ao qual você poderá recorrer em caso de necessidade.

Para criá-la, você deve definir o seu custo mensal e multiplicá-lo por seis. Essa é uma medida interessante, de acordo com orientadores financeiros. Dessa forma, você terá a garantia de que, em situações de aperto, poderá ser socorrido por esse valor sem contratar empréstimo ou pedir ajuda a familiares e amigos.

Se ainda não tiver certeza da necessidade de uma reserva de emergência, lembre-se dos juros brasileiros, que estão entre os mais altos do mundo. Um empréstimo em um mau momento pode acarretar longos anos de sufoco.

Além de servir de proteção, essa reserva vai inflando sozinho. Se mantida intocada, pode virar uma grata surpresa depois de alguns anos. Para isso, você deve investir em aplicações com alta liquidez, como fundos de renda fixa e títulos Selic do Tesouro Direto.

Como fazer o seu controle financeiro pessoal? 

Sempre que alguém fala de controle financeiro pessoal, a imagem mais “clássica” que vem à mente é das anotações em um caderninho. Contudo, como você bem sabe, nós vivemos em uma era digital, que oferece inúmeras ferramentas para facilitar as necessidades do dia a dia:

  • Na vida profissional, os recursos mais populares são as famosas planilhas do Excel e até os sistemas próprios para gestão;
  • Para separar o controle financeiro pessoal e ter mais praticidade na rotina, o ideal é utilizar aplicativos específicos para essa finalidade. Isso porque, eles permitem registrar tudo o que você precisa a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa é uma excelente forma de garantir que nada “fique para trás”. Afinal, os controles vão estar sempre nas palmas das suas mãos;
  • Somado à praticidade, está o fato de que esse tipo de App é especificamente desenvolvido para as suas demandas pessoais. Ou seja, você encontra tudo o que precisa para ter um controle completo e seguro. Tudo isso de forma mais prática e intuitiva. 

Dito isso, antes de conhecer as melhores ferramentas digitais para organizar as finanças, otimize o uso delas conhecendo as melhores práticas sobre como ter controle financeiro pessoal:

Fique motivado tendo consciência sobre a importância do controle

O primeiro passo é entender a importância e os benefícios de estar no controle de suas finanças. Portanto, comece reconhecendo que essa prática te dará tranquilidade, segurança e liberdade. Ao saber para onde vai cada centavo, você terá mais poder de escolha e poderá realizar seus sonhos com mais facilidade.

Diagnostique sua situação financeira

Antes de fazer qualquer planejamento, é crucial saber exatamente onde você está. Para isso, faça um raio-x completo de suas finanças:

  • Liste todas as suas receitas (como salário, renda extra, investimentos etc.);
  • Anote todas as suas despesas fixas (ex.: aluguel, contas de água, luz e internet) e variáveis (alimentação, lazer, entre outras);
  • Calcule o seu saldo final, subtraindo suas despesas das suas receitas.

Estipule seus objetivos de vida

Definir objetivos claros e realistas faz toda a diferença para direcionar seus esforços de economia e investimento. Seja para construir uma reserva de emergência, economizar para a aposentadoria ou para a entrada de uma casa, por exemplo. Saber o que você quer alcançar lhe dará um sentido de direção e ajudará a manter o foco.

Organize seu orçamento pessoal

Com base no diagnóstico e nos seus objetivos, defina um orçamento realista. A ideia é distribuir sua renda para cobrir suas necessidades, alcançar seus objetivos e evitar gastos desnecessários. 

Utilize categorias para organizar suas despesas (como moradia, alimentação, lazer e outros) e ajuste-as conforme necessário para assegurar que você está vivendo dentro de suas possibilidades e economizando para o futuro.

Defina prioridades e poupe

Aprenda a diferenciar desejos de necessidades e a priorizar o que é realmente importante. Isso pode significar sacrificar gastos imediatos e menos importantes em favor de objetivos de longo prazo. 

Comece criando uma reserva de emergência para cobrir despesas inesperadas e, em seguida, priorize os investimentos que alinham com seus objetivos.

Livre-se de dívidas dentro do possível

Dívidas de alto custo, especialmente aquelas com taxas de juros elevadas como cartões de crédito e empréstimos pessoais, podem comprometer sua capacidade financeira. 

Uma dica é fazer um plano de pagamento para priorizar as dívidas com juros mais altos. Também é válido tentar negociar com os credores, para reduzir o valor ou o número de parcelas. Por fim, controle os gastos para evitar novas dívidas.

9 sistemas de controle financeiro pessoal

Para simplificar a gestão das finanças pessoais, a solução é adotar a tecnologia. Conheça a seguir algumas opções de sistemas e aplicativos:

Meu dinheiro

Aplicativo disponível para web e smartphones. Esse sistema permite uma análise completa das finanças, incluindo gestão de cartão de crédito, controle de saldos e registro de gastos com itens específicos. 

Mas o mais interessante é que ele permite definir objetivos financeiros de médio e longo prazo, ajudando-o a visualizar as metas. Possui versões gratuita e paga.

GuiaBolso

Esse é um dos aplicativos mais completos. Além de permitir a organização das despesas por categorias, o app é integrado com os bancos brasileiros. Basta cadastrar as suas contas e cartões, e o sistema identifica o seu extrato. 

Com isso, ele interpreta os gastos, categorizando-os de forma automática. O app, que é gratuito, também tem um sistema de pontuação, que avalia o seu desempenho.

Mobills

Disponível para web e smartphones. Com o sistema, você categoriza as despesas e receitas, tem acesso a gráficos e relatórios personalizados e define metas. 

Na versão premium, também é possível gerenciar o cartão de crédito, registrando seus gastos manualmente. Ainda tem duas vantagens: fácil navegação e armazenamento de dados em nuvem.

Minhas economias

Com o app, além de organizar as finanças, é possível planejar orçamentos e prever saldos da conta bancária. E para os esquecidos, o app envia lembretes sobre pagamentos e transações que devem ser feitos nos próximos dias, além de notícias sobre o universo financeiro. Ele é gratuito, mas oferece opções pagas dentro do próprio app.

Contas Online

O Contas Online é um sistema para o controle financeiro pessoal online e tem a versão paga e gratuita. O sistema controla despesas e receitas, permitindo uma análise completa dos gastos para traçar melhores objetivos financeiros.

Wallet

Além dos recursos práticos e intuitivos para organizar as finanças, esse aplicativo tem um diferencial interessante: a funcionalidade de compartilhar dados entre usuários. Trata-se de uma ferramenta bastante útil para pessoas que precisam dividir as contas e recursos, como famílias, casais ou até mesmo colegas de quarto.

Organizze

O Organizze também é um software online e gratuito de controle de finanças pessoais. Além disso, trabalha bastante com conteúdos sobre despesas, economia doméstica e muito mais para ajudar o usuário a ter o máximo de controle financeiro.

Fortuno

O Fortuno é um gerenciador financeiro completo, que permite agrupar contas para facilitar o acompanhamento das finanças, automatizar o balanço financeiro mensal e até mesmo notificar pendências na data de cada vencimento de contas. 

Mesmo com tantas possibilidades, seu destaque está no uso prático e intuitivo, que promete descomplicar a vida financeira até de quem não tem muita intimidade com o assunto.

Excel

O Excel é um velho conhecido dos usuários, dominando há anos o mercado de planilhas. Seja no computador ou na versão mobile, você pode elaborar uma planilha totalmente personalizada para seu controle, incluindo os campos, cálculos e categorias que desejar. 

Se você tiver dificuldade para configurar ou quer ter mais praticidade para utilizar o programa, basta clicar aqui e baixar gratuitamente o modelo pronto de planilha de gastos pessoais da Conta Azul.

Por que separar as contas pessoais das contas da empresa?

O controle financeiro é válido para qualquer pessoa. Mas, se você possui uma empresa, é preciso uma atenção redobrada. Lembre-se: as contas pessoais nunca podem ser misturadas com as contas da empresa. Por quê?

Se você misturar as contas, vai cometer erros. A separação total minimiza os riscos de o empreendedor contrair dívidas não compatíveis com seu orçamento e de retirar da empresa recursos essenciais para o seu fluxo. Sem essa divisão, fica difícil organizar o planejamento do negócio, identificar os gargalos financeiros e projetar o crescimento a longo prazo.

Para o empreendedor, a mistura nas contas inviabiliza a gestão adequada das finanças da empresa, e esse desleixo pode ser fatal. Por isso, mesmo que dê trabalho, vá atrás dos custos exatos de sua vida pessoal e de sua empresa.

E com a definição de um pró-labore adequado, você pode manter sua empresa e sua vida pessoal com as finanças em dia.

Isso significa, na prática, ter maior controle sobre as receitas, fazer investimentos mais certeiros, avaliar a saúde financeira do negócio e planejar ações a partir desses dados.

Mesmo que pareça um caminho complicado, existem atalhos. Uma boa alternativa é utilizar um aplicativo de finanças para as suas contas pessoais e um ERP de gestão empresarial específica para gerenciar as finanças do seu negócio.

A Conta Azul, por exemplo, oferece um sistema de controle financeiro que reúne todos os números da sua empresa em um só local e os integra completamente ao escritório de contabilidade.

controle-financeiro-pessoal1

Organizou as finanças pessoais? Coloque o financeiro da sua empresa em ordem com a Conta Azul!

Como você viu, é muito importante separar as finanças da empresa e os gastos pessoais. Para isso, você precisa ter uma boa organização financeira pessoal. Mas e as contas da empresa, como organizar? Com isso, a Conta Azul te ajuda!

Sabemos como é difícil fazer tudo à mão. Esse processo pode levar muitas e muitas horas, dependendo da quantidade de movimentações financeiras. Além disso, você ainda corre o risco de se perder no extrato bancário, tentando descobrir quem pagou o quê. 

Com a Conta Azul, a sua empresa fica muito mais organizada financeiramente. Nosso ERP online centraliza os setores mais importantes do seu negócio em um único sistema. Dessa forma, à medida que as vendas ocorrem, a baixa é dada automaticamente no estoque, no financeiro e na contabilidade. 

E com a Conta Azul, você pode:

  • Acompanhar em tempo real todas as saídas e entradas da empresa;
  • Dar adeus ao estresse com a conciliação bancária e fiscal, pois esses processos são feitos automaticamente;
  • Emitir relatórios de forma simples e descobrir com poucos cliques onde a sua empresa está gastando mais;
  • Monitorar diariamente o faturamento por cliente.

Conte com a Conta Azul para manter a saúde financeira do seu negócio! Clique aqui para experimentar gratuitamente todas as vantagens do ERP.

Leia também