Controle Financeiro

Quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa? Entenda aqui!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 02/04/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Entender quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa é fundamental para gerenciá-las corretamente;

  • Ao controlar os custos do negócio, o empreendedor consegue elaborar um planejamento estratégico assertivo;

  • Com a Conta Azul, é possível fazer um bom controle financeiro e gerenciar as suas entradas e saídas. Aposte na tecnologia, teste grátis agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

 

Você entende mesmo quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa? Embora pareçam conceitos óbvios, a forma de controlar esses dois custos é diferente. Portanto, entender o que significa cada um é crucial para manter a saúde financeira do negócio. 

Isso porque uma despesa fixa aparece todos os meses nas contas a pagar da empresa, e nem sempre pode ser eliminada ou reduzida. Já no caso dos gastos variáveis, existe essa possibilidade.

Neste conteúdo, entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis, como elas influenciam sua gestão financeira e como controlar esses gastos de maneira eficiente. Boa leitura! 

Confira os tópicos:

Despesas fixas e variáveis

Quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa? 

Saber quais são as despesas fixas e variáveis de uma empresa é simples: basta analisar o extrato da conta. Aquelas que se repetem regularmente (seja mensal, semestral ou anualmente) são as fixas, Já todas as outras são consideradas variáveis. 

Na tabela abaixo, vemos exemplos de despesas fixas e variáveis de um negócio. Confira!

Exemplos de despesas

 

Fixa

Variável

Seguros e impostos

Mensalidades de sistemas

Taxas bancárias

Folha de pagamento

Aluguel da sala comercial ou imóvel

Contas de água, energia e telefone

Comissão de vendas

Viagens corporativas

Compra de matéria-prima

Frete

Para que você compreenda melhor as diferenças entre esses dois tipos de despesas, nos próximos tópicos explicaremos com mais detalhes. Acompanhe.

O que são despesas fixas?

Apesar do nome sugerir tal associação, as despesas fixas não necessariamente têm valores imutáveis. A principal característica desse gasto é, na verdade, sua periodicidade. 

Assim, em outras palavras, as contas fixas são aquelas que ocorrem todos os meses (ou se repetem em um determinado período), não sendo necessariamente ligadas ao volume de produção ou de vendas.

É muito importante lembrar que esses gastos ocorrem em caso de faturamento ou não. Por isso devem ser considerados em projeções, levando em conta épocas de alta ou de baixa nas vendas. Afinal, as despesas fixas aparecem e devem, de qualquer forma, serem honradas.

Dentro dessa categoria, podemos citar como exemplos as contas de consumo em geral, que têm uma parcela mínima a ser paga — incluindo aí água, energia e telefone — e ainda o salário dos funcionários, o aluguel do imóvel, os honorários do contador e outros gastos frequentes da empresa.

O que são despesas variáveis?

Despesas variáveis são aqueles gastos que têm relação direta com o negócio da empresa. No caso de uma revendedora de automóveis, podemos citar a comissão dos vendedores, que varia de acordo com as vendas de cada período, por exemplo. Assim, quanto mais carros são vendidos, maior é a gratificação a ser paga.

A gestão de custos dessa categoria também inclui a matéria-prima em uma indústria e os impostos sobre a quantidade de mercadorias ou serviços negociados. 

Também podem ser consideradas despesas variáveis os gastos com publicidade e propaganda, que não costumam ser contínuos. Fretes e carretos para a entrega dos produtos também fazem parte desse grupo.

Como fazer a gestão dessas despesas?

A gestão das despesas é a forma como o empreendedor consegue não apenas controlar seus gastos, mas também entender o que está fora do orçamento e onde é possível economizar. 

Confira abaixo algumas dicas de como fazer esse controle na sua empresa e não perder dinheiro. ! 

Faça um planejamento financeiro

Na elaboração do seu planejamento financeiro, é muito importante ter em mente a diferença entre despesas fixas e variáveis. Isso porque essa divisão:

  • Facilita a definição de quanto dinheiro deve ser destinado para custear cada tipo de gasto;

  • Ajuda a identificar despesas que podem ser reduzidas ou até mesmo cortadas.

Lembrando que o planejamento financeiro empresarial é uma etapa essencial para manter as contas em dia e preservar a saúde financeira do negócio. Saiba mais sobre o assunto neste conteúdo.

Registre todas as despesas da empresa e não misture com as contas pessoais

Registre todas as datas de pagamento, inclusive daquelas que acontecem uma vez ao ano – como o IPVA do carro corporativo. Para não esquecer de nada, é válido pedir ajuda ao seu contador ou então analisar o extrato de pagamento do último ano. 

Também fique de olho para separar as contas pessoais das empresariais. Pode ser que você esteja enchendo o tanque do seu carro pessoal e colocando na conta do negócio, por exemplo. Situações como essas podem dar uma grande dor de cabeça para a contabilidade, além de aumentar os gastos da empresa. 

Feito isso, será possível projetar quais são os reais custos mensais, semestrais e anuais que sua empresa possui. Basta fazer os cálculos de quanto deve ser pago de fixo, deixar uma margem de segurança para os gastos variáveis e então saber o quanto precisa vender mensalmente para não ficar no vermelho. 

Despesas fixas e variáveis

Busque uma redução eficiente

Percebeu que a conta não está fechando? Então está na hora de pensar em reduzir os custos. Mas lembre-se de fazer isso de forma inteligente, para não atrapalhar a operação do seu negócio

No caso das despesas fixas de uma empresa, o raciocínio, apesar de extremamente importante, é super simples: serão necessários, repetidamente, fundos para cobrir esses gastos, independentemente de épocas de dificuldade ou sem lucros. Vamos pegar como exemplo o aluguel. Como é uma conta que não pode ser eliminada, o certo a fazer é se mudar para um lugar que cobre menos para abrigar o seu negócio. Pois saiba que essa nem sempre é a melhor opção. 

Antes, é preciso fazer um estudo sobre quais impactos uma mudança como essa teria na produtividade da sua empresa, já que produzir menos significa vender e arrecadar menos, o que não traria o resultado esperado.

as despesas variáveis são mais fáceis tanto de gerir como de cortar. É viável procurar matéria-prima mais barata ou ainda encontrar alternativas mais econômicas de entrega para as mercadorias, por exemplo. Uma saída é tentar diminuir gastos com fretes ou economizar nas embalagens utilizadas.

Entender quais são suas despesas fixas e variáveis o ajuda a gerenciar melhor seus recursos e a identificar as manobras mais adequadas para cada nova situação do negócio. Nesse caso, fazer um orçamento é a melhor opção.

Aposte na tecnologia

Por fim, a tecnologia é a verdadeira aliada para os empreendedores que desejam ter mais noção de quais são as despesas fixas e variáveis da sua empresa. É importante abandonar o caderno e as planilhas para otimizar o controle financeiro e ter mais eficiência. Esse passo fará com que você não cometa mais erros, atrasos ou esquecimentos no pagamento das contas. 

Conte com a Conta Azul Pro para ter mais segurança sobre a sua gestão financeira! Com o nosso sistema ERP online, o gestor terá como controlar todas as entradas e saídas de forma simples e prática. E ainda, poderá: 

  • Fazer a gestão de recebimentos e das vendas; 

  • Monitorar o estoque em tempo real;

  • Emitir notas fiscais de forma simples e enviá-las automaticamente ao contador;

  • Gerar relatórios para acompanhar os ganhos e gastos;

  • E muito mais! 

Tudo isso com apenas alguns cliques! Faça o teste grátis e comece hoje mesmo a gerenciar todas as suas despesas com a Conta Azul! 

Leia mais

Leia também