Cobrança e Meios de Pagamento

6 dicas para emitir boleto de forma fácil e confiável

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 31/01/2024 | 5 mins de leitura

Conquistar a satisfação dos clientes não se resume a entregar produtos e serviços de qualidade. Além de outras questões cruciais como um bom atendimento, cada vez mais os consumidores procuram formas mais práticas e cômodas de pagar por aquilo que compraram. A emissão de boleto fácil e confiável pode ser parte desse processo. 

Dessa forma, as empresas e profissionais que buscam se diferenciar no mercado não podem abrir mão de um processo adequado de contas a receber para que seus clientes se sintam sempre propensos a voltar para novas compras ou utilizar o serviço.

O uso dos boletos bancários é uma das formas de pagamento mais utilizadas por credores em todo o Brasil e pode contribuir para que o sistema de recebimento da sua empresa seja mais eficaz e confiável. Como emitir boletos e que tipo de programa para gerar boletos podem facilitar a vida da sua empresa são os temas deste post.

Já utiliza os boletos para realizar cobranças? Ou quer melhor a administração deles em seu negócio?

Confira abaixo cinco dicas matadoras para gerenciar os boletos com mais eficiência:

1) Pesquise os tipos de cobrança em boletos

O primeiro passo para melhorar a gestão dos boletos é conhecer como as instituições financeiras tratam o assunto. Visite o banco onde a sua empresa possui conta para conversar com o gerente e avaliar os tipos de cobrança oferecidos.

Nas carteiras de cobrança não registradas, o banco só cobra uma taxa de sua empresa quando o cliente efetuar o pagamento do boleto, descontando o valor devido ao depositar o montante na conta (lembrando que este modelo só é valido até dezembro de 2017 – clique aqui e veja as mudanças). Já nas carteiras registradas, você paga por qualquer boleto emitido, mesmo que o cliente não pague, mas em contrapartida tem acesso a serviços bancários como protesto em caso de inadimplência, entre outros.

2) Faça estimativas da quantidade de boleto a ser emitida

Outra questão importante para uma gestão eficiente dos boletos é ter uma previsão aproximada da quantidade de itens que será gerada em um determinado período de tempo.

Ter uma estimativa em mãos contribuirá para reduzir as taxas cobradas pelo banco, pois quanto maior a quantidade de boletos, maior será seu poder de negociação. Além disso, será possível avaliar de forma mais adequada que tipos de processos e sistemas sua empresa irá precisar desenvolver para ter maior controle para emissão de boletos.

3) Use um software para emissão de boletos online

Gerar boletos nem sempre precisa ser feita no site do banco em que sua empresa possui conta. Uma alternativa para empresas que emitem muitos boletos é contar com um programa para gerar boletos que centralize os principais processos da organização.

4) Integre a rotina do negócio à emissão dos boletos

Usar um sistema de gestão online também aumenta a integração da emissão de boletos com outros processos da empresa. Quando a equipe registra uma nova venda, por exemplo, o software pode estar programado para emitir um boleto imediatamente para ser enviado ao cliente que fez a compra.

Outra possibilidade é, ao preencher uma receita esperada no fluxo de caixa, o sistema gerar o boleto imediatamente para postagem. Essa integração entre os processos e setores reduz a necessidade de esforços duplicados e garante tarefas mais simples e práticas no dia a dia.

5) Confira se o cliente realizou o pagamento

O gerenciamento dos boletos tem, ainda, outra etapa fundamental para que sua empresa tenha maior controle sobre o faturamento. Após o cliente efetuar o pagamento do documento, é importante conferir o extrato bancário da empresa para verificar se o valor já foi depositado pelo banco. Esse procedimento evita a entrega de produtos e serviços antes do pagamento devido.

Uma empresa que deseja prosperar precisa automatizar processos, controlar as atividades de uma ponta a outra. O gerenciamento de boletos faz parte disso e administrá-los é não somente esperar por seu pagamento, mas também fazer estimativas e integrações com outros setores da empresa para acompanhar cada item emitido.

6) Simplifique e escolha uma solução integrada

Com a solução de cobranças da Conta Azul, você pode emitir boletos registrados com códigos de barra e QR Code Pix. Além disso, você automatiza diversas tarefas, como o preenchimento de alguns campos do boleto e a baixa no financeiro. Isso porque a ferramenta e integrada com outros setores do sistema ERP, como o Financeiro e as Vendas.

Além disso, você paga a taxa de emissão apenas se o boleto for compensado. Ou seja: se o seu cliente perder o arquivo ou se ele resolver não pagar, você não tem nenhum prejuízo.

Quer experimentar essas vantagens na prática? Clique no banner abaixo e faça um teste grátis do nosso sistema ERP!

Leia também