Gestão do Negócio

Dicas para se dar bem no coworking

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Dicas para se dar bem no coworking

Em termos de espaço de trabalho, o coworking é a maior inovação dos últimos tempos. O gasto reduzido e o ambiente profissional podem fazer uma diferença drástica na hora de se reunir com clientes, sendo a opção ideal para empreendedores que estão começando a ganhar tração com suas startups. Mas você sabe identificar todas as possibilidades que o coworking pode oferecer?

Um ambiente como este, aonde divide-se espaço e materiais entre pessoas de empresas diferentes, pode ser um mar de novas oportunidades. Seguindo esta linha de raciocínio, elencamos aqui algumas dicas do que você pode fazer para que o seu tempo em um coworking seja potencializado, ao mesmo tempo em que sua relação com os demais usuários seja valorizada:

Aproveite para praticar o networking!

Um ponto forte de um espaço de coworking é a enorme possibilidade do networking, ou seja, a rede de contatos. Pois em um ambiente como esse, é possível conhecer várias pessoas e agregar mais conhecimento ao seu repertório. E como conseguimos isso? Através das conversas. Em grande parte do tempo, todos, inclusive você, estarão ocupados. Por isso, valorize o tempo que tem para socializar.

cÉ neste momento que você conhecerá empreendedores e profissionais que podem se tornar parceiros, clientes, fornecedores, ou até mesmo lhe apresentar algum amigo que poderá lhe ajudar de alguma forma. Ainda melhor é possível fazer amigos ou até mesmo encontrar um cofundador para seu projeto, ou formar um novo.

Pensando em convivência, é sempre enriquecedor ter que lidar com personalidades diferentes. A conversa traz o grande benefício da proximidade e empatia com seu colega. Isso lhe permite aceitar melhor os defeitos e qualidades de cada um, bem como abre a possibilidade para pedidos e críticas.

Escolha o espaço que se adeque à sua empresa

Existem vários perfis de espaço para coworking, alguns são mais espaçosos e minimalistas, perfeitos para startups com equipes maiores. Outros investem no design arrojado e na organização, adequados para empreendedores que se reúnem com clientes e investidores. Para se dar bem em um espaço como este, é preciso escolher a empresa que atenderá melhor às suas necessidades. Alguns espaços de coworking também oferecem serviços diferenciados, leve isso em consideração na sua escolha.

Uma nova comunidade se forma

Além do networking, um espaço como este oferece um ar de comunidade para as empresas alí instaladas. Várias startups trabalhando no mesmo lugar geram oportunidades para se formar uma comunidade onde uma mão lava a outra. Caso precise de algo, procure algum colega que possa ajudá-lo. E não hesite em oferecer ajuda a um empreendedor perdido.

Abra-se para as novas possibilidades

Um espaço de coworking é um ambiente de muitas ideias e focos diferentes. Por isso, esteja aberto para escutar novas opiniões e estudar tendências que você não havia imaginado antes. Esta pluralidade pode ser interessante para você, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Quem sabe se em alguma conversa não vá surgir uma nova estratégia de marketing ou de operações para sua startup?

Você, já trabalhou ou trabalha em um espaço coworking? Tem dúvidas sobre como funciona este modelo? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões sobre a convivência e as oportunidades que podem surgir.

Leia também