Gestão de Pessoas

Dicas para desfazer sociedade em uma empresa

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

Dicas para desfazer sociedade em uma empresa

Empreender juntamente com outras pessoas pode mesmo ser a melhor opção para se lançar no mercado com mais segurança e recursos financeiros, mas o detalhe é que nem sempre essa sociedade perdura.

Contudo, desfazer uma sociedade não significa, necessariamente, o encerramento da empresa, já que pode ser simplesmente uma dissolução parcial de sociedade, por meio da qual apenas um dos sócios deixa a empresa, enquanto os demais permanecem na atividade sem maiores problemas.

Caso a dissolução da sociedade já esteja acontecendo e você esteja em busca de um novo sócio, leia nossas dicas sobre como escolher um sócio para sua empresa. Mas se você pretende desfazer a sociedade para iniciar seu próprio negócio, acompanhe os dez motivos para abrir seu próprio negócio.

Por mais que pareça fácil realizar a dissolução de sociedade empresarial, vale lembrar que é preciso seguir alguns regulamentos previstos no Código Civil e nas leis que regem as sociedades empresariais. Por isso, fique atento a quais situações se encaixam melhor no seu perfil e ao que é preciso fazer para desfazer a sociedade da maneira correta.

Quando um dos sócios deseja deixar a sociedade

Mesmo que seja vontade de só um dos sócios realizar a dissolução parcial de sociedade, é preciso tomar algumas providências o mais rápido possível, como avisar aos demais sócios, com 60 dias de antecedência da retirada, a fim de que sejam providenciadas as alterações no contrato social da empresa. Nesse caso, o sócio recebe os valores correspondentes à sua participação e deixa de fazer parte da empresa.

Caso a sociedade seja por prazo determinado, o sócio só poderá se retirar se houver justa causa ou, ainda, com o devido consentimento dos demais participantes da sociedade. Sendo inviáveis essas duas opções, o sócio é obrigado a permanecer no negócio até que o prazo previamente acordado seja extinto.

Quando os demais sócios desejam excluir um sócio

Quando um dos sócios não cumpre com a integralização de capital acordada em contrato ou se alguma de suas obrigações contratuais é violada, ele pode, sim, ser excluído da sociedade pelos demais membros. E essa é mais uma possibilidade para que se faça a dissolução parcial da sociedade.

 

Quando algum dos sócios morre

A morte de um dos sócios pode levar à dissolução parcial de sociedade, caso os herdeiros dele não tenham interesse em assumir sua cota de participação na empresa. Nesse caso, é realizada a dissolução de sociedade empresarial de modo parcial, sendo que os valores correspondentes à participação do falecido são partilhados entre seus herdeiros diretos.

Quando a dissolução ocorre por vontade dos sócios

Sendo vontade de todos os sócios, é possível proceder a dissolução de sociedade limitada e, assim, encerrar as atividades da empresa. Se a sociedade for por prazo determinado, apenas com o consentimento de todos os sócios é que a dissolução de sociedade empresarial se dará. Caso a sociedade seja por prazo indeterminado, a vontade da maioria detentora do capital social é que prevalece, sendo exigido mais de 50% do capital social para que se conceda a desejada liquidação.

Quando a sociedade empresarial tem prazo determinado

Nesse caso, uma vez findo o prazo estipulado em contrato social, os sócios podem processar a respectiva dissolução de sociedade empresarial, liquidando os bens da empresa e realizando a partilha de acordo com a participação de cada parte envolvida.

Quando há inexequibilidade do objeto social

Caso não seja possível dar continuidade ao objeto — ou fim principal — da empresa, será realizada a dissolução de sociedade limitada pela simples falta de capacidade de sua operação.

Quando todos, menos um, saem por mais de 180 dias

Quando há disputas entre sócios e todos, menos um, deixam a sociedade, é inviável a manutenção da empresa — salvo se o sócio restante encontrar novos parceiros para compor o capital da empresa dentro de um prazo de até 180 dias. Se esses 6 meses se passarem e o sócio remanescente não encontrar outros interessados na sociedade, ocorre a dissolução de sociedade empresarial de forma jurídica.

Quando a dissolução de sociedade se dá por falência

Decretar falência não significa apenas fechar as portas do estabelecimento. Esse processo, que é exclusivamente jurídico, requer o cumprimento de uma série de etapas para que haja a dissolução de sociedade empresarial de fato. Lembrando que a justiça pode, ainda, nomear um administrador judicial para recuperar a massa falida, evitando, assim, que a empresa encerre suas atividades por má administração.

Para não precisar passar por esse processo de dissolução de sociedade no futuro, confira nosso Guia sobre Como abrir uma empresa, seguindo o passo-a-passo que elaboramos para tirar as ideias do papel. Comece a trilhar seu caminho pelo mundo dos negócios já com o pé direito!

 

E não deixe de comentar aqui para compartilhar suas experiências conosco! Já passou por uma dissolução de sociedade empresarial? Como foi o processo? Divida suas impressões e participe!

Leia também