Gestão do Negócio

Do sonho de criança ao empreendedorismo

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

 Do sonho de crianca ao empreendedorismo

O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta chega de maneiras e em tempos diferentes para cada pessoa. A resposta então… É difícil! Mas tem gente que acerta de primeira. Esse foi o caso de Omar Amin Ghanem Filho. Quantas crianças você conhece que tem brinquedos tão diferentes como tubos de ensaio e reagentes químicos? Depois de montar seu minilaboratório em casa, já estava na cara que o pequeno Omar iria seguir os passos do pai bioquímico.

Dito e feito. Omar cresceu, tornou-se farmacêutico e bioquímico, e cursou ainda a graduação e o mestrado em Administração de Empresas. Ele e sua irmã Monique Ghanem assumiram o laboratório da família e são atualmente os sócios-administradores do Grupo Ghanem – que contempla as segmentações de laboratório clínico, químico, ambiental, saúde ocupacional, alimentos, infantil e popular.

Da paixão à dedicação

Omar diz que nunca teve dúvidas do que queria para seu futuro: “Primeiro eu olhei para profissão do meu pai. A gente tem o pai como o super-homem, o super-herói… E comigo não foi diferente”, relembra. Ele conta que os filhos podiam ver a paixão que o pai tinha pela arte de laboratório, pelo experimento, pelas análises. Ao contrário do que muitas vezes acontece, nunca houve pressão dos pais para que os filhos seguissem a mesma profissão — foi algo que aconteceu naturalmente.

Mas o fato de assumir um negócio da família não tornou a vida dele mais fácil. “Sempre fui um aluno muito ‘cdfzão’. Eu batalhei muito pra ter conhecimento, pra me desenvolver, com muita dedicação desde pequenininho”. Omar ressalta que depois de se formar na área de farmácia e bioquímica, tomou gosto pelo estudo sobre administração.

“Eu pirei!”, revela ao contar que, assim, conseguiu conciliar duas competências que tenta sempre buscar o aperfeiçoamento constante: as análises e a gestão. Ele ressalta que essa busca por conhecimento e qualificação é imprescindível para que o “radar” de cada pessoa saiba captar novas oportunidades.

A gestão e as pessoas

Omar acredita que uma gestão de sucesso proporciona o intraempreendedorismo, fazendo com que os profissionais tenham vez e voz para expressar suas ideias. A ideia é fazer com que as pessoas busquem seus espaços dentro da organização. “E elas muitas vezes são as grandes idealizadoras de uma nova iniciativa”, ressalta Omar.

Serviços direcionados

“O laboratório tem que buscar ser para todos — todos os clientes, todos os convênios, todos os dias”. É essa visão que tem feito com que o laboratório tenha cada vez mais serviços especializados para públicos específicos. Sobre essa segmentação, Omar ressalta que a ideia é estar sempre conectado às necessidades dos clientes. “Porque uma empresa hoje se desenvolve por intermédio de valores agregados. Comodidade, praticidade, agilidade… É aquela história: quando você precisar, a gente estará disponível!”, destaca.

Conselhos do Omar

O bioquímico acredita que o desafio do empreendedorismo está em criar algo que leve benefícios para as pessoas, que transforme a vida delas de maneira positiva e que, ao mesmo tempo, seja sustentável ao longo do tempo. Para os empreendedores de plantão, ele tem alguns conselhos importantes:

  • Tenha um propósito

É aquilo que vai lhe guiar na sua caminhada, é seu objetivo, sua missão.

  • Acredite e sonhe

Nunca fique estagnado ou parado por medo. Ouse fazer o melhor e busque conhecimento para isso.

  • O empreendedorismo precisa de espaço para acontecer

Não adianta apenas pensar, ousar, criar, se você não realizar. E para que as ideias empreendedoras sejam colocadas em prática, é preciso que haja um contexto propício para isso.

  • Você não é empreendedor sozinho

Geralmente quando você tem uma ideia você precisa de pessoas para que isso seja colocado em prática. A ideia por si só, é mais uma ideia.

Gostou da história e das dicas do Omar? Então assista ao vídeo a seguir, onde ele relata em detalhes sua trajetória empreendedora.

Leia também