Gestão do Negócio

Software de gestão empresarial: confira 9 funções essenciais

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 26/01/2024 | 12 mins de leitura

Quer saber qual o melhor software de gestão empresarial para o seu negócio? Confira se ele tem estas 9 funcionalidades.

O software de gestão empresarial ocupa uma posição central nas organizações modernas: o painel de controle que concentra todos os dados, documentos e processos do negócio.

Com ele, é possível integrar todas as áreas da empresa, automatizar tarefas e acelerar as rotinas diárias, conquistando muito mais eficiência.

Desde os primeiros sistemas industriais até as soluções em nuvem da era digital, percorremos um longo caminho de evolução — e você precisa acompanhar esse ritmo.

Por isso, criamos este guia do software de gestão empresarial com detalhes da história, mercado atual e funcionalidades essenciais para sua empresa.

Se você ainda não usa ou quer atualizar seu software, veio ao artigo certo.

Siga a leitura e encontre a tecnologia ideal para o seu negócio.

Software de gestão empresarial: do MRP ao ERP

O software de gestão empresarial é uma tecnologia indispensável em organizações de todos os portes e um dos símbolos da transformação digital no mercado atual.

Mas, para que hoje você possa cumprir tarefas e cuidar de processos em poucos cliques hoje, foi preciso uma longa trajetória de evolução dos sistemas de gestão.

O conceito moderno de “controle tecnológico” para empresas surgiu lá na década de 1950, quando os gigantescos mainframes (computadores antigos de grande porte) rodavam os primeiros sistemas de controle de estoque — o ponto inicial da união entre gestão e tecnologia.

Na época, o preço dessas tecnologias era proibitivo e a automatização extremamente lenta.

Somente 20 anos mais tarde, na década de 1970, surgiu o antecessor dos softwares de gestão modernos: o MRP (Manufacturing Resource Planning).

Basicamente, era um sistema composto por computadores e aplicações modulares de software que permitia às indústrias gerenciar seu processo de produção, incluindo a fabricação, finanças e recursos humanos.

Já nos anos 1980, as fábricas utilizavam essas soluções para calcular as necessidades de recursos, avaliar o desempenho, controlar o estoque, gerenciar compras, controlar o chão de fábrica, entre outras funcionalidades.

Em 1990, enfim, surgiu a nomenclatura que usamos até hoje: ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão).

Com as redes de computadores ligados a servidores, ficou mais fácil evoluir o ERP para centralizar as informações do negócio e dividir as funções em módulos.

Assim, o software de gestão empresarial se tornou o grande banco de dados para gerenciamento e automação que conhecemos hoje, capaz de integrar todas as áreas da organização, agilizar processos e automatizar tarefas.

Agora, já estamos diante do “ERP pós-moderno”, como conceitua a consultoria Gartner, que é uma nova geração de softwares de gestão adaptada à realidade da computação em nuvem e internet de alta velocidade.

Com essas novas soluções, a ideia é que o sistema central da empresa possa se conectar a qualquer módulo de terceiros na nuvem, integrando o núcleo do ERP a vários outros serviços na web.

Ou seja: fomos de computadores que ocupavam uma mesa inteira até tecnologias em nuvem que podem ser acessadas a qualquer hora e lugar, oferecendo uma visão da empresa em tempo real na tela do desktop/notebook ou do celular/tablet.

Hoje, as empresas só têm a ganhar com essa evolução dos softwares de gestão empresarial e suas inúmeras funcionalidades.

Como resultado, temos um mercado em plena ascensão e um avanço tecnológico contínuo, como veremos a seguir.

O mercado de software de gestão empresarial

Para entender o cenário atual da tecnologia nas empresas, vamos dar uma olhada nos dados do mercado de software de gestão empresarial no Brasil e no mundo.

De acordo com a pesquisa Panorama do Mercado ERP 2017/2018, realizada pelo Portal ERP, 58% das empresas brasileiras pretendem investir mais em seu ERP atual, priorizando os seguintes aspectos:

  • Implantação de novos módulos do ERP atual
  • Atualização de versão do ERP atual
  • Treinamento da equipe para melhor uso do ERP atual
  • Melhores práticas de governança de TI
  • Customização de processos.

Ao mesmo tempo, 42% estão mirando na substituição de seu ERP atual por outro software do mercado.

Em relação às tecnologias que integram o sistema, quase 30% das empresas procura soluções que tragam indicadores estratégicos, como dashboards e Balanced ScoreCard (metodologia de gestão do desempenho).

Já as chamadas “tecnologias disruptivas” como IoT (Internet das Coisas) e Chatbots (robôs de conversação) aparecem na pesquisa como escolha de 25% das empresas para complementar seu ERP.

A migração para a nuvem e tecnologias mobile também são prioridade para 18%, mostrando que as empresas brasileiras investem para acompanhar o cenário global.

Aliás, a perspectiva é de que o mercado global de ERP alcance os US$ 70,3 bilhões (crescimento de 10,5%) até 2025, de acordo com o relatório Global ERP Software Market, publicado pela KBV em dezembro de 2019.

Enquanto isso, o mercado brasileiro de TI se mantém na 9ª posição do ranking mundial, com 42,8% de participação na América Latina, segundo o relatório Mercado Brasileiro de Software: Panorama e Tendências, publicado em 2019 pela ABES Software.

O crescimento do setor em 2018 foi de 9,8% e a movimentação total de US$ 47,7 bilhões, mesmo com a recessão econômica.

Para completar, um estudo da Zebra Technologies, realizado em 2019 e publicado na CIO, mostra que os investimentos em novas tecnologias cresceram 45% nas empresas brasileiras.

software de gestão empresarial

9 funcionalidades essenciais no software de gestão empresarial

Depois de conhecer a história do software de gestão empresarial e seu mercado atual, já podemos seguir para as suas funcionalidades essenciais.

Veja o que você pode fazer com esse sistema.

1. Centralizar todos os dados da empresa

Toda empresa produz uma grande quantidade de dados diariamente, desde a microempresa até as grandes corporações.

São dados de vendas, produtos, clientes e processos que se espalham por arquivos e planilhas e acabam sendo subutilizados — ou simplesmente perdidos — pela falta de integrações.

Com o ERP, você centraliza todas essas informações em um único banco de dados, que alimenta todo o sistema e permite a integração total entre as diferentes áreas.

2. Dividir as funções em módulos

Ao mesmo tempo em que o sistema de gestão centraliza todas as informações da empresa, ele também divide suas principais funções e respectivas áreas em módulos.

Assim, você consegue acessar tarefas e dados do RH, financeiro, produção, estoque e vendas no mesmo sistema, mas em menus e ferramentas separadas que organizam as tarefas de cada departamento.

E claro que todos esses módulos se conversam na plataforma, facilitando a troca de informações e documentos entre as áreas.

3. Automatizar tarefas

Uma das grandes vantagens do software de gestão empresarial, sem dúvidas, é a automatização de tarefas.

Isso porque o ERP se encarrega de todas aquelas funções repetitivas e tediosas como preencher formulários, enviar documentos, administrar a folha de pagamento, emitir notas fiscais e boletos, etc.

Assim, os colaboradores ficam livres para assumir tarefas mais estratégicas e os processos básicos da empresa passam a operar no piloto automático, garantindo um fluxo de trabalho muito mais ágil e eficiente.

4. Controlar o processo de vendas

O software de gestão empresarial permite que você acompanhe o processo de vendas desde o pedido até a emissão da nota fiscal no financeiro e entrega do produto ou prestação do serviço.

Com um sistema automatizado, é possível verificar quais produtos tem mais saída, fazer previsões de demanda e mensurar o desempenho da equipe de vendas, por exemplo.

Com o uso de ferramentas específicas integradas ao software, você ainda pode gerenciar as taxas e descontos, histórico de pedidos dos clientes, envio de propostas e orçamentos, contratos e vendas recorrentes, entre outras funcionalidades.

5. Controlar o estoque

O controle de estoque é uma das atividades mais importantes da empresa, pois garante o equilíbrio entre as compras e vendas da empresa e o giro adequado dos produtos.

Por isso, o software de gestão empresarial conta com um módulo dedicado à gestão do estoque, incluindo funções como inventário online, lançamento automático de compras, baixa automática de produtos vendidos, abastecimento de itens, etc.

Também é possível programar alertas automáticos que sinalizam quando um produto precisa ser reabastecido, evitando a paralisação de itens.

Tudo para melhorar o giro do estoque e aumentar a eficiência do negócio, eliminando perdas e desperdícios.

6. Gerir o relacionamento com o cliente

Os tipos de software de gestão mais conhecidos são ERP e CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Porém, você já conta com opções no mercado que integram o CRM ao ERP, incluindo funcionalidades que automatizam o contato e a gestão dos clientes.

Assim, você pode usar o mesmo sistema para armazenar os dados e histórico dos clientes, acompanhar o funil de vendas, gerar relatórios de pedidos, realizar cobranças, enviar documentos e automatizar o envio de e-mails, por exemplo.

7. Gerenciar as finanças

Na pesquisa do Portal ERP, o setor financeiro foi apontado como a segunda área mais beneficiada pelo software de gestão na empresa, atrás apenas da administração.

E não à toa, pois a tecnologia é uma grande aliada das rotinas contábeis, fiscais e financeiras da organização.

Com um bom software, é possível monitorar o fluxo de caixa, controlar as contas a pagar e a receber, fazer conciliação bancária, emitir notas fiscais e muito mais.

8. Gerir os recursos humanos

Na área de RH, os softwares corporativos automatizam funções como a gestão da folha de pagamento, controle de ponto, gerenciamento de processos seletivos e demais tarefas da área.

Assim, fica mais fácil integrar a gestão de pessoas às outras áreas da empresa e manter o controle sobre os documentos e informações dos colaboradores.

Uma das áreas que mais ganha é o próprio financeiro, que consegue mensurar e avaliar melhor os custos do RH.

9. Emitir relatórios para tomada de decisão

Como vimos, as empresas estão buscando soluções de gestão estratégica na tecnologia, e isso significa ter acesso a informações valiosas para a tomada de decisão.

Com o software certo, é possível gerar relatórios gerenciais que compilam e cruzam os principais dados do negócio, revelando padrões, tendências e insights que mostram o melhor caminho para o crescimento.

Por isso, é fundamental buscar soluções integradas que transformem informações financeiras, contábeis e comerciais em gráficos amigáveis, inspirando decisões baseadas em dados — e não em mera intuição ou especulação.

Como escolher o seu software de gestão empresarial

Agora que você conheceu as principais funcionalidades do software de gestão empresarial, ficou mais fácil escolher o sistema ideal para a sua empresa.

Afinal, você deve saber muito bem quais são as dificuldades e gargalos enfrentados no dia a dia, e quais pontos dos processos e tarefas precisam ser melhorados.

Ao identificar esses problemas, você só precisa procurar as soluções na descrição do software e selecionar os módulos mais importantes.

Felizmente, com o avanço do mercado de TI, você não precisa mais instalar programas pesados no computador ou pagar por recursos que não utiliza.

Basta assinar um software na nuvem, pagando uma mensalidade única para aproveitar todos os recursos na internet, a qualquer hora e de qualquer dispositivo — e deixando seus arquivos seguros no servidor externo da empresa.

A Conta Azul, por exemplo, possui um ERP 100% online e sob medida para pequenas empresas, com a maioria das funcionalidades que você viu acima.

O diferencial está na integração direta com a contabilidade e expertise na gestão financeira, com direito a conciliação bancária em tempo real, plano de contas, controle de impostos, diagnóstico de despesas, cobrança automática de clientes e muito mais.

O sistema ainda permite que você emita notas fiscais de produtos e serviços, controle de perto o estoque e as compras, organize as vendas e gerencie o relacionamento com os clientes.

Sem falar nos relatórios gerenciais completos que lançam luz aos desafios da gestão por meio dos dados — e garantem decisões certeiras.

Para completar, você conta com suporte gratuito e tem a certeza de armazenar seus dados em segurança, graças à tecnologia SSL e servidores altamente confiáveis.

E então, já sabe qual software empresarial é melhor para seu negócio?

Agora você pode tomar sua decisão muito bem-informado e dar o próximo passo para digitalizar sua gestão.

Aproveite e deixe seu comentário contando o que espera de um software.

Leia também