Gestão do Negócio

Como escolher um sócio para a sua empresa

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

Como escolher um sócio para a sua empresa

Escolher um sócio é uma tarefa muito importante. Essa escolha precisa ser baseada em uma série de critérios que precisa ser considerada antes do “casamento”. Sim, uma sociedade pode ser tão importante quanto um casamento.

Haverá momentos de alegrias, de conquistas, mas, na maior parte do tempo, a rotina da empresa trará muita pressão e responsabilidade para ambos e as famosas DRs (Discussões de Relacionamento) serão inevitáveis.

Outro quesito fundamental é a confiança. Não dá para ter um sócio que dependa o tempo inteiro de sua aprovação. Você precisa confiar nele e a relação precisa ser de autonomia, não de dependência. Fique atento a algumas dicas antes de fazer esta escolha:

Busque complementariedade

Não busque sócios que tenham exatamente o seu perfil e temperamento. Um sócio que complemente as suas características é essencial. Se você é mais conservador, uma pessoa com temperamento mais agressivo para negócios pode explorar campos que você ainda não visualizou. Se você for do tipo explosivo, considere os conciliadores como bons parceiros de negócio. A premissa também vale para as características técnicas. Se você está mais envolvido com a parte financeira, procure alguém com bons conhecimentos de marketing e mercado. Assim, a empresa pode crescer de forma equilibrada e coesa.

Alinhe objetivos

Uma sociedade só prospera se ambos os sócios trabalharem com os mesmo objetivos. Por isso, antes de formar uma sociedade, construa com seu sócio uma lista de prioridades que essa parceria deve levar em conta. Dessa forma, por mais que cada um tenha sua forma de agir e pensar, existirá uma diretriz única que fará com que a sociedade dê certo. Não adianta um trabalhar para fortalecer a linha de produtos já existentes enquanto o outro estiver focado no lançamento de novas linhas. Ambos precisam direcionar esforços para atender às prioridades.

Faça contatos

Os contatos são fundamentais na escolha do sócio certo. Comente com parceiros e conhecidos que você está em busca de um parceiro e deixe claro que características são importantes nessa parceria. Em um almoço de negócios ou em uma feira pode ter alguém que tenha ou que conheça exatamente aquela pessoa que preencherá os seus requisitos. Peça referências, conheça os projetos nos quais a pessoa já se envolveu e analise bem o perfil do possível sócio antes de marcar um encontro para propor sociedade.

Priorize o diálogo

Uma relação de confiança nasce de um contato constante e sincero. O diálogo é a chave para qualquer relacionamento e, em uma sociedade, isso não é diferente. Os sócios precisam conversar o tempo todo, buscando compartilhar dificuldades, dúvidas e expectativas que orientem o futuro do negócio. Sócios não são obrigados a concordar sempre, pelo contrário, pontos de vistas diferentes são importantes e saudáveis para a empresa evolua e devem ser discutidos de forma madura e consciente. Quando houver desacordo em alguma decisão, a razão deve falar mais alto. Os sócios devem se reunir e colocar no papel os prós e contras de cada ação. É preciso ter bom senso para reconhecer quando a opinião do sócio for mais vantajosa para a empresa e humildade para abrir mãos das próprias crenças.

 

E você, está procurando um sócio para o seu negócio? Ainda tem dúvidas de como encontrá-lo? Deixe um comentário e participe da conversa!

Leia também