Gestão do Negócio

Exemplos de fluxo de caixa para aplicar na sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 01/08/2023 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Um exemplo de fluxo de caixa é uma oportunidade para gestor ver na prática como pode controlar as movimentações financeiras da sua empresa;
  • Há vários modelos de fluxo de caixa que um empreendedor pode usar no planejamento estratégico e no controle financeiro;
  • Automatize os processos da sua empresa com a plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro e faça o controle das suas movimentações de forma simples e 100% online!

Experimente grátis a Conta Azul!

Se você está em busca de um bom exemplo de fluxo de caixa, é sinal de que se preocupa com seu financeiro. Para quem ainda está tentando organizar este processo, as planilhas podem ajudar bastante.

Porém, vale lembrar que uma planilha de fluxo de caixa completa deve ser fácil de analisar e prever espaço para todas as informações necessárias. Geralmente, elas podem ser encontradas em 3 formatos: diário, semanal e mensal.

Neste conteúdo, confira 3 exemplos de fluxos de caixa para aplicar na sua empresa. Ao final, entenda como dar o próximo passo para um controle financeiro eficiente com o apoio da tecnologia, por meios de um ERP online (plataforma de gestão integrada).

Exemplo de fluxo de caixa: 3 modelos para aplicar na sua empresa

O fluxo de caixa é uma peça chave na administração financeira de qualquer empresa e deve ser atualizado diariamente, com disciplina e seriedade. Ele pode ser elaborado em qualquer periodicidade, mas três são as mais comuns: diária, semanal e mensal.

Se você quer entender melhor o que é fluxo de caixa e como ele funciona, acesse nosso material completo sobre o assunto antes de partir para os modelos.

Exemplo 1: Fluxo de caixa diário

O fluxo de caixa diário, assim como qualquer outro, ér útil para qualquer tipo de empresa. No entanto, para alguns ele é indispensável. Para outros, apenas uma ferramenta de controle a mais.

Empresas com um fluxo de caixa volumoso, com muitas entradas e saídas no dia a dia, precisam absolutamente aplicar esse modelo. Agora, aquelas que fazem suas vendas algumas vezes na semana ou no mês, podem usar apenas como segurança extra.

Confira o exemplo de fluxo de caixa diárioExemplo de fluxo de caixa diário

Exemplo 2: Fluxo de caixa semanal

É muito difícil imaginar uma empresa que não precise fazer o fluxo de caixa semanal. Perceba que, mesmo que suas vendas sejam mensais, com grandes projetos ou entregas, ainda pode ter movimentações em todas as semanas.

As contas para pagar e o dinheiro a receber dificilmente estarão todos em datas tão próximas a ponto de caber em apenas 7 dias. Então, este fluxo tem altas chances de ser imprescindível para a sua empresa.

Confira o exemplo de fluxo de caixa semanal:

Exemplo fluxo de caixa semanal

Exemplo 3: Fluxo de caixa mensal

O modelo mensal de fluxo de caixa é obrigatório para qualquer empresa que queira manter o controle financeiro. Isso porque  a maior parte dos valores a pagar e a receber são mensais, como as parcelas dos clientes e as contas de água, luz e internet, por exemplo.

Confira o exemplo de fluxo de caixa mensal:

Exemplo de fluxo de caixa mensal

Vantagens de ter um processo de fluxo de caixa definido

A principal vantagem de ter o fluxo de caixa organizado é ter clareza sobre todas as suas movimentações financeiras. Confira outros benefícios:

  • Controlar, prever e planejar entradas e saídas;
  • Cuidar da saúde financeira do negócio;
  • Avaliar sua situação financeira, o que inclui saber se seu volumes de vendas conseguirão pagar as contas;
  • Entender se sua empresa está lucrando ou operando no vermelho;
  • Saber se o negócio é rentável ou se precisa de um dinheiro extra para continuar funcionando;
  • Mostrar aos investidores o quanto a empresa é lucrativa e com bom controle financeiro.

Sabia que é super fácil visualizar o fluxo de caixa na Conta Azul Pro? Assista o vídeo abaixo e confira!

Conta Azul: Como visualizar o fluxo de caixa dentro da plataforma

Como controlar fluxo de caixa de um jeito mais simples

Planilhas de fluxo de caixa são muito atrativas, nós entendemos. A facilidade de lidar com um tipo de ferramenta que você já conhece tem sim suas vantagens. Porém, à medida que a sua empresa cresce, é necessário também dar um passo a mais.

A plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro é tudo o que você precisa para fazer a gestão completa, online e simplificada da sua empresa. O fluxo de caixa se torna automático e todas as áreas administrativas da sua empresa são integradas.

Da mesma forma, a conciliação bancária também é automática. Isso significa que ninguém na sua empresa precisa quebrar a cabeça para ver se os números do fluxo e do extrato batem uns com os outros. É muito mais agilidade, menos custo e burocracia nessa operação.

Melhor ainda: com nosso ERP online, você pode acompanhar esse fluxo de caixa em tempo real e emitir relatórios quando quiser  (como você pode ver no vídeo abaixo). Isso significa mais agilidade para responder a desafios e oportunidades que ocorrem no dia a dia da empresa.

Essa otimização também traz mais segurança. Ao vender um serviço ou produto, é possível verificar se as baixas de valores, estoque e outros estão ocorrendo como deveriam. Assim, percebem-se furtos, extravios, negligência e descuidado de colaboradores ou terceiros.

Para melhorar, dá para acompanhar o fluxo de caixa, o financeiro e o estoque pelo celular, de qualquer lugar, a qualquer momento, ao integrar a CA Pro com o App Conta Azul de Bolso.

Faz sentido para você? Então faça o teste grátis e veja, na prática, como a Conta Azul Pro funciona!  

Leia mais

Leia também