Gestão do Negócio

Expandindo os seus negócios através das filiais

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Expandindo os seus negócios através das filiais

Sua empresa atingiu um nível o qual não é mais capaz de ultrapassar, seja por dificuldades de planejamento ou relacionadas à produção, contratação de pessoas e outros itens? Neste ponto, uma boa opção pode ser expandir sua empresa por meio de uma filial.

Neste artigo, a equipe da ContaAzul trouxe algumas dicas para você não errar no processo de criação de filiais. Confira:

Conquistando novos mercados

Um dos pontos mais interessantes de se ter uma filial é que por meio dela você pode marcar presença em locais onde sua participação antes era nula. Principalmente para negócios que exigem um ponto físico para vender produtos ou oferecer os serviços, pode ser um incômodo para o cliente ter de se locomover por distâncias consideráveis. Por isso, uma filial torna-se uma boa maneira de aproximar cada vez mais a sua marca do público, trazendo inclusive novos clientes e consumidores.

Mas preste bastante atenção! Cada cidade ou região tem sua própria cultura e seus próprios hábitos. Então estude bem o novo terreno no qual você está prestes a se aventurar, evitando possíveis erros ou gafes que podem comprometer a sua atuação naquele local. Verificar a demanda, bem como a capacidade de gerá-la, é imprescindível antes de abrir uma filial. Aprender como se comunicar, identificar qual a melhor maneira de oferecer seu serviço e conquistar o público nos mais diferentes lugares são os primeiros passos rumo ao sucesso quando tratamos de filiais.

Conheça bem seus novos sócios

Ao possibilitar a criação de filiais de um negócio que está sendo conduzido de forma plena, é possível que empresários e investidores demonstrem interesse na oportunidade se você souber como vender o seu peixe. Nesta hora, todo cuidado é pouco para não escolher a pessoa errada, pois ela estará administrando e representando parte do seu negócio. Investigue o histórico do possível sócio, ouça suas ideias e experiências, evitando possíveis conflitos no futuro e, principalmente, verifique se você está lidando com alguém de confiança.

Tome muito cuidado com propostas financeiras incríveis, pois podem não passar de ilusões. Também preste atenção naqueles que possuem a motivação e o ímpeto de inovar: estes são os administradores que pensam no futuro, e efetivamente acrescentam algo à sua empresa, podendo até mesmo garantir a longevidade dela. Lembre-se sempre de que você está escolhendo alguém com quem dividir finanças e informações importantes.

Mantenha-se sempre próximo do seu negócio

Mesmo que a filial seja administrada, em grande parte do tempo, por outra pessoa, não quer dizer que você não precisa mais se preocupar com ela. Garanta que o padrão de qualidade do seu produto ou serviço está sendo seguido, pois deslizes prejudicarão o valor da sua marca. Outra dica importante é garantir que a identidade da marca está sendo preservada, de modo que o público saiba realmente que aquele estabelecimento faz parte de uma rede de filiais. Isso é essencial para agregar valor ao seu negócio.

Você está pensando em investir na expansão da sua empresa? Fique de olho nas dicas, além de manter um rigoroso controle financeiro sobre cada um dos pontos que surgirem, pois o fluxo de dinheiro e responsabilidades se ampliam na mesma medida em que o seu negócio cresce!

 

Leia também