Gestão do Negócio

Dicas para empreendedores: Falhas geram prosperidade

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar
 

Dicas para empreendedores: Falhas geram prosperidade

“Mostre-me alguém que nunca tenha cometido um erro, e lhe mostrarei alguém que nunca fez nada.” – William Rosenberg, Fundador do Dunkin’ Donuts.

Ser um empreendedor pode facilmente se transformar em um caos. Todo empreendedor terá dificuldade em levantar capital, construir uma equipe, fazer um produto excepcional e adquirir clientes. Estes desafios constantes podem fazer com que pensamentos de desistência possam se apoderar dele.

Ao invés desta quantidade de desafios ser vista como um impedimento ao sucesso, estas barreiras e dificuldades devem ser vistas como desafios e oportunidades de crescimento e de desenvolvimento. Os empresários devem enfrentar obstáculos com determinação e abertura ao invés de medo. É somente por meio da perseverança e determinação que é possível se tornar um empreendedor de sucesso. Falhar é necessário para prosperar.

Aqui ficam algumas sugestões para o ajudar a lidar, se recuperar e prosperar ao invés de fracassar.

Lidar com os obstáculos

“O sucesso não é final, o fracasso não é fatal: é a coragem para continuar que conta.” – Winston Churchill Enfrentar desafios pode ser uma experiência positiva que promove perseverança, motivação e determinação. Os desafios não só proporcionam uma oportunidade de crescimento, mas também aumentam o entusiasmo, atenção e interesse; todos os quais são necessários para o melhor desempenho. A Lei de Yerkes-Dodson determina que o desempenho aumenta com o entusiasmo, e a performance máxima resulta de uma quantidade moderada de entusiasmo. Quando os níveis de entusiasmo são demasiadamente elevados, haverá um decréscimo do desempenho.

Assim, abraçar os desafios e os efeitos positivos que eles têm deve ser uma prioridade para cada empreendedor. Garantir que os seus níveis de entusiasmo permaneçam na faixa moderada também é crítico para alcançar um ótimo desempenho. A manutenção de um nível ótimo de entusiasmo durante situações estressantes tornará mais fácil suportar o desafio e vai permitir-lhe ter clareza para encontrar formas de se recuperar.

Falhar e recuperar

“Desenvolva o sucesso a partir de suas falhas. O desânimo e o fracasso são dois dos trampolins certeiros para o sucesso” – Dale Carnegie

Obstáculos e fracasso, e as respostas a eles, são consideradas como um aspecto importante da experiência empresarial [1]. Estes oferecem uma oportunidade de reanalisar o seu mercado-alvo, ganhar uma compreensão mais profunda de seus clientes e redefinir o seu produto. Algumas das empresas mais incríveis encontraram enormes falhas (FedEx, Apple, etc), aprenderam com os seus erros e prosperaram.
Experiências de falhas não são reportadas como “um tipo de experiência quase de morte”, mas sim como uma aprendizagem da qual se “sai com mais clareza” e se “sai mais forte” [1]. Usando uma falha ou contratempo como uma oportunidade para mudar, crescer e melhorar, os empresários podem ter sucesso numa economia selvagem e desenfreada.

Beneficiar

“É bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso.” – Bill Gates

A intensidade emocional de falhar fornece um estímulo à reflexão e posterior aquisição de conhecimento [1]. É uma oportunidade para reexaminar e reavaliar suas decisões, equipe, produto e visão.

Durante um discurso de Harvard J.K. Rowling disse: “Simplesmente porque fracasso significa se despir do que não é essencial. Eu parei de fingir a mim mesma que eu era diferente, e comecei a orientar toda a minha energia em terminar o único trabalho que importava para mim. Se eu realmente tivesse alcançado sucesso em qualquer outra coisa, eu poderia nunca ter encontrado a determinação para ter sucesso naquela área na qual eu verdadeiramente acreditava que pertencia.” O fracasso foi o fundo do poço, ela precisava reconstruir sua vida e seguir o seu sonho.

Como o fracasso é inevitável, os empresários devem se abrir a desafios, aceitar erros e comprometer-se a aprender e progredir com cada revés. Determinação e perseverança são fundamentais, mas também o são a flexibilidade e a adaptabilidade. Falhar pode ajudá-lo a “despir-se do que não é essencial,” reavaliar o seu objetivo e descobrir uma oportunidade maravilhosa. E no fim, você terá uma história incrível para contar.

[1] Cotterill, K. (2011). “Entrepreneurs’ response to failure in early stage technology ventures: a comparative study.” IEEE International Technology Management Conference.

Autor Convidado:

Tiago Paiva, apaixonado por otimizar a produtividade e eficiência das empresas é fundador e CEO do Talkdesk. O Talkdesk é uma solução de call center software para pequenas e médias empresas que lhe oferece as mais inovadoras ferramentas de vendas e suporte telefônico para ajudar o seu negócio a crescer . Siga o @talkdesk para novidades!

Leia também