Gestão do Negócio

Gaste menos tempo com financeiro e mais com a estratégia de vendas

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 22/01/2024 | 3 mins de leitura | ← voltar

 Gaste menos tempo com financeiro e mais com a estratégia de vendas

Foi-se o tempo em que era preciso investir uma grande quantidade de tempo e pessoas na gestão de uma empresa. Atualmente, sistemas de gestão permitem que estes recursos tão valiosos possam se concentrar em áreas mais estratégicas para a companhia, como vendas, marketing e projetos.

Pensando nisso, apontamos alguns pontos em que um sistema de gestão pode otimizar o setor financeiro e, consequentemente, dar mais tempo para focar em seu desempenho estratégico no mercado:

Praticidade

Muitas empresas ainda hoje usam planilhas do Excel para auxiliarem na gestão. Elas também funcionam e garantem controle. Porém, com o passar do tempo e com o crescimento da empresa, planilhas fazem com que você gaste na gestão financeira um tempo precioso que poderia ser aplicado em sua estratégia de marketing e vendas, por exemplo. Um dos maiores problemas de usar esta ferramenta é que sua integração deixa a desejar, pois ao atualizar o documento é preciso enviá-lo por e-mail para as outras pessoas envolvidas no processo que também precisam salvar e devolver a cada vez que fizerem uma alteração. Ou seja, é retrabalho.

Com isso, perde-se um tempo enorme para lidar com os dados e processos da área. Além disso, trabalhar com inúmeras planilhas gera outro problema: a comunicação. São muitas abas, fórmulas e áreas da empresa para serem controladas, o que pode resultar em um processo nada simples.

Um sistema de gestão integrado acaba com estes problemas a partir do momento que não exige tráfego de dados e pode ser acessado em tempo real por todos os membros da equipe envolvidos na tarefa.

Atualização

Um sistema de gestão tem a grande vantagem de levar para o usuário a tranquilidade de que ele está vendo a última versão do documento, pois é atualizado em tempo real. Além de ser mais simples de acessar, a ferramenta não oferece o risco de alguém fazer uma mudança de última hora e esquecer de enviar a planilha por e-mail, por exemplo.

Acessibilidade

Ao apostar em um sistema de gestão online, todas as informações podem ser acessadas pela internet, possibilitando que o financeiro acesse a ferramenta de qualquer máquina com acesso a web e em qualquer lugar que estiver.

Este é um recurso interessante para quem trabalha em de home office ou precisa executar ações importantes fora do local de trabalho, como no banco, por exemplo. Outro fator relevante para um sistema de gestão na nuvem é a questão da segurança, pois há um backup constante dos dados financeiros, além das informações serem restritas aos usuários.

Economia e investimento

Agora vem a melhor parte: todo o tempo que você poupou com a gestão financeira da sua empresa pode ser investido no aprimoramento da estratégia de vendas da sua empresa, como treinamento de funcionários e implementação de novos métodos para melhorar os resultados. Ou mesmo investir em marketing para dar um up no atendimento de leads, otimizando sua taxa de conversão!

O ContaAzul pode ajudar em todos esses cenários! Aproveite e experimente grátis hoje mesmo.

E na sua empresa, quais são os recursos utilizados na área financeira? Ainda gasta horas revendo planilhas e checando orçamentos? Não perca tempo e invista em um software que pode trazer resultados significativos para a companhia!

 

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito, deixe um comentário!

Leia também