Gestão do Negócio

Gestão Empresarial: primeiros passos para o sucesso

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Gestão Empresarial: primeiros passos para o sucesso

Gestão empresarial, como o próprio nome diz, é a gerência de uma empresa e engloba todas as tarefas, desde o planejamento, gestão de pessoas, gestão de projetos, gestão de conhecimento, sustentabilidade, valores, políticas da empresa, gestão financeira até inovação tecnológica. Gerir é fundamental para qualquer negócio, sejam microempresas ou grandes grupos econômicos.

Esta parece uma premissa muito óbvia, porém, muitos empresários pecam nesse ponto por comandarem um negócio de maneira informal, por assim dizermos.

Cabe dizer que quando a empresa deixa sua estrutura familiar, de poucos funcionários e pequenas somas de dinheiro em circulação, as coisas até conseguem caminhar de maneira mais manual e livre. Por outro lado, se a empresa almeja o sucesso, ou seja, crescer e lucrar mais, a gestão empresarial deve ser conduzida de forma responsável, observando-se cada ponto. Nesse sentido, empreendedores precisam sair da gestão informal e planejar para se destacar no mercado.

Muitas das grandes empresas começaram como uma ideia pequena. Para que crescessem, o processo de trabalho foi modificado de forma a profissionalizar os processos, operando com mais recursos (financeiros, humanos e até tecnológicos). Você também quer impulsionar seus negócios para o sucesso? Conheça o segredo das grandes empresas: foque em gestão empresarial.

Conheça o seu negócio

Para saber como agir, é preciso se situar, inclusive para traçar as estratégias de alcance de novos mercados e clientes. Isso deve ser feito através de uma análise do campo de atuação no qual a sua empresa está inserida. Os custos de produção valem a pena? Há espaço para sua ideia no mercado? Quem é o público? Somadas a estas, há diversas outras questões que devem ser conhecidas para gerir um negócio, dependendo do ramo de atuação.

Defina, ainda, em que ponto seu produto ou serviço é forte e competitivo, onde há pontos a serem melhorados e que exigem maior investimento. Com estes dados importantes, é possível planejar a gestão e decidir quais as medidas prioritárias.

Planejamento financeiro: a ação que comanda as outras

A gestão empresarial será a fonte que distribuirá os recursos nos demais setores da empresa. Isso garante o bom funcionamento do negócio, além de investimentos nas áreas que merecem atenção como marketing e toda a parte financeira.

O controle do fluxo de caixa, ou seja, de todo o dinheiro, é extremamente crucial para garantir que a gestão empresarial seja executada. Portanto, sem planejamento financeiro e controle dos ganhos e despesas, um negócio não consegue ser lucrativo.

O planejamento e o controle financeiro não são tarefas que exigem altos gastos da sua micro ou pequena empresa. Muitas vezes, uma consultoria cara ou até uma equipe grande de administradores não são necessidades reais. Existem sistemas criados para ajudar o empreendedor a ter uma visão ampla e precisa do negócio. Dessa forma, ele visualiza cada gasto de forma detalhada, a receita total e os lucros líquidos. Gerir as finanças do negócio informalmente, sem qualquer tecnologia, não é aceitável depois de ferramentas de gestão bastante simples e com alto custo benefício.

Preste atenção no mercado

Não se esqueça do básico: saiba o que as pessoas realmente necessitam. Estar atento às demandas permite que você possa projetar o seu negócio para o futuro, conhecer questões de sazonalidade, quanto os clientes pagariam por aquilo que sua empresa oferece, dentre outros pontos. Com isso, é possível direcionar recursos, otimizar custos, precificar, planejar estratégias de marketing e ter ideias para conquistar o mercado.

Agora, a gestão empresarial não é mais um mistério ou algo complicado. Ela deve fazer parte da rotina do negócio, focando em otimizar o processo para a geração de lucros. E além de representar os primeiros passos para o sucesso, a gestão empresarial é o caminho para ele! Portanto, invista na otimização do trabalho interno para chegar ao topo.

Leia também