Vendas

Gestão empresarial: Suas vendas são realmente lucrativas?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

Gestão empresarial: Suas vendas são realmente lucrativas?

Toda empresa precisa promover as vendas para arcar com as despesas, crescer, reinvestir no negócio e permanecer lucrativa. Mas antes disso, para vender o produto ou serviço é preciso ter foco na gestão e saber administrar de forma precisa os custos e ganhos da operação empresarial como um todo.

Somente assim é possível mensurar o lucro real, corrigir falhas e otimizar processos mas é comum que muitos empreendedores entrem no vermelho por não conseguirem lucro com as vendas, apesar de, aparentemente, o custo da matéria-prima e da produção ficarem abaixo do valor de venda do produto. Mas por que isso acontece?

O problema está na gestão empresarial que não é bem realizada, erro que engloba desde descontrole do fluxo de caixa, problemas com fornecedores, inadimplência dos clientes, desconhecimento da totalidade dos custos de produção e falta de comunicação eficiente entre os setores da empresa.

Você sabe se as vendas estão gerando os lucros necessários? Como podemos calcular estes dados? Se você quer saber a resposta, continue a leitura deste artigo!

Como saber se o produto está a um valor ideal ?

A margem de lucro é calculada somando as vendas, menos o custo das mercadorias, menos as despesas variáveis e despesas fixas da empresa (inclusive o salário dos funcionários e o seu). Conhecendo esses números é possível reajustar o valor do produto para que ele gere lucros. Perceba também que os ganhos não são calculados somente pelo valor da comercialização, mas envolvem outros fatores e custos gerais do negócio.

Se o resultado dessa conta não foi satisfatório, é preciso executar algumas ações na empresa, como negociar o preço das mercadorias com os fornecedores ou até mesmo considerar aumentar o preço final. Porém, não se esqueça da lógica do mercado: seu produto deve estar a um valor competitivo, compatível com a concorrência. Antes de definir o preço verifique se o problema não é com despesas excessivas dentro da empresa.

Como aumentar a margem de lucro?

Se o preço do produto está de acordo com o mercado no qual a empresa está inserida e a mesma não precisa de um corte de custos internos, é preciso buscar saídas para gerar o almejado lucro com as vendas. Veja a seguir algumas ações que vão ajudá-lo:

Negocie com seus fornecedores

Um dos fatores mais importantes no mercado de vendas são os fornecedores! Se o preço que você compra matérias-primas ou seus produtos para revender não for satisfatório, pode ser necessário buscar novas empresas que podem entregar algo com qualidade similar há um custo menor.

Porém, para tomar essa decisão, é necessário fazer uma pesquisa de aceitação do seu público para verificar se haverá perda de clientes nessa troca de fornecedores.

Tenha um preço justo

Um erro muito comum no mercado de vendas é colocar o preço muito abaixo do comum. Muitos empresários tomam essa medida para diferenciar a sua oferta em meio aos concorrentes. O erro é que você acaba lucrando muito pouco com seu trabalho. Estabelecer um preço que seja justo, mas lucrativo, é uma regra básica para que o seu negócio cresça de forma saudável.

Ofereça um ótimo produto

Ao iniciar no mercado de vendas, muitos empresários tomam o caminho errado para seus produtos, tentando ter um preço competitivo no mercado e se esquecendo de entregar um produto único em qualidade e inovação para seus clientes.

Se você quer aumentar sua margem de lucro e ter um grande sucesso nas vendas, precisa desenvolver novas ideias, produtos e serviços eficientes. Para que isso seja possível, você deve acreditar no que faz e entender o seu ramo de atuação. Se você não vê potencial no seu produto, o cliente não terá porque gostar dele! Portanto, forneça itens de qualidade e invista em marketing para promover eles e sua marca.

Fique atento aos indicadores

Ao gerir uma empresa é preciso que você esteja sempre atento aos sinais que o próprio negócio demonstra, conhecendo de perto os indicadores financeiros como o fluxo de caixa e a margem de lucro, por exemplo.

Fique sempre de olho nestes itens para ter uma empresa financeiramente saudável, melhores atividades lucrativas e, principalmente, oportunidade de crescimento. Para aprender mais sobre o assunto confira nosso artigo Entenda como fazer um relatório de vendas por vendedor

Leia também