Balanço patrimonial


O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é nada mais que uma demonstração contábil. Ele apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa de forma qualitativa e quantitativa em um determinado período de tempo.

Principal função

O balanço patrimonial tem como principal função fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período. E esse balanço é  feito geralmente sobre o período de 1 ano. Ele é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um controle do patrimônio eficiente.

Divisões do balanço patrimonial

Primeiramente, o balanço patrimonial se encontra subdividido em duas categorias principais, sendo elas Balanço Patrimonial Ativo e Balanço Patrimonial Passivo.

Assim, suas definições são:

  • Ativos: se resumem aos bens, aos direitos e aplicações de recursos controlados pela empresa. Também fazem parte dos ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez, assim como também os títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.

  • Passivos: eles compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, com outras empresas e também com seus funcionários.

O Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido é considerado o capital que a empresa possui disponível em caixa, efetivamente. Ele também pode ser usado para reinvestimento na própria empresa, seja com a modernização ou expansão das atividades. O Patrimônio Líquido também pode ser transformado em reserva financeira ou utilizado para expandir os investimentos ativos e realizar novos investimentos financeiros.

Concluindo, o balanço patrimonial é a demonstração contábil que evidencia num determinado momento a situação econômica e financeira do patrimônio de uma empresa. É possível entender e estudar os atos administrativos que podem afetar o patrimônio, objeto de controle no ativo e passivo compensado. A visão que o balanço patrimonial passa é sempre estática e procura mostrar a realidade do patrimônio da entidade em uma data específica.