Fiscal e Tributário

Guia ContaAzul: Desvendando o eSocial

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 07/07/2023 | 1 mins de leitura | ← voltar

Desvendando o eSocial

A partir deste ano, todas as empresas – micro, pequenas, médias e grandes, trabalhadores rurais e domésticos –, terão que se adaptar ao eSocial. Este novo projeto do governo tem como objetivo centralizar o recebimento de todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos trabalhadores.

Pode parecer complicado no começo, mas o eSocial foi pensado para facilitar a vida das empresas. A partir do início da vigência, todos os documentos serão enviados por meio digital, dentro de prazos determinados. Os documentos que serão preenchidos a partir do eSocial, chamados leiautes, tem tudo o que o governo precisa saber.

Pode dar trabalho no início, mas com o tempo e apoio de todos os setores, as empresas irão se acostumar. Pelo menos em um aspecto os empresários podem ficar tranquilos, nada muda em relação às legislações vigentes. Todos os direitos e deveres seguem os mesmos. Inclusive, com este novo processo, os trabalhadores poderão acompanhar mais de perto como tudo está sendo feito pelas empresas.

Neste guia você vai encontrar mais detalhes sobre o eSocial, as mudanças de rotina que os setores da empresas terão que fazer, em especial o RH, a importância de contar com a tecnologia e, ainda, conhecer um pouco da história das relações trabalhistas no país.

Confira os itens deste guia:

– O que é o eSocial?

– As mudanças no envio das informações

– Prepare a sua empresa para as mudanças

– Datas e cronogramas que precisam ser seguidos

– É importante contar com um software?

– A evolução das relações trabalhistas no Brasil

Leia também