Controle Financeiro

[Infográfico] NF-e: adote esta ideia moderna e econômica

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 1 mins de leitura | ← voltar

[Infográfico] NFe: adote essa ideia moderna e economica

Desde 2006, está em andamento a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para empresas que vendem produtos e prestam serviços (NFS-e). A implantação definitiva para todo o Brasil ainda está em andamento e não há um cronograma definido, mas todos os estados e o Distrito Federal já tem um sistema padrão definido para os impostos estaduais.

Por enquanto, a NF-e é limitada às empresas contribuintes do ICMS e do IPI. Se você está nesta lista, agilize-se e vá atrás da regulamentação. No início, pode parecer complicado, mas com o tempo você vai perceber que o processo é mais ágil e prático do que imaginava e, ainda por cima, garante segurança e probidade ao seu negócio.

Já as empresas contribuintes do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), que é uma taxa municipal, devem estar atentas às datas de implantação em seu município. Cada um tem o seu sistema e cronograma particular para a entrada em vigor da NFS-e, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.

 

Para esclarecer algumas dúvidas e auxiliar os empreendedores sobre a NF-e e a NFS-e, apresentamos abaixo um infográfico que destaca o passo a passo para solicitar a entrada no programa e explica como fazer a emissão.

E nós podemos ajudá-lo ainda mais: com o ContaAzul, você pode emitir notas com apenas um clique ! Veja aqui como funciona.

infografico_nfe (6)

Leia também