Vendas

Confira 5 dicas de vendas para iniciantes

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O desafio de todo empreendedor, principalmente daqueles que estão começando, é conquistar o cliente para garantir a venda;

  • Separamos 5 dicas de vendas para iniciantes, fáceis de aplicar;

  • Para organizar todo o seu processo de vendas, use a planilha que disponibilizamos gratuitamente neste conteúdo.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Se você é um vendedor ou dono de negócio sabe que, para fazer uma venda, é preciso conquistar o cliente. Ou seja, é indispensável saber como oferecer o produto ou serviço para fechar o negócio.  

Além disso, por trás da venda em si, existem outros processos – como negociar a forma de pagamento, conferir o estoque, organizar a logística de entrega, etc – que você precisa dominar, pois eles podem ser determinantes para o sim ou para o não. Outro aspecto importante é entender sobre persuasão, para contornar possíveis objeções. 

Para ajudar quem está começando, listamos 5 dicas de vendas para iniciantes fáceis de serem colocadas em prática. Com elas, além de vender, você também terá altas chances de fidelizar o cliente. Boa leitura!

Dicas de vendas para iniciantes

Vendas para iniciantes: por onde começar?

O primeiro passo é garantir a organização do processo de vendas, porque não basta apenas mostrar o produto ou serviço e esperar pelo pagamento. É preciso dar atenção às outras etapas, como atendimento e pós-venda, que vão influenciar na opinião que o cliente vai formar sobre sua loja. 

Um exemplo de como a desorganização pode dar prejuízo é perder um cliente porque  ofereceu um produto que não tem mais no estoque. Algo que poderia ter sido evitado com uma boa gestão deste setor.

Agora, o segundo passo, é entender sobre vendas, ou seja, tudo aquilo que você pode fazer para encantar o cliente, fazer com que ele feche negócio, retorne e ainda fale bem da sua empresa para outras pessoas.

Continue lendo e confira as 5 dicas para vendedores iniciantes. 

5 dicas de vendas para iniciantes

Se o processo de vendas não fosse tão importante, produtos e serviços se venderiam sozinhos. Bastaria expor tudo numa vitrine e esperar o cliente pagar. 

Contudo, não é assim que acontece na prática. O vendedor, que muitas vezes é o próprio empreendedor, precisa dominar outras habilidades. Confira as dicas de vendas para iniciantes que separamos para você.

1. Capriche no site e na vitrine

Todo mundo já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica” – e ela é verdadeira. Por isso, invista em uma decoração que combine com o estilo da loja. Se você vende moda praia, vale apostar em itens que remetem ao verão e ao mar, por exemplo.

O site é uma vitrine virtual para sua loja, então ele também precisa estar de acordo com o estilo da empresa.Ter um site atrativo não significa encher a tela de elementos, apenas apresente seus produtos e serviços de forma atraente para chamar atenção do consumidor. 

E não esqueça de deixar as informações sobre preços e formas de pagamento visíveis, seja qual for a sua modalidade de venda.

2. Prepare-se para conquistar os clientes

Ouvir o cliente vai permitir que você entenda o que ele está precisando e, assim, possa oferecer uma solução adequada. Use todo o conhecimento que tem sobre o produto ou serviço e ofereça para tirar dúvidas. A simpatia também conta na hora dessa conquista. 

3. Cuide do estoque com carinho

Não ofereça o que você não tem, pois isso vai acabar frustrando o cliente e pode até sujar a imagem da marca. 

Então, nos períodos com maior volume de vendas, reforce o estoque da loja. Você pode fazer uma previsão do número de produtos de acordo com as tendências do mercado, para não ter itens parados, mas sempre manter a variedade.

A regra da organização também vale aqui. Disponha os produtos de forma que o atendimento fique mais ágil, colocando os itens mais vendidos na frente, por exemplo.

4. Fique de olho no pós-vendas

Não pare depois de conseguir vender: mantenha uma relação com o cliente também no pós-vendas.

Mesmo antes do consumidor sair da loja, pergunte se ele gostou do atendimento ou se precisa de algo mais.

O pós-vendas pode continuar também por e-mail, com envio de mensagens sobre novos itens ou promoções, informações interessantes para atrair o cliente e fazer com que ele não esqueça sua empresa. 

5. Estruture os seus processos de vendas online

Os tópicos anteriores também servem como dicas para vendas online, mas vamos acrescentar mais uma: lembre-se que muitos consumidores procuram primeiro os produtos no site para depois realizar a compra. 

Então, sua loja online também deve estar organizada e oferecer segurança para o cliente durante todo o processo da compra – seja no atendimento online, no pagamento ou na entrega do produto. 

Também é importante ter atenção ao processo de entrega, para que todos clientes recebam o produto dentro prazo e sem alterações na qualidade.  

Dicas de vendas para iniciantes

Agora você está pronto para arrasar nas vendas!

Com essas dicas de vendas para iniciantes, você está pronto para garantir um bom faturamento e ter clientes felizes e satisfeitos. E sabemos que não há melhor propaganda do que a recomendação feita por quem gostou do seu trabalho. 

Vale lembrar também da importância de uma boa gestão financeira. Afinal, sem o controle dos seus recebimentos, contas a pagar e planejamentos, você pode até vender muito, mas ficará em dúvida se realmente lucrou – ou não.

Uma boa forma de fazer esse monitoramento é com uma planilha de vendas. Com ela, você consegue ter uma visão geral das transações da empresa, saber quais são os produtos mais vendidos, o que está faltando no estoque e quando irá receber pagamentos. 

Tudo isso auxilia também na elaboração de estratégias de vendas assertivas, porque, se você sabe quais são os produtos que ficam parados, pode fazer uma promoção focada neles, por exemplo.

Para que você não tenha que montar uma planilha do zero, disponibilizamos um modelo bem funcional.

Clique aqui para entender mais sobre a importância de controlar as vendas e aproveite para baixar o arquivo gratuitamente!

Leia mais

Leia também