Gestão do Negócio

Inovação é para todo mundo

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

Inovação é para todo mundo

Algumas pessoas acham que inovação é algo extraordinário, que acontece somente com pessoas altamente qualificadas e em avançados centros de pesquisa. Se você é uma dessas, pode parar de pensar isso agora mesmo.

Para os pequenos empresários ou pessoas que estão pensando em começar a empreender, esse tipo de pensamento pode destruir grandes potenciais de inovação.

Charles Leadbeater, autor do livro We-think: the power of mass creativity (Nós-pensamos: o poder da criatividade de massa), a inovação é a criação de novas receitas, é uma forma de misturar ingredientes (que muitas vezes já existem) de uma maneira totalmente diferente. Mas ele destaca que não basta apenas criar novas receitas, mas sim fazer com que as pessoas gostem e comprem sua receita. Ou seja, além de pensar, imaginar — já que estamos falando em ingredientes, tem que colocar a mão na massa!

Assim como na cozinha, as receitas resultam em diferentes pratos, a inovação também pode ser classificada em diferentes tipos. Fique atento ao que é possível inovar em seu negócio:

Inovação de produto

Consiste em modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.

Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao manual.

Inovação de processo

Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos.

Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.

Inovação de modelo de negócio

Considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.

Exemplo: automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido.

Além de diferentes tipos, a inovação pode trazer impactos de forma diferente ao negócio. Confira:

Inovação Incremental

Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio.

Exemplo: evolução do CD comum para CD duplo, com capacidade de armazenar o dobro de faixas musicais.

Inovação Radical

Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente.

Exemplo: evolução do CD de música para os arquivos digitais em MP3.

Agora, depois de saber mais sobre a inovação, já pode começar a pensar de que maneira vai incluir a inovação em seu negócio. Afinal, como disse Charles Leadbeater, a inovação não se refere a pessoas extraordinárias, e é sim sobre “pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias”.

Compartilhe seus pensamentos e ideias conosco, o que você pensa sobre a inovação?

Leia também