Gostou?
Compartilhe


Lições que todo gestor deve aprender

• 16 de julho de 2013 • Recursos Humanos
Lições que todo gestor deve aprender

Se você é um empreendedor que gerencia a sua PME, deve saber que estar em um cargo de comando exige muita responsabilidade. Quando você começa a gerenciar pessoas pela primeira vez ou promove um gestor para essa posição, uma série de surpresas podem aparecer. Tentamos listar algumas lições essenciais para qualquer pessoa que está em um papel de líder.

 1.      Aprenda um pouco de finanças: compreenda ao menos o básico de finanças. Saiba ler documentos de balanço e entenda como criar orçamentos.

2.      Dê feedback: Aprenda como dar feedbacks construtivos. Forneça aos seus funcionários feedbacks regulares e detalhados sobre como eles estão se saindo.

3.      Influencie os funcionários: gestores eficazes tem o poder de persuadir outras pessoas da empresa para alcançar objetivos organizacionais. Dizer a alguém apenas o que fazer, não funciona. Os gestores mais bem sucedidos são capazes de influenciar os outros a se moverem na direção que você necessita que eles caminhem.

4.      Compreenda as pessoas da empresa: gestores devem entender aqueles a sua volta, não apenas os funcionários que são da sua responsabilidade, mas outros gestores e outros departamentos da companhia. A habilidade de compreender como os outros pensam e o que é importante para eles garante  que os gestores atinjam os objetivos.

5.      Motive: aprenda a motivar aqueles que trabalham com você. O que é importante para o seu pessoal? Nem todo mundo é motivado pelas mesmas coisas. Um bom gestor entende sua equipe e o que os motiva a irem ao trabalho todos os dias e a realizar um bom serviço.

6.      Lidere uma equipe: a liderança de equipe requer a compreensão de objetivos e metas. Um líder de equipe forte constrói um time eficiente que pode acompanhar os objetivos da organização e motivá-lo a se mover na direção de uma meta em comum.

7.      Planeje: a habilidade de planejar projetos é importante para qualquer gestor. Isso requer compartilhar sua visão com outros, colocar os funcionários a bordo, criar planos para implementar visões e garantir que prazos sejam cumpridos e metas sejam batidas.

8.      Solucione problemas: gestores eficientes sabem como entender uma situação por completo. É necessário compreender a causa primária de uma situação para resolver problemas.

9.      Saiba se comunicar: a habilidade de uma boa comunicação é indispensável a todos, em especial aos gestores. A capacidade de ter uma comunicação eficiente para planejar e tomar decisões é essencial para garantir que todos compreendam onde devem focar. Uma comunicação eficiente permite a construção de confiança na empresa.

10.  Tenha consciência organizacional: É importante entender como as coisas acontecem dentro da organização e como elas são feitas. Quais são os caminhos envolvidos no cumprimento das metas? Qual é a cultura da companhia? Como os departamentos podem se relacionar uns com os outros? Este “conhecimento interno” sobre a empresa é fundamental para a eficácia do trabalho de um gestor e assegura a sua capacidade de ter os objetivos realizados.

11.  Saiba como manter funcionários: aumentos são para manter e não recompensar funcionários. Muitas vezes os funcionários se sentem no direito a um bônus anual ou um aumento em troca de um bom trabalho, mas isto não é a recompensa de um trabalho bem feito. Os funcionários devem ter seus aumentos porque a empresa quer continuar com funcionários de boa qualidade.

12.  Saiba quais funcionários devem crescer: apesar da fala comum de muitos gestores, nem todo funcionário é destinado a ter uma promoção na carreira. Saiba reconhecer funcionários com qualidades que atenderão as necessidades da companhia.

13.  Tome decisões: certamente nem todos os funcionários gostarão das decisões que você tomar. Não tome decisões de acordo com a reação da maioria. Tome decisões que terão um impacto positivo nos interesses da empresa.

14.  Seja amigável: em uma posição de gestor é essencial ser amigável, mas não é aconselhável ser amigo dos funcionários. Em algum ponto dessa relação você pode ser forçado a tomar decisões que não terão um bom impacto entre vocês.

Além de tudo que citamos, existem alguns fatores fundamentais que são essenciais para qualquer funcionário, não somente gestores. Isso inclui:

·         Honestidade e integridade;

·         Foco no cliente;

·         Respeito aos outros;

·         Consciência cultural.

Muitos outros itens podem ser incluídos nesta lista. Você sabe de algum? O que é importante para gestores terem sucesso?

Dúvidas e sugestões? Comente!

 

2 Comentários

Tom Nascimento

agosto 8, 2013, 2:11 pm
 

Ao meu ver, todos os itens apresentados são de grande valor para um relacionamento entre funcionários a patrão, entendendo que ha limitações, mas devem ser mantidos todos os interesses de ambas as partes para bom funcionamento da empresa.

Luciana Cristina Salles

julho 18, 2013, 2:27 pm
 

Bom dia a´todos !!!

Ótimos itens para gestão !!!

Comente!

.
/
 
-