Gestão do Negócio

Manutenção preventiva: prevenir é o melhor remédio

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

49-iStock_000050671698_Double-1.jpg

Você por acaso já teve a curiosidade de folhear o manual do seu carro? Se teve, provavelmente notou que o fabricante recomenda a revisão de determinados itens de acordo com a quilometragem rodada, certo?

É recomendado, por exemplo, que se troque o filtro de ar a cada 30 mil quilômetros, sob pena de o carro não funcionar direito ou de ter um problema mais grave. Mas, afinal, o que isso tem a ver com gestão de empresas? Basicamente tudo! Essas revisões programadas pelo fabricante do seu carro são, na verdade, uma manutenção preventiva, conceito com o qual você, empreendedor, precisa estar familiarizado. Pronto para entender melhor sobre o assunto?

Afinal, o que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva nada mais é que um tipo de cuidado programado destinado a evitar problemas posteriores com quebras e defeitos que possam interromper as operações do negócio e, consequentemente, seu pleno funcionamento. Um bom calendário de manutenção preventiva colabora para que problemas causados pelo próprio uso, por desgaste natural do tempo e até pela má utilização do equipamento sejam detectados com a devida antecedência, possibilitando sua correção antes que ocorra um prejuízo maior, já que há tempo hábil.

Embora seja um dos tipos de manutenção mais importantes, muitos gestores ainda insistem em enxergá-lo como um gasto extra, quando, na verdade deveriam vê-lo como um investimento tanto em segurança, como na manutenção de toda a operação da empresa. Afinal de contas, uma parada programada para a manutenção preventiva de um equipamento, feita em um período que não prejudique a produção, com certeza é mais barata que chamar a assistência às pressas quando ocorre uma quebra — que definitivamente não escolherá a hora mais conveniente para ocorrer.

 

Quais são as vantagens dessa manutenção?

Com um bom programa de manutenção preventiva a empresa pode conservar melhor seus equipamentos, aumentando sua vida útil, evitar altos custos com manutenções corretivas, que têm o objetivo de sanar algum problema já surgido, além de melhorar a performance dos equipamentos, garantindo melhores indicadores de produção. Fora isso, com essa manutenção também fica mais fácil evitar perdas de recursos por precisar parar por longos períodos, já que é possível programar a manutenção para momentos de baixa na produção, além de aumentar a segurança dos processos, uma vez que, com equipamentos em dia, o risco de acidentes por mau funcionamento de algum componente diminui drasticamente.

E o que é a tal manutenção preventiva total?

A chamada manutenção preventiva total nada mais é do que um programa de manutenção que considera todos os envolvidos na operação, desde a gestão até os operários, para implantar seus processos. Dentro desse conceito, a capacitação dos operários se torna simplesmente fundamental, já que permite que o próprio operador seja capaz de realizar pequenos reparos, reduzindo tanto o tempo como o custo necessários para essa manutenção, além de colaborar para uma melhor utilização do maquinário.

O que considerar para implantar a manutenção preventiva?

Um calendário de manutenção preventiva precisa levar em conta a frequência e o tipo de uso normalmente feito do equipamento. Geralmente o próprio fabricante, no momento da venda, já indica os períodos que determinados componentes precisam trocados. Cabe então ao departamento administrativo da empresa levar essas informações em consideração, assim como a necessidade da produção, para definir os melhores períodos para parar os equipamentos para a manutenção.

Além do período em que será realizada, outra consideração importante diz respeito à contratação da assistência que efetivamente a realizará. É preciso checar, por exemplo, se a prestadora do serviço tem experiência com o tipo de máquina que sofrerá a manutenção. Mas o ideal mesmo é conferir, logo no momento da aquisição do equipamento, se o fabricante oferece esse tipo de serviço. Assim, entre um fabricante que ofereça assistência especializada e outro que não o faça, opte pelo primeiro, por mais que o preço seja maior, considerando esse extra como um investimento no negócio!

banner-ca-pro (1)

Leia também