Gestão de Pessoas

Marketing interno e endomarketing: o que é e como ajuda você

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

Marketing interno e endomarketing: o que são e como podem ajudar as empresas

A comunicação é um campo extremamente amplo e recheado de possibilidades, não é mesmo? É nesse mar de oportunidades que se encontram o marketing interno e o endomarketing. Mas será que você sabe o que é endomarketing e o que é marketing interno? Ou melhor: será que sabe como eles podem ajudar sua empresa a ser mais produtiva e competitiva?

Se você quase respondeu a primeira pergunta, mas se deteve porque bateu uma certa incerteza, chegou o momento de esclarecer todas as suas possíveis dúvidas. Aprenda, de uma vez por todas, a diferenciar essas duas vertentes da comunicação organizacional e entender seu potencial no auxílio ao relacionamento das empresas com seu público interno.

O que é endomarketing?

Com o conceito de marketing você provavelmente já está devidamente familiarizado, certo? Trata-se da comunicação da organização com o mercado. Dessa forma, é possível inferir que o endomarketing é o marketing feito internamente, para os próprios funcionários da empresa. Simples assim. Mas como isso funciona? O endomarketing empresta ferramentas e estratégias do marketing tradicional para vender a imagem da empresa e de seus produtos para seus colaboradores, visando torná-los engajados a ponto de se transformarem em verdadeiros embaixadores da marca.

Como exemplos, podemos citar as consultoras de beleza da Mary Kay, que realmente vestem a camisa da empresa e defendem os cosméticos com todas as suas forças. Isso tudo devido ao plano de endomarketing da organização, por meio do qual as representantes são recompensadas por suas vendas com noites de gala, premiações e até carros cor-de-rosa!

Esse é o objetivo maior do endomarketing: fazer com que as pessoas realmente vistam a camisa da empresa e a defendam, porque acreditam em seus propósitos e em seus produtos, em todas as instâncias. Esse sentimento de pertencimento provocado pelo endomarketing faz com que o público interno se sinta mais coeso, ligado a um objetivo maior e, assim, comprometa-se com a empresa de maneira mais efetiva.

O que é marketing interno?

Se endomarketing é um marketing voltado para o público interno, então o que é marketing interno? O marketing interno é a comunicação interna da empresa, que preza pelo relacionamento interpessoal, pela disseminação da cultura empresarial e pelo fluxo de informações em uma via de mão dupla, em que os funcionários podem emitir livremente suas opiniões, sendo ouvidos pelas lideranças.

O termo marketing interno é utilizado porque, na maioria das empresas, quem faz essa comunicação é seu departamento de marketing. Contudo, em muitos outros lugares, essa estratégia é planejada e executada pelo setor de gestão de pessoas, contribuindo para a pluralidade de sinônimos que se vê no mercado.

Vale ressaltar que a comunicação interna tem um caráter social, por meio do qual os funcionários são trabalhados a partir do conceito de parceria e colaboração — de onde vem o termo ‘colaboradores’ para definir o público interno. Já no endomarketing, o público interno é tratado como cliente interno, que deve ser persuadido a acreditar na marca.

Como exemplos de ações de comunicação interna bem-sucedidas, podemos citar o programa Portas Abertas, da empresa Rhodia, que provocou uma inovação na gestão da empresa com a comunicação interna há 90 anos e rendeu até um livro sobre o acontecimento. Os funcionários foram envolvidos em todas as instâncias da comunicação, elevando sua competitividade e imagem perante os públicos de maior interesse.

Como o marketing interno e o endomarketing ajudam?

À medida que se desenvolve fluxos de comunicação mais ágeis e transparentes por meio do marketing interno, os funcionários se sentem motivados a participar de ações de endomarketing, tornando-se mais abertos a uma comunicação mercadológica focada na venda de atributos intangíveis — como a melhor empresa para se trabalhar, o melhor produto do mercado e assim por diante.

O objetivo dessas duas formas de comunicação é sempre manter os funcionários satisfeitos com o trabalho, produtivos e bem relacionados com seus colegas, contribuindo para a qualidade do clima organizacional e tornando-se exemplos a serem seguidos pelos futuros funcionários.

É importante ressaltar que se a empresa não atua conforme o que comunica, não será bem-sucedida em suas ações de marketing interno e endomarketing, pois suas ações serão conflitantes com a comunicação interna. Portanto, alinhar o marketing interno e o endomarketing à cultura da empresa é um passo simplesmente essencial. Caso queira ter um ponto de partida nas suas ações externas, você pode iniciar com ações de marketing digital. Baixe gratuitamente nosso guia e saiba mais!

Sua empresa trabalha essas duas vertentes? Que exemplos de ações você pode compartilhar conosco? Divida suas impressões e experiências e participe da conversa!

Leia também