Controle Financeiro

[Planilha] Modelo de balancete contábil grátis

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O balancete contábil é essencial para a gestão de toda empresa, pois oferece um resumo dos saldos e contas em um determinado período;

  • Essa ferramenta permite o monitoramento da saúde financeira do negócio, além de embasar as tomadas de decisões estratégicas;

  • Entenda melhor o conceito, a importância e baixe um modelo de balancete grátis. 

Experimente grátis a Conta Azul!

Se você é empreendedor, provavelmente sabe como a elaboração do balancete contábil é importante para manter a conformidade dos processos de contabilidade. Essa ferramenta também ajuda no controle financeiro e nas tomadas de decisões estratégicas.

Contudo, nem sempre o dono do negócio domina essa área da empresa e por vezes não sabe por onde começar. Além disso, os registros manuais podem dificultar o gerenciamento das informações contábeis.

Felizmente, existem modelos prontos de balancete contábil, que permitem centralizar os dados com mais facilidade. Se você está começando a se familiarizar com o tema, continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto.

Aproveite também para baixar grátis uma planilha personalizável de balancete contábil. Desejamos uma excelente leitura!

shutterstock_2039877848-1

O que é balancete contábil?

O balancete contábil funciona como um resumo dos saldos e contas da empresa em um determinado período. Na maioria das vezes, ele serve apenas para o uso interno dos profissionais responsáveis pela contabilidade, sendo fundamental na elaboração da Demonstração de Resultado de Exercício e do Balanço Patrimonial.

No entanto, esse documento ajuda o gestor no controle financeiro empresarial, oferecendo uma visão geral das finanças do negócio. O que é fundamental para montar planejamentos e tomar decisões assertivas.

Para quem não atua na área de contabilidade, o balancete pode parecer um documento complexo. A boa notícia é que basta um pouco de prática para que qualquer pessoa consiga acompanhá-lo sem dificuldades.

Se o seu negócio já possui uma plataforma de gestão, tudo fica ainda mais simples. Isso porque um bom sistema ERP online já traz o balancete contábil de forma simplificada e integrada ao fluxo de caixa, dentre outras inúmeras ferramentas.

Para que serve o balancete contábil?

O balancete contábil pode atender a uma série de finalidades na gestão financeira de empresas. Apesar de não ser obrigatório, ele é muito útil para obter uma visão precisa e atualizada sobre a administração dos recursos.

Sua principal função é delimitar os débitos e créditos do negócio. Trata-se de um controle interno que permite analisar os ativos e passivos dentro de períodos específicos. A partir desses resultados, é possível compreender se as questões financeiras estão equilibradas.

Dependendo das necessidades do gestor, é possível fazê-lo em diferentes intervalos, sejam eles mensais, semanais, quinzenais ou diários.

A partir de suas informações, você consegue entender qual a real necessidade da empresa. Com isso, o desempenho da administração ao longo do tempo fica mais claro, contabilizando os lucros obtidos e eventuais prejuízos.

Portanto, sua utilização também é valiosa para verificar se ocorreram gastos em excesso, se existem gargalos ou até oportunidades para investimentos estratégicos.

Por fim, além de embasar a organização financeira empresarial, o balancete contábil pode ser utilizado para fornecer dados valiosos a acionistas, fornecedores, investidores potenciais, instituições financeiras, sindicatos, entre outros.

Também pode ser do seu interesse: 7 ideias para redução de custos na empresa

Tipos de balancete contábil 

Como você pôde ver, o balancete contábil não é um documento engessado e que depende de um único modelo para funcionar. Na verdade, ele é bastante flexível e pode ser adaptado à realidade dos controles de custos e despesas da sua empresa.

Prova disso são os tipos específicos de balancetes, que se diferenciam pela quantidade de dados utilizados (sintético e analítico) e de acordo com o período analisado (verificação final e inicial). Confira:

Balancete sintético

Para começar, o balancete sintético é utilizado para análises rápidas, sendo um relatório com informações mais simples. Nele, a demonstração financeira se baseia apenas nos números finais das principais contas patrimoniais da empresa.

Balancete analítico

Já o balancete analítico é uma demonstração mais completa. O documento tem um amplo detalhamento das contas e da situação financeira do negócio. Sua composição é extensa, com dados contábeis sobre todas as operações.

Balancete de verificação inicial

Por sua vez, o balancete de verificação inicial é feito antes da apuração final dos resultados de um período, ou seja, antes do DRE e serve como base para o Balancete Final.

Por conta disso,  é composto pelas contas patrimoniais (com detalhamento de ativos, passivos e patrimônio líquido) e de resultado (com as receitas e despesas do período).

Balancete de verificação final

Por fim, o balancete de verificação final, como o próprio nome já diz, apresenta o saldo final de cada conta após um determinado período. São elas: despesas, receitas, ativos, passivos e patrimônio líquido, após o período analisado. Trata-se de um documento contábil que serve para analisar se os registros foram feitos corretamente.

Também pode ser interessante para você: Como equilibrar custos e formação de preços

Qual a diferença entre balanço e balancete?

Ao cuidar do controle financeiro para empresas, em alguns casos, o dono de negócio pode confundir o conceito de balanço e balancete. Contudo, ambos têm finalidades diferentes.

O balanço, ou balanço patrimonial,  é um demonstrativo contábil que serve para apresentar a situação financeira do negócio conforme o ano fiscal, que corresponde ao período de 12 meses (entre 1° de janeiro a 31 dezembro) e é obrigatório por lei.

Já o balancete contábil é uma ferramenta de controle interno, realizado de forma pontual, considerando um período menor de tempo. Ele pode ser elaborado de acordo com a necessidade da empresa, para uma análise mais detalhada das finanças.

Na dúvida, converse com o seu contador, pois ele é o profissional mais indicado para esclarecer esses detalhes mais específicos da tributação da sua empresa.

Leia também: Saiba como calcular a margem de lucro de um produto e da empresa

Baixe grátis o seu modelo de balancete contábil

O balancete contábil é exemplo de como um controle efetivo sobre a realidade financeira de um negócio é essencial para que ele consiga se manter de forma segura e crescer de maneira sustentável.

Ao elaborar o documento e alinhar sua periodicidade às demandas de análise da sua empresa, você consegue garantir a exatidão dos registros contábeis. Assim, agrega mais confiabilidade em relação às informações do seu patrimônio.

Ainda não sabe como incluir essa importante ferramenta no seu controle financeiro empresarial? Basta utilizar nosso documento pronto para simplificar a administração do seu negócio.

Baixe agora o modelo de balancete contábil em Excel da Conta Azul! Ele é grátis e pode ser personalizado de acordo com os registros e demandas da sua gestão. Clique no banner abaixo, preencha os seus dados e faça o download agora mesmo!

banner-download-modelo-de-balancete

Leia também