Gestão de Pessoas

[Planilha grátis] Modelo de plano de cargos e salários

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 29/02/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Estipular um plano de cargos e salários adequado é essencial para estabelecer uma estrutura clara e transparente de carreiras na empresa;
  • Sua definição faz toda a diferença para atrair e reter talentos, bem como incentivar o desenvolvimento dos colaboradores;
  • Entenda melhor a importância do plano de cargos e salários. Baixe também um modelo grátis para personalizar de acordo com as necessidades do seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Elaborar um plano de cargos e salários coerente é essencial para que os colaboradores tenham clareza sobre seus passos futuros na empresa. Isso impacta diretamente na motivação e no desenvolvimento dos profissionais, bem como na gestão financeira do negócio.

Entender a importância dessa ferramenta é indispensável para todo empreendedor que deseja ter equipes mais engajadas e processos produtivos, além de uma administração das finanças mais sustentável. Afinal, as variações de remuneração afetam o caixa.

Neste conteúdo, entenda o que é plano de cargos e salários, os objetivos deste planejamento e como montar o seu. Aproveite também para baixar um modelo grátis e de fácil personalização. Boa leitura!

 [Planilha grátis] Modelo de plano de cargos e salários

O que é um plano de cargos e salários?

O plano de cargos e salários é o conjunto de normas que rege a estrutura de gestão de pessoas de uma empresa, determinando a posição de cada profissional dentro do quadro de funcionários.

Seu objetivo é estabelecer uma estrutura clara para as carreiras dentro de um negócio, definindo as competências necessárias para cada cargo e as faixas salariais correspondentes.

Em uma analogia simples, vamos comparar uma empresa a um time de futebol. Nesse caso, o plano de cargos, carreiras e salários seria como o esquema tático do clube antes de uma partida.

Seguindo o exemplo, o técnico define a posição dos jogadores para que cada um possa dar o seu melhor. O mesmo vale para o plano de cargos, em que o gestor deve garantir que os colaboradores sejam alocados de maneira assertiva.

Ao implementar um bom modelo de plano de cargos e salários, você confere mais clareza e previsibilidade aos profissionais sobre suas perspectivas de crescimento e remuneração. Isso contribui diretamente para a motivação e retenção dos talentos, como mencionamos.

Da mesma forma, com o plano de cargos e salários pronto, o empreendedor agrega mais transparência nos padrões de remuneração, facilitando também a gestão financeira empresarial.

Leia também: Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar

Quais são os objetivos do plano de cargos e salários?

Basicamente, ao implementar um plano de cargos e salários, o modelo de carreiras adotado pela empresa se torna claro e bem definido. Confira outros objetivos dessa ferramenta:

  • Proporcionar aos colaboradores um padrão de crescimento e desenvolvimento profissional mais coerente e assertivo;
  • Equilibrar o clima organizacional e motivar a equipe por meio da definição de como o desempenho de cada colaborador será avaliado;
  • Estruturar a gestão de pessoas dentro da empresa;
  • Deixar claro aos colaboradores quais são os critérios da empresa em relação aos salários e seus respectivos cargos;
  • Definir jornadas de trabalho, jornadas de trabalho especiais e horas extras;
  • Garantir mais previsibilidade na gestão financeira e administrativa;
  • Analisar a composição do salário de cada cargo, definindo também suas gratificações e benefícios extras.

Agora que você já sabe qual a importância do plano de cargos e salários para a gestão de pessoas e na própria organização financeira empresarial, confira abaixo as etapas para elaborar o seu.

Também pode ser importante para você: [Planilha] Custo de funcionários para empresas

Como fazer um plano de cargos e salários?

Antes de tudo, você precisa delimitar a hierarquia dos cargos dentro da sua empresa. Comece pelas funções inerentes à alta gestão e liste as atividades presentes em cada departamento corporativo.

Depois, siga os passos abaixo:

1. Estipular a remuneração adequada para cada cargo

Com os cargos e suas hierarquias mapeadas, o passo seguinte é estipular a remuneração de cada função. Para isso, o ideal é consultar sindicatos de profissionais, fazer pesquisas e estudar o próprio financeiro para garantir uma estrutura eficiente.

Basicamente, o foco é determinar uma média salarial condizente com a situação da empresa e alinhada às remunerações praticadas no seu ramo.

Leia também: [Planilha] Cálculo de horas extras

2. Defina e estrutura de cada carreira

O passo seguinte é definir os planos de cargo e a estrutura de cada carreira. Deixe claro quais os passos para evoluir em cada função. Também aponte se esta evolução acontece por tempo na empresa, por produtividade ou pela aquisição de algum diploma específico, como pós-graduação ou mestrado.

Muitas empresas do setor de Tecnologia da Informação e de marketing utilizam os termos júnior (para iniciantes), pleno (para profissionais com um pouco de experiência) e sênior (para profissionais com muita experiência). Talvez seja interessante adotar esse modelo para o seu negócio também.

Veja também: [Planilha] Controle de horas para sua empresa

3. Avalie a equipe conforme os critérios do plano de cargos

Avalie como cada colaborador desempenha sua função dentro da empresa, quais suas melhores atividades, seus pontos fortes e pontos fracos. Nesta etapa, aplicar um questionário de avaliação de desempenho pode ser útil para extrair as qualidades e talentos de sua equipe.

A partir disso, os gestores responsáveis pelo plano de cargos e salários devem analisar cada perfil da equipe. O objetivo é agrupar os colaboradores conforme as definições.

Confira também: Como conduzir uma entrevista de emprego

Baixe grátis o seu modelo de plano de cargos e salários pronto

Ciente sobre o que é plano de cargos e salários, você já sabe que implementá-lo pode ser um importante diferencial para atrair e reter talentos, bem como para otimizar o controle financeiro empresarial.

Entretanto, desenvolver esse tipo de documento do zero pode ser uma tarefa que demanda bastante tempo e esforços. Por isso, convidamos você a baixar nosso modelo pronto. Ele é grátis e pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de sua empresa.

Com esse modelo, você economiza tempo e recursos enquanto cria um plano de cargos e salários eficiente e justo para seus colaboradores. Clique no banner abaixo, baixe agora e veja como essa ferramenta pode contribuir para a atuação estratégica do seu RH!

banner-download-modelo-plano-de-cargos-e-salarios

Leia mais

Leia também