Gestão de Pessoas

O desafio da gestão de pessoas

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

O desafio da gestão de pessoas

Gerenciar as finanças, o estoque e as vendas são algumas das atividades que consomem boa parte do dia de um empreendedor. Porém, existe outra área que não pode ficar nunca em segundo plano: a Gestão de Pessoas.

Atualmente, as micro e pequenas empresas brasileiras são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada no país e, juntas, somam cerca de 15,6 milhões de profissionais em suas folhas de pagamento. A pesquisa “Pequenos Negócios no Brasil” realizada pelo Sebrae revela que as MPEs brasileiras com até 4 empregados são as que mais geram novas vagas no mercado. Ao contrário dos médios e grandes negócios que registraram, em 2012, saldo negativo de empregos, os pequenos só tendem a ampliar suas oportunidades.

Diante deste cenário, um dos principais desafios para as MPEs é conseguir reter seus profissionais e não se tornarem apenas locais passageiros de trabalho. Para isso, é essencial investir tempo e conhecimento na área de Gestão de Pessoas, pois, financeira e estrategicamente, o custo da rotatividade de funcionários pode ser muito alto.

RH como estratégia de crescimento

O departamento de Recursos Humanos da sua empresa é formado por quantas pessoas? Cinco? Duas? Ou você é o RH? Não se preocupe com sua resposta, é comum as micro e pequenas empresas não manterem um departamento de gestão de pessoas estruturado. Porém, você deve saber que, a estratégia de RH de uma empresa vai além de efetuar admissões, gerar folhas de pagamento e anunciar demissões.

Boas práticas de gestão de pessoas proporcionam um ambiente agradável de trabalho, mantêm a equipe motivada, atraem bons profissionais, reduzem os conflitos internos, aumentam a produtividade e valorizam a imagem da empresa no mercado. Abaixo, preparamos algumas dicas que farão a diferença no seu negócio:

  • O cuidado começa na contratação: selecione profissionais que compartilham das mesmas visões da empresa e preencham os requisitos mínimos para o exercício da função;
  • Desenvolva um ambiente colaborativo: o senso de equipe é um grande propulsor para a produtividade;
  • Valorize as pessoas: ouça seus funcionários e proporcione oportunidades para que se desenvolvam profissionalmente;
  • Ofereça benefícios: Lembre-se que os custos da rotatividade são maiores do que investimento nos profissionais.

Como a sua empresa lida com a Gestão de Pessoas? Compartilhe suas experiências e fique à vontade para tirar suas dúvidas!

Leia também