Controle Financeiro

O que é auditoria contábil?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Auditoria contábil é um serviço de análise da situação financeira de um negócio. O objetivo é checar se os registros contábeis foram realizados corretamente;
  • Essa análise faz parte do controle financeiro e permite que o dono de negócio possa verificar se há erros e fraudes contábeis na empresa;
  • Quer ter controle total sobre os processos contábeis e financeiros da empresa? Use a plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro: faça o teste grátis agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

Crimes contra a ordem tributária, roubo do cofre e desvios de recursos do estoque podem ser evitados com os serviços de auditoria contábil. Isso porque eles podem apontar irregularidades nos processos financeiros e contábeis da empresa.

A auditoria contábil trata-se da análise da situação financeira da empresa e das movimentações da contabilidade. O objetivo é checar se todos os lançamentos são compatíveis com os dados registrados nos documentos.

Com um bom auditor contábil e com o apoio da tecnologia, é possível evitar os gargalos contábeis e financeiros, que prejudicam o faturamento do negócio.

Mas e quem precisa deste serviço? O que é analisado? Qual é o momento certo de realizar uma auditoria? Essas e outras dúvidas você tira neste conteúdo. Continue a leitura!

Confira os tópicos:

Auditoria contábil

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil é a de análise da situação financeira da empresa. Ela permite atestar a precisão dos registros contábeis, identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.

Esse processo é realizado a partir do exame de documentos contábeis e de inspeções internas, contando ainda com a apuração de informações junto a fontes externas, como  colaboradores de outros setores.

Podem ser auditados o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE). Após a auditoria, o profissional é capaz de apresentar ao empreendedor um parecer relevante sobre a realidade financeira do negócio, com segurança e transparência.

Assim, o gestor conhece não só os problemas do negócio, mas também suas causas e consequências, além de receber do auditor orientações sobre possíveis correções a implantar.

Ela pode ocorrer em qualquer empresa, independente do porte. Sua realização compete a um auditor com formação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Ao empreendedor, cabe acompanhar de perto esse trabalho, disponibilizando todos os dados solicitados. Caso a empresa tenha um contador, ele pode auxiliar nessa etapa, mas a análise das informações é restrita ao auditor.

Ele deve agir com total independência e imparcialidade, clareza e objetividade, seguindo como base as normas nacionais e internacionais de contabilidade.

A melhor forma de procurar por um profissional ou empresa de auditoria contábil é usando o nosso buscador.

O que uma auditoria analisa?

O objetivo principal de uma auditoria contábil é comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, mas outros processos também podem ser alvos da ação.

Por exemplo, o CRC do Ceará lista oito áreas que se beneficiam da auditoria:

  • Administrativa: permite reduzir a ineficiência, a negligência, a incapacidade e a improbidade;
  • Patrimonial: contribui com o controle de bens, direitos e obrigações;
  • Fiscal: objetiva o cumprimento rigoroso das obrigações fiscais, protegendo o patrimônio de possíveis penalidades;
  • Técnica: favorece a eficiência dos serviços contábeis;
  • Financeira: protege contra fraudes e gastos excessivos;
  • Econômica: permite que os resultados contábeis tenham maior exatidão;
  • Ética: verifica a moralidade do ato praticado;
  • Social: analisa a correta aplicação de recursos para fins sociais e ambientais, certificando a confiabilidade dos dados.

Quando realizar uma auditoria?

O ideal é que todo negócio, independente de tamanho ou segmento, realize sua auditoria contábil. Como falamos, este processo ajuda a encontrar problemas nos lançamentos contábeis, possíveis fraudes fiscais e até mesmo corrupção empresarial interna.

Agora, pela Lei 11.638/07, há um grupo de empresas que devem contratar uma auditoria externa para auditar as demonstrações contábeis com uma certa regularidade.

Tratam-se dos negócios com patrimônio superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual maior que R$ 300 milhões.

Além da situação em lei, confira no próximo tópico os sinais de que a sua empresa, mesmo não estando dentro da obrigatoriedade, pode estar precisando de uma auditoria contábil.

Sinais de que a sua empresa precisa de uma auditoria contábil

A sua empresa pode necessitar de uma auditoria contábil em vários momentos. Os principais são quando você precisa:

  • Averiguar e demonstrar que o negócio opera de acordo com a legislação trabalhista;
  • Estudar se suas operações estão funcionando conforme as normas e leis;
  • Celebrar instrumentos contratuais;
  • Investigar irregularidades ou roubos por parte de colaboradores, sócios ou terceiros;
  • Ajudar vender a empresa ou parte dela, assim como comprar outros negócios;
  • Mostrar a possíveis investidores a saúde financeira da empresa, facilitando a captação do investimento desejado;
  • Aferir os ativos e passivos relacionados a processos judiciais em curso.

Conheça de A a Z tudo sobre contabilidade para o seu negócio 

  • Como a auditoria é realizada? Guia prático em 6 passos

O processo é realizado em conformidade com o estabelecido pelas normas brasileiras. Isso significa que, ao contratar um auditor para avaliar a sua empresa, ele terá diretrizes comuns a cumprir.

No livro Auditoria Contábil, Mariano Yoshitake divide a auditoria em uma sequência de seis etapas:

  • Pesquisa ambiental: a primeira etapa é de reconhecimento. De início, o auditor obtém um entendimento preliminar das operações, coleta informações sobre o negócio e sua organização, consulta manuais da empresa e de associações comerciais, além de outros documentos.
  • Planejamento de auditoria: com as informações colhidas na pesquisa ambiental, o auditor passa à escolha de estratégias que se mostram mais efetivas e eficientes. Ele especifica os procedimentos a adotar para obter evidências, incluindo a aplicação de testes a serem realizados sobre os controles contábeis.
  • Controle interno: antes de passar à fase de testes, o sistema contábil e controles contábeis são documentados em detalhes. Após a documentação, cada um desses controles é avaliado preliminarmente para determinar os pontos fortes e fracos do sistema.
  • Teste de controle: o teste de controle, ou de observância, busca determinar se ele está sendo cumprido conforme as normas prescritas. O objetivo é verificar se os procedimentos de controle interno estabelecidos estão em efetivo funcionamento e dentro das regras aplicáveis;
  • Teste substantivo: agora, o auditor desenvolve e executa os procedimentos substantivos através dos quais busca assegurar a exatidão dos valores e outras informações disponíveis nas demonstrações contábeis;
  • Parecer do auditor: por fim, na sexta etapa, o auditor avalia os resultados obtidos nos testes e revisa a adequação das demonstrações contábeis e notas explicativas, o que dará origem ao parecer de auditoria, redigido em acordo com as normas brasileiras de contabilidade.

Como analisar os resultados da auditoria

A auditoria contábil pode concluir que os processos atuais estão adequados e vêm sendo bem executados ou identificar erros ou fraudes. No primeiro caso, seus apontamentos se dão no sentido de contribuir para a manutenção das melhores práticas.

Já quando um problema é detectado, as ações variam conforme sua gravidade. Mas é importante para o gestor entender as diferenças entre erro e fraude.

No livro Auditoria das Demonstrações Contábeis (FGV Editora), José Hernandez Perez Júnior e outros autores apresentam os conceitos definidos pelo Conselho Regional de Contabilidade (CFC):

  • Fraude: ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis.
  • Erro: ato não intencional, resultante da omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

Como é possível perceber, a diferença está na intenção ou não de cometer a irregularidade. Para melhor entendimento, vamos citar algumas das práticas que se encaixam nos dois grupos:

São exemplos de fraudes:

  • Manipulação, falsificação ou alteração de registros ou documentos;
  • Apropriação indébita de ativos;
  • Supressão ou omissão de transações nos registros contábeis;
  • Registro de transações sem comprovação;
  • Aplicação de práticas contábeis indevidas.

São exemplos de erros:

  • Erros aritméticos na escrituração contábil ou demonstrações contábeis;
  • Aplicação incorreta das práticas contábeis;
  • Interpretação errada das normas e legislação aplicável nas circunstâncias.

Descubra o que é Contabilidade Gerencial?

O que fazer quando o auditor aponta erro ou fraude?

Quando o auditor identifica erro ou fraude, deve comunicar de forma verbal ou escrita (de preferência) ao gestor e não a terceiros (por razões de sigilo profissional), sugerir medidas corretivas e renunciar ao trabalho caso elas não sejam atendidas.

Se você é o dono da empresa, deve analisar o que foi proposto pelo contador e também entrar em contato com setor jurídico. Agora, para quem atua apenas como gestor, na parte de supervisão ou gerência, a conduta indicada é comunicar aos superiores via e-mail sobre os resultados encontrados.

Auditoria contábil

Conte com a tecnologia para monitorar a contabilidade e o financeiro da empresa

Esse post trouxe informações sobre a auditoria contábil, seus objetivos, como é realizada e possíveis resultados do processo. Agora você pode avaliar com maior clareza se essa é uma necessidade em sua empresa.

Mas, se você quiser otimizar esse e outros processos, é indispensável contar com a tecnologia e usar uma plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro . Além de agilizar e aprimorar a auditoria, com esse ERP online ainda é possível fazer toda a gestão financeira do negócio e monitorar os lançamentos contábeis.

Entre as principais funcionalidades da Conta Azul Pro, estão:

  • Otimizar a conciliação tributária e automatizar a conciliação bancária;
  • Acompanhar o fluxo de caixa em tempo real e emitir relatórios para qualquer período;
  • Monitorar todas as contas a pagar e cobranças a receber, assim como qualquer movimentação financeira da empresa;
  • Gerar relatórios sobre qualquer área administrativa da sua empresa;
  • Integrar com contador para que ele receba as informações em tempo real, sem perda de dados ou documentos;
  • Controlar fluxo de caixa, vendas e compras, estoque, cadastro de clientes a partir de qualquer lugar ao integrar com o App Conta Azul de Bolso.
  • E muito mais!

Confira essas facilidades de perto: faça o teste grátis da Conta Azul Pro!

Leia mais

Leia também