Gostou?
Compartilhe


O que é auditoria contabil?

• 12 de março de 2012 • Fiscal

o que é auditoria contábil

Quem quer montar uma empresa sempre se depara com inúmeros termos específicos da contabilidade que podem ser simples, mas apresentam-se primeiramente como bichos de sete cabeças. Não se assuste, o assunto hoje é auditoria e preparamos um post para você entender direitinho o que é auditoria contábil.

auditoria contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece  informações seguras e transparentes  e possibilita a  identificação de  falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa.

Esta auditoria pode ser realizada em qualquer empresa , de qualquer tamanho, com ou sem fins lucrativos.. Ela examina a exatidão dos registros tendo  como foco diversos aspectos da empresa   tais como o administrativo, patrimonial, fiscal, técnico, financeiro, econômica e ético. O relatório de auditoria deverá possibilitar a identificação dos problemas observados, as consequências e possíveis recomendações para a correção.

Se valer de uma auditoria possibilita a fiscalização quanto à eficiência dos controles internos da empresa, assegurando maior correção dos registros contábeis ,dificultando possíveis desvios de bens patrimoniais e opinando sobre a adequação das demonstrações contábeis obtendo assim maiores informações sobre a situação econômica real da empresa para todos os donos, incluindo sócios e acionistas. 

O que é passível de auditar na empresa é seu balanço patrimonial, resultados do Exercício e a demonstração do fluxo de caixa .

Para um bom trabalho de auditoria é preciso que a empresa auditada acompanhe o serviço de perto e sempre disponibilize seus dados para análise.  Ao auditor cabe total independência e imparcialidade de analise durante todo o processo demonstrando os dados de forma clara e objetiva baseando-se nas normas brasileiras da contabilidade.

Esperamos que você tenha entendido o que é auditoria contábil até aqui. Qualquer dúvida é só deixar nos nossos nosso comentários. Até a próxima!

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, nos siga no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

 

19 Comentários

cristina muba

dezembro 20, 2014, 9:10 pm
 

Quero saber si existe uma diferenca entre contabilidade e Auditoria e contabilidade e Administracao Publica.

CARLOS

novembro 27, 2014, 8:17 pm
 

QUERO FAZER UMA FACULDADE DE AUDITORIA, PORQUE É MUITO INTERESSANTE PARA OS DIAS DE HOJE E PRECISAMOS MUITO DELA.

GILDA

novembro 27, 2014, 8:12 pm
 

ME AJUDOU MUITO EM TRABALHO DE ESCOLA!!!!!!!!!!

Damiana

agosto 5, 2014, 5:13 pm
 

Estou fazendo Faculdade de Ciências Contábeis tenho grande interesse em Auditoria como funciona esse ramo?? Estou apenas no segundo período!
Atenciosamente

Grazielle Lima

maio 27, 2014, 5:03 am
 

No final de uma Auditoria Contábil, o que pode ser feito?

Vou apresentar um seminário, e esse é o meu tema. Preciso da sua ajuda.
Grata!

    Consultor ContaAzul

    maio 27, 2014, 5:08 pm
     

    Grazielle,
    A auditoria contábil tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis com a finalidade de combater a fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa. Ela fornece informações seguras e transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro da empresa. Então, através da auditoria uma empresa saberá o que tem feito de certo e errado e trabalhar nas devidas correções conforme as leis regentes :)

Adolfo

março 12, 2014, 4:10 pm
 

Para uma auditoria valer como prova em processo judicial, ela deve ser feita e assinada por quem?

    Consultor ContaAzul

    março 13, 2014, 9:29 pm
     

    Adolfo,

    É necessário que a auditoria seja feita e assinada por um contador.

    Abraços!

    Consultor ContaAzul

    março 22, 2014, 5:58 am
     

    Adolfo, qualquer contador registrado no CRC pode assinar auditoria contábil.

    Abraços

Vinícius de Matos

fevereiro 11, 2014, 3:13 pm
 

A profissão de contabiista auditor, como qualquer outra, tem remuneração compensadora quando existe a dedicação e muito estudo. Como órgãos relacionados com os auditores temos a CVM-Comissão de Valores Mobiliários, IBRACON-Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, CFC-Conselho Federal de Contabilidade, CRC-Conselho Regional de Contabilidade, dentre outros. Em nosso site, poderão ser vistos alguns trabalhos de auditoria: http://www.viniciusmatosauditores.com.br
Um abraço a todos

Comente!