O que é Balanço Patrimonial?

o que é balanço patrimonial

balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma.

São três elementos que compõem o balanço patrimonial:

1. Ativos: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos. Nesta categoria incluem-se as contas à receber, estoques, despesas pré-pagas, terrenos, equipamentos, veículos até mesmo elementos intangíveis como patentes, ações e direitos autorais.

2. Passivo: são os recursos referentes as obrigações da empresa, incluindo contas à pagar, taxas, juros sobre capital emprestado, hipotecas e despesas contratuais.

3. Patrimônio Líquido: é composta pela diferença dos Ativos ( positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ). Ou seja, é o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.

Para empresas sua importância relaciona-se na avaliação de diversos aspectos como estoques, liquidez financeira e cálculo de dívidas, servindo como grau comparativo para estes itens sobre seu tamanho dentro da empresa e crescimento ou queda em periodos determinados.

E você? Quais foram as vantagens que encontrou para fazer seu relatório de balanço patrimonial? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, nos siga no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

 

Confira também outros conteúdos:

12 comentários

Vivian

março 30, 2015, 12:59 am
 

quem faz o balanço patrimonial nas empresas geralmente é o setor de contabilidade patrimonial

Carlos

novembro 20, 2014, 6:34 pm
 

gostaria de saber quem deve fazer um balanço patrimonial dento de uma empresa, no coso qual setor e responsável?

Comente