Inovação e Tecnologia

O que é computação na nuvem?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 5 mins de leitura | ← voltar

O que é cloud computing?

Tente imaginar qual é o caminho percorrido pelo e-mail até ele chegar à sua caixa de entrada. Você saberia dizer aonde ele fica armazenado e como conseguimos ler o mesmo e-mail em diferentes dispositivos?

Isso acontece porque ele não fica armazenado localmente, ou seja, exclusivamente no seu aparelho. E aonde é que ele fica então? Está hospedado em servidores ao redor do mundo, na rede mundial de computadores. Os serviços que permitem o acesso e o envio dessas informações utilizam a computação na nuvem, também chamada de cloud computing.

Se você parar para pensar, verá que essa nuvem está mais presente no seu dia-a-dia do que imagina: programas e serviços de armazenamento online de arquivos e fotos, redes sociais, acesso bancário, ou até mesmo o ContaAzul.

Com a computação na nuvem, os computadores não são mais sobrecarregados, ocupando menos espaço no seu computador. O ContaAzul, por exemplo, é 100% online. Dessa forma, você pode ter acesso ao sistema 24 horas por dia e de qualquer lugar.

Ou seja, se uma máquina da empresa parar de funcionar, basta acessar em outro computador e continuar suas atividades. Além disso, para instalar ou fazer atualizações no sistema, não é necessário que um técnico vá até você. As funcionalidades podem ser aperfeiçoadas constantemente, sem riscos de perda de configurações e dados.

Vídeo completo 

 

 

Transcrição do Vídeo

Conhecido como Computação em Nuvem ou Cloud Computing, o que era há pouco tempo apenas uma tendência tornou-se hoje uma forma prática, segura e eficaz de acessar arquivos e executar tarefas pela internet. Quer saber mais? Então confira o nosso curso online de hoje.

O conceito de Computação em Nuvem é uma revolução no sistema tecnológico que permite a utilização de programas e serviços sem que eles precisem estar instalados no seu computador: basta uma conexão com a internet e você tem tudo disponível online, ou seja, na nuvem!

E onde o ContaAzul se encaixa nisso? O ContaAzul é um sistema SaaS (Software como Serviço) que está em um datacenter localizado no Brasil e tem como um de seus principais parceiros a Amazon AWS, que é a maior operadora de computação em nuvem pública do mundo.

Isso significa que você não precisa adquirir um computador que venha com nosso sistema nem montar uma estrutura de servidores, já que nós desenvolvemos todo o programa para funcionar na nuvem, isto é, online.

A principal vantagem de trabalhar com a ContaAzul na nuvem é poder cuidar da saúde financeira da sua empresa a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo.

Além disso, contarmos com uma dupla segurança de que o sistema estará sempre no ar, pois além dos sistemas da Amazon AWS, adicionamos uma camada extra para garantir 99,8% de SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço).

Contar com um sistema confiável na nuvem é, portanto, a garantia de uma infraestrutura adequada e segura para os dados da sua empresa.

Outra vantagem de ter um sistema na nuvem é a sua velocidade. Como a ContaAzul escolheu como parceira a Amazon AWS, localizada no que seria a espinha dorsal da internet no Brasil, conseguimos proporcionar uma velocidade extremamente rápida.

Por fim, mais uma vantagem importante a ser abordada é a economia: para utilizar a ContaAzul, você só precisa ter um computador conectado à internet e nós cuidaremos dos servidores e equipamentos de última geração.
Neste momento, talvez você esteja se perguntando se é realmente seguro disponibilizar os dados da sua empresa em um sistema na nuvem.

A ContaAzul se preocupa com a proteção das informações de seus clientes, por isso desenvolve seus trabalhos cumprindo com os mais altos padrões de qualidade e segurança.

Estamos atentos a tudo o que acontece neste cenário, prevenindo problemas de segurança antes que aconteçam e, mesmo quando isso não é possível, estamos prontos para agir assim que alguma situação frágil é detectada. Nesses casos, nossos sistemas são imediatamente atualizados para barrar qualquer tipo de ameaça. Foi o que fizemos, por exemplo, no caso recente da descoberta do bug Heartbleed, que conseguimos corrigir em apenas 24 horas.
Outra preocupação recorrente é a questão das quedas. Como dito anteriormente, temos, dentro de nossa arquitetura, uma série de camadas de segurança para garantir a disponibilidade do sistema durante 99,8% do tempo. Nossos dados são replicados em diversos servidores, de modo que, caso haja queda de algum deles, suas informações ainda estajam disponíveis na aplicação.

Recentemente, foi aprovado no Brasil o Marco Regulador da Internet, que é um importante norteador para as empresas de SaaS e mais uma possibilidade de segurança para os usuários deste tipo de serviço.
A ContaAzul já estabelecia todos os parâmetros legais instituídos pelo Marco antes mesmo de sua aprovação, mais, ainda assim, este acontecimento não deixa de ser um importante passo para que reforcemos nossas políticas de atuação.

Com o ContaAzul cuidando de toda a segurança dos dados da sua empresa, você só precisa se preocupar com sua senha pessoal!

Continue acompanhando nossos cursos para ficar por dentro de tudo o que a ContaAzul tem a oferecer para você e para sua empresa!

Ainda tem alguma dúvida? Deixe-nos um comentário e compartilhe suas ideias e sugestões!

 

 

Leia também