Marketing

O que é uma marca: conceito, importância e como construir uma marca forte

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 10/04/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Saber o que é uma marca e como criá-la é essencial para as empresas que querem se destacar no mercado e serem mais competitivas;
  • Isso porque o conceito de marca vai além de um nome ou logo, refletindo como as pessoas enxergam seu negócio;
  • Entenda o que é marca, segundo a definição do meio jurídico e dos profissionais de marketing, saiba como criar uma marca forte e como registrá-la.

Você sabe o que é uma marca? Esse conceito vai muito além do nome da empresa ou de uma representação visual, ele se refere a forma como as pessoas enxergam o seu negócio.

Saber como construir uma marca forte é fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado, fidelizar clientes, se sobressair em relação aos concorrentes e ter um alto índice de vendas.

Se esse é o seu desejo, descubra agora o que é uma marca, o que é necessário para criar uma e saiba também qual é a importância de registrar a sua marca nos órgãos competentes.

Pessoas apontando para papéis em uma mesa

O que é uma marca?

Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão público ligado ao Governo Federal, marca é uma representação de um produto ou serviço. Já no âmbito jurídico, esse conceito representa a relação entre um produto ou um serviço e uma entidade.

Para os profissionais de marketing, marca é um conjunto de símbolos que permitem que o consumidor identifique a sua empresa ou os seus produtos. De acordo com Jeff Bezos, CEO da Amazon, marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está presente. 

Sendo assim, é possível perceber que a marca representa todo o conceito que está por trás do seu negócio e, por isso, não pode ser limitada apenas a um nome ou a um logotipo. 

A marca é o que vai permitir que os seus clientes reconheçam os seus produtos e serviços com facilidade e lembrem-se da sua empresa sempre que precisarem comprar algo que você comercializa. 

Qual a diferença entre marca e produto?

Produto é um item produzido e comercializado por uma determinada empresa, como uma esponja de aço, por exemplo. Já a marca é o sinal que vai permitir que o consumidor identifique aquele produto e escolha usá-lo em detrimento dos itens oferecidos pela concorrência.

Um exemplo de marca que ficou conhecida pela produção de esponjas de aço, e que ainda é usada para se referir a esse tipo de produto, é a Bombril. 

Qual a importância de ter uma marca forte?

Ter uma marca forte é o que vai permitir que a sua empresa seja amplamente reconhecida pelo público em geral e que seja lembrada pelos consumidores sempre que eles precisarem adquirir um produto ou serviço que o seu negócio comercializa. 

As empresas que conseguem construir uma marca forte também têm mais chances de fidelizar seus clientes, já que eles passam a se identificar com o posicionamento e com a missão da empresa e conseguem perceber um grande valor nos produtos daquela marca. Portanto, quem quer se destacar no mercado precisa saber como construir uma marca forte. 

Quais são os elementos de uma marca?

Confira a seguir quais são os principais elementos que compõem uma marca e saiba qual é a importância de cada um deles para construir uma marca de sucesso e ter um bom posicionamento de mercado.

Nome

Um dos elementos mais importantes de qualquer marca é o nome dela. O ideal é que esse nome tenha alguma relação com o seu negócio e que seja fácil de lembrar. Algumas empresas conseguem vincular o nome da marca ao produto de uma maneira tão eficaz que as pessoas passam a se referir àquele item pelo nome da marca. 

Um exemplo desse fenômeno é o hábito que muitas pessoas têm de chamar as hastes flexíveis de cotonetes, que é o nome de uma marca registrada pela empresa Johnson & Johnson.  

Na hora de definir como a sua marca será chamada, é importante escolher um nome que não seja usado por nenhuma outra empresa. Além de correr o risco das pessoas confundirem o seu negócio com o do concorrente, você pode ser acionado judicialmente por isso

Para saber se o nome que você deseja usar já é utilizado, faça uma pesquisa no site do INPI.

Leia também: Nomes de negócios criativos: dicas e inspirações

Logotipo

Outro elemento da marca é o logotipo, que é uma representação gráfica da sua empresa. Ele pode ser formado por um conjunto de letras e elementos gráficos, como acontece com a Pepsi e a BMW.

O logotipo também pode ser formado apenas por uma representação gráfica, como é o caso da Apple, cujo logo é uma maçã mordida. 

O logotipo é um dos elementos mais importantes da identidade visual da sua marca, por isso, é importante que ele esteja alinhado com o posicionamento da sua empresa. 

Cores

As cores também podem ser um bom ponto de identificação para a sua marca. Algumas empresas conseguiram associar o seu nome a uma determinada tonalidade, o que contribuiu para que o público pudesse identificá-las de uma maneira mais rápida e eficaz.

Um bom exemplo é o banco Nubank, que conseguiu associar a sua marca à cor roxa. Outro bom exemplo é a Coca-Cola, que na mente de muitos consumidores está associada à cor vermelha. 

Slogan

O slogan é uma frase simples que faz referência a uma marca ou produto. Sua principal função é ajudar as pessoas a se lembrarem com mais facilidade da sua marca. Alguns bons exemplos de slogans famosos são:

  • “Amo muito tudo isso” – McDonald’s;
  • “Just do it” – Nike;
  • “Tomou doril a dor sumiu”- Doril;
  • “Sinta o sabor” – Coca-Cola;
  • “Red Bull te dá asas” – Red Bull;
  • “Todo mundo usa” – Havaianas.

Leia também: 8 estratégias de digital branding para pequenos negócios

Como construir uma marca forte?

Se você quer que o seu negócio se destaque em relação aos seus concorrentes, veja abaixo o que é necessário para construir uma marca forte.

Definindo a identidade da marca

A identidade da marca precisa estar relacionada à missão e ao conjunto de valores da empresa. Por meio da definição dessa identidade será possível ter um posicionamento de mercado mais estratégico e atrair consumidores que tenham valores similares aos da sua empresa.

Criando uma proposta de valor única

A proposta de valor única é o que vai diferenciar o seu negócio dos concorrentes. Por isso, ao formulá-la, será necessário mostrar quais são os benefícios que a pessoa vai obter ao comprar da sua empresa.

Construindo uma comunicação eficaz

A comunicação eficaz vai contribuir para deixar a sua marca ainda mais forte na mente dos clientes. Para fazer isso, será necessário estudar o seu público-alvo e procurar se comunicar com ele usando os mesmos termos que ele usa e utilizando os canais de comunicação nos quais ele está mais presente.

Gerando experiências positivas para o cliente

Experiências positivas também podem ser associadas à sua marca. Por isso, foque em oferecer ao seu cliente um ótimo atendimento no pré e no pós-venda

Algumas empresas procuram gerar uma experiência ainda mais marcante enviando mimos para os consumidores, o que pode ser uma ótima estratégia de fidelização. 

Como registrar uma marca

O primeiro passo para registrar a sua marca é acessar o site do INPI e pesquisar se o nome que você pretende utilizar está disponível. Após fazer essa consulta, é só seguir esse passo a passo:

  • Acessar o site e-INPI e fazer o seu cadastro;
  • Emitir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU);
  • Acessar o portal e-marcas dentro do site do INPI, preencher o formulário que será disponibilizado e enviar os documentos solicitados.

Após fazer esse registro, você poderá usar a sua marca por 10 anos. Caso você queira renovar os seus direitos em relação à sua marca, será necessário fazer um pedido de prorrogação no último ano de vigência do registro.

O que pode ser registrado como marca?

No Brasil, segundo o artigo 122 da Lei nº 9279/96, também conhecida como Lei da Propriedade Industrial, podem ser registrados como marca os seguintes elementos:

  • Nome;
  • Elementos figurativos;
  • Símbolos;
  • Elementos tridimensionais da embalagem do produto. 

Qual é a importância de registrar a sua marca?

Ao registrar a sua marca no INPI, você impede que outras empresas utilizem a sua marca, o que vai garantir mais exclusividade para o seu negócio. 

Além disso, com esse registro, você não corre o risco de perder a marca da sua empresa, o que pode acontecer caso outro negócio registre a marca que você usa antes de você.

Caso a sua marca esteja devidamente registrada no órgão competente e outra empresa faça uso dela, será possível entrar com medidas legais contra as pessoas responsáveis por essa ação. 

Continue aprendendo com a Conta Azul 

Saber exatamente o que é marca é essencial para as empresas que querem ter uma presença marcante no mercado e se destacar em meio aos concorrentes. Se esse é o seu desejo, comece a criar agora mesmo uma marca memorável para ser sempre lembrado pelos seus clientes.

Para conferir mais conteúdos estratégicos sobre negócios e empreendedorismo, continue no blog da Conta Azul.

Leia também